TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PLANETA DOS MACACOS

Planeta dos Macacos ou Planet of the Apes foi uma série norte-americana de ficção, ação e aventura, baseado num longa-metragem de mesmo nome, criado em 1968 e aproveitando estruturalmente a mesma história contada no filme, com algumas modificações.
Foto - Pierre Boulle

O filme Planet of the Apes é um épico da ficção científica baseado vagamente no livro “La Planète dês Singes”, escrito por Pierre Boulle, produzido por Mort Abrahams e Arthur P. Jacobs e direção de Franklin J. Schaffner.
Foto - Rod Serling

O roteiro original foi escrito por Rod Serling no final dos anos 60, que foi rejeitada para uma série de televisão por vários aspectos, sendo que o principal deles era o alto custo que ela acarretaria com criação de cenários e efeitos especiais. Assim mesmo Rod Serling reescreveu o roteiro por diversas vezes, como uma forma de reduzir os custos.
Finalmente a partir da metade dos anos 60, as produções começaram, porém desta vez para um filme, contendo muitas alterações em seu roteiro, tais como modificações nos nomes dos personagens e mostrando uma sociedade mais primitiva ao invés de edifícios futurísticos e tecnologia avançada.
O filme contou também com a incrível maquiagem desenvolvida pelo artista John Chambers, que lhe conferiu vários prêmios importantes. O elenco contou com grandes nomes como de Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter, Maurice Evans, James Whitmore e Linda Harrison, entre outros.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria e gerou mais quatro seqüências: “Beneath the Planet of the Apes” (1970); “Escape from the Planet of the Apes” (1971); “Conquest of the Planet of the Apes” (1972) e “Battle for the Planet of the Apes”, em 1973.
Um ano depois do quarto filme, ela teve duas adaptações para a televisão. Uma série em live-action denominada “Planet of the Apes” e a outra um desenho animado chamado “Return to the Planet of the Apes” que foi apresentada em 1975. Em 2001, surgiu um novo filme, uma versão mais moderna do primeiro espetáculo de 1968, utilizando o mesmo nome.
A Marvel Comics também produziu adaptações completas em quadrinhos de todos os filmes, uma série de histórias originais do universo do Planeta dos Macacos, incluindo “Terror on the Planet of the Apes”, “Future Hystory Chronicles” e outros. A Malibu Comics também chegou a produzir diversos títulos sobre o Planeta dos Macacos.
Foto - cenas de Planet of the Apes

O filme “Planet of the Apes” é considerado como um dos melhores filmes de 1968 e em 2008 foi selecionado pela Empire Magazine para Os 500 Melhores Filmes de Todos os Tempos. Em 2001, o filme “Planet of the Apes” (1968) também foi selecionado para preservação na United States National Film Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”.
Na década de 70, foi apresentado um seriado de televisão narrando uma história centrada em dois astronautas numa viagem de retorno de uma missão e que acidentalmente acabam caindo num planeta dominado pelos símios e onde a raça humana é considerada uma subespécie, servindo apenas para realizar algum tipo de trabalho para eles.
Com o passar do tempo vão descobrindo que essa terra estranha, nada mais é do que o planeta Terra, num futuro muito distante. No espetáculo os dois astronautas tentam sobreviver a cada episódio, em fuga da perseguição dos símios, assim como também encontrando em alguns deles a camaradagem, compreensão e até se tornando amigos de alguns deles.
O seriado contou também com a participação de Roddy McDowall interpretando o macaco Galeno que se torna amigo dos dois astronautas, bem como a participação de estrelas convidadas como Mark Leonard interpretando o gorila general Urko e Booth Colman como Conselheiro Zaius.
Apesar do grande sucesso dos filmes no cinema, a série de televisão não teve a mesma sorte e obteve uma baixa audiência, principalmente devido a forte concorrência feita pela rede NBC, que apresentava as séries de grande sucesso como “Sanford and Son” e “Chico and the Man”.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre 13 de setembro a 20 de dezembro de 1974, num total de somente 14 episódios, de aproximadamente 47 minutos cada. No Brasil foi exibido pela Rede Globo na década 70.
Em 1981, vários episódios da série foram editados em cinco telefilmes e apresentado nos Estados Unidos, em syndication e pelas emissoras operadas pela rede ABC, para serem exibidas em títulos como “The Movie 4:30” para a programação de filmes à tarde. Os telefilmes são: “Back to the Planet of the Apes”; “Forgotten City of the Planet of the Apes”; “Treachery and Greed on the Planet of the Apes”; “Life, Liberly and Persuit on the Planet of the Apes” e “Farewell to the Planet of the Apes”.

TRILHA DE ABERTURA:


Elenco
Roddy McDowall como Galen

Ron Harper como Coronel Alan Virdon

James Naughton como Major Peter J. Burke

Mark Leonard como General Urko

Booth Colman como Conselheiro Zaius
Episódios

01 – Escape from Tomorrow

02 – The Gladiators

03 – The Trap

04 – The Good Seeds

05 – The Legacy

06 – Tomorrow´s Tide

07 – The Surgeon

08 – The Deception

09 – The Horse Race

10 – The Interrogation

11 – The Tyrant

12 – The Cure

13 – The Liberator

14 – Up Above the World So High
O desenho animado “Return to the Planet of the Apes” foi uma animação de curta duração, desenvolvida pela DePatie-Freleng Enterprises, em associação com a 20th Century Fox Television, baseado no livro de Pierre Boulle.
Ao contrário do filme e da série de televisão, a ação no desenho animado se desenvolve dentro de uma civilização altamente e tecnologicamente avançada, com automóveis, cinema, televisão e se assemelha mais ao livro original de Boulle.
Os desenhos foram criados por Doug Wildey, que também criou Jonny Quest para a Hanna-Barbera e as músicas a cargo de Dean Elliott e Eric Rogers. Neste espetáculo um grupo de astronautas é arremessado para o futuro e ficam presos num mundo povoado por macacos super avançados e humanos completamente primitivos.
Ao longo dos treze episódios, os astronautas tentam se manter à frente dos macacos, e ao mesmo tempo em que tentam fazer com que todo o acontecimento faça algum sentido para eles, além de naturalmente proteger a população humana dos macacos.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 6 de setembro de 1975 a 11 de setembro de 1976, num total de 13 episódios, de aproximadamente 30 minutos, numa só temporada. No Brasil esta animação foi exibida pela Rede Globo, mais ou menos pela mesma época, com o título de De Volta ao Planeta dos Macacos.
Elenco e Vozes Originais

Tom Williams / Richard Blackburn como a voz de Bill Hudson

Claudette Nevins como a voz de Judy Franklin

Austin Stoker como a voz de Jeff Carter

Henry Corden como a voz de Cornelius

Tress MacNeille como a voz da Doutora Zira

Henry Corden como a voz do General Urko
Episódios

01 – Flmaes of Doom

02 – Escape from Ape City

03 – Lagoon of Peril

04 – Tunnel of Fear

05 – The Unearthly Prophecy

06 – Screaming Wings

07 – Trail to the Unknown

08 – Attack from the Clouds

09 – Mission of Mercy

10 – Invasion of the Underdwellers

11 – Battle of the Titans

12 – Terror on Ice Mountain

13 – River of Flames
Roddy McDowall nasceu como Roderick Andrew Anthony Jude McDowall em 17 de setembro de 1928, em Londres, Inglaterra, filho de uma irlandesa e de um oficial da marinha mercante e seus pais eram entusiasmados com o teatro. Roddy também tinha uma irmã chamada Virginia que nasceu em 1927 e morreu em 2006.
Fez seu primeiro filme aos 10 anos de idade em "How Green Was My Valley" (1941), depois apareceu em "The White cliffs of Dover"(1944), "Lassie Come Home" (1943), entre muitos outros filmes da década de quarenta como um ator infantil.
Na vida adulta continuou sua carreira com muito sucesso tanto no cinema quanto na televisão, tornando-se um dos atores mais requisitados de sua época. Em 1963, participou do filme “Cleópatra”, e foi indicado para o Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Foto - Roddy McDowall em Batman como O Traça

Também se destacou em filmes como “Psycho” e “The Poseidon Adventures”, e em outros filmes da década de 70. Também apareceu como convidado em diversas séries de televisão como “The Twilight Zone”, “Batman”, "Quantum Leap” e “Fantasy Island", entre outros.
Os outros destaques de sua imensa carreira no filme “Planet of the Apes” e suas seqüências, entre 1968 a 1974, além de sua participação na versão televisiva em 1974, onde interpretava magnificamente um chimpanzé.
Além do cinema e da televisão, emprestou sua voz para diversos desenhos animados de televisão como “Batman: the Animated Series” e outros. Roddy McDowal morreu no dia 3 de outubro de 1998, vítima de câncer, aos 70 anos de idade.
Ron Harper nasceu como Ronald Robert Harper no dia 12 de janeiro de 1936, na Pennsylvania, Estados Unidos e estudou na Princeton University em Nova Jersey. Ao completar seus estudos acadêmicos começou a participar de algumas peças e comédias musicais, antes de se mudar para a Cidade de Nova Iorque, onde estudou com Lee Strasberg.
Após a prestação do serviço militar na Marinha, voltou para Nova Iorque e depois de algumas decepções como ator, finalmente conseguiu um papel como suplente em “Sweet Bird of Youth” em 1959.
Depois foi para Hollywood e começou a fazer participações em diversos seriados de televisão tais como “Laramie”, “Wendy and Me” e “Planet of the Apes", em 1974, onde interpretou o astronauta Alan Virdon, que pode ter sido um dos seus grandes destaques. Atualmente (2010) reside na Califórnia e continua atuando. Sua última aparição foi num dos episódios da série “Cold Case” em 2008.
James Naughton nasceu no dia 6 de dezembro de 1945, em Connecticut, Estados Unidos e filho de professores. Ele é irmão do ator David Naughton, graduou-se na Brown University e Yale Drama School e iniciou sua carreira em peças de dramas e musicais da Broadway e depois começou a fazer papéis de apoio no cinema e na televisão, ao lado dos principais atores.
Em 1971 ganhou o prêmio Theatre World Award por sua atuação em “Long Day´s Journey Into Night” e em 1990, ganhou seu primeiro Tony Award como Melhor Ator em um Musical, por “City of Angels”.
Na televisão participou de diversas séries e foi protagonista na série de televisão “Planet of the Apes” em 1974. Depois continuou a fazer cinema e televisão, bem como apareceu em comerciais em campanhas contra as drogas, também foi porta voz da Audi nos Estados Unidos e narrado freqüente de séries na rede PBS.
Já dirigiu diversas peças em Nova Iorque, incluindo o revival de 2002 “Thornton Wilder´s Our Town”, estrelado por seu amigo pessoal Paul Newman. Sua última produção teatral foi em 2004 com “Democracy” e na televisão participou em 2009 da série “Gossip Girl”, onde interpretava o personagem William Vanderbilt.

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...