TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 11 de agosto de 2015

OS TRÊS PATETAS

Os Três Patetas eram o trio mais biruta da Terra, um grupo de cômicos norte-americanos, que permaneceram ativos durante os anos de 1922 a 1970. O trio teve várias formações e seus integrantes mais conhecidos são conhecidos mais pelos seus apelidos do que pelos seus verdadeiros nomes: Moe, Larry, Curly, Shemp, Joe e Curly Joe.
Eles ficaram famosos pelos curtas-metragens, onde cultivaram o humor baseado na violência física e no jogo de palavras, gênero conhecido por pastelão. A sua larga permanência do trio em atividade (aproximadamente 48 anos) foi devido a sua popularidade fundamentada em seu humor agressivo e verbal.
Larry, Moe, Shemp e Healy

Mas, o principal eram os seus infelizes contratos que não permitiram que eles se tornassem proprietários de suas obras, recebendo apenas meros “cachês” semanais. Estas circunstâncias os obrigaram a atuar incansavelmente até que as enfermidades e às vezes a morte, os faziam deixar de atuar.
Harry Moses Horwitz (Moe)
Os Três Patetas começaram suas atividades artísticas quando um judeu chamado Harry Moses Horwitz conseguiu em 1909 ingressar na indústria cinematográfica, não como ator, mas como entregador de recados para os atores durante as filmagens nos estúdios da produtora Vitagraph.
Larry, Curly, Moe e Ted Healy

Mas aos poucos a sorte foi mudando e ele aparecer como extra em alguns filmes comerciais. Nesse tempo conheceu um outro jovem chamado Ted Healy, que estava interessado em se tornar um ator, logo se tornaram amigos e assim passaram a buscar trabalhos juntos.
Ted Healy

Três anos depois conseguiram ser contratados para participar de um ato de dança acústica de Annette Kellerman como “bailarinas” e assim permaneceram até o verão de 1912, depois se separaram.
Samuel Horwitz - Shemp

Samuel Horwitz, o irmão de Harry, decidiu também seguir os passos do irmão e se ingressou no mundo dos espetáculos e assim Harry e Samuel começaram a atuar nos vaudevilles, usando o pseudônimo que os fizeram célebres: Harry Moses passou a se chamar Moe e Samuel começou a usar o nome de Shemp.
Samuel Horwitz (Shemp)

Em 1922, quando Shemp tinha 27 anos e seu irmão Moe 25, se reencontraram casualmente com Ted Healy, a quem não viam há alguns anos. Ted contou de sua pretensão em se tornar um cômico profissional e por isso havia conseguido uma participação num teatro de Brooklin protagonizando um vaudeville. Como Ted precisava de parceiros para o número, convidou Shemp e Moe para se unirem ao seu espetáculo, o que foi aceito de imediato.
Louis Feinberg (Larry Fine - Larry)

O sucesso foi tal que Healy que passaram a ser conhecido como “Ted Healy e seus Cavaleiros do Sul” (Ted Healy and his Southern Gentlemen). Pouco tempo depois mudaram o nome para “Ted Healy e seus Patetas” (Ted Healy and his Stooges) e assim permaneceram por bom tempo. Em 1925, o trio acolheu a chegada de um novo integrante: outro jovem judeu chamado Louis Feinberg, que tomaria o nome artístico de Larry Fine (Larry).
Depois de trabalhar no vaudeville, “Healy e seus Patetas” conseguiram ingressar no cinema numa comédia de 1930, chamada “Soup to Nuts”, pela Fox (precursora da 20th Century Fox). Pouco tempo depois, Healy, Moe e Larry partiram para novas produções, mas Shemp decidiu pela carreira solo, arranjou trabalho no cinema onde protagonizou incontáveis comédias no teatro e cinema, foi secundário em numerosas séries e foi contratado pela RKO, a MGM, Universal e Monogram Pictures, entre outras.
“Hearly e seus Patetas” ressentiam do grande talento cômico de Shemp e em vista disso, Moe propôs a Ted incorporar um irmão seu menor chamado Jerome Lester Horwitz, a quem todos o chamavam de “Babe”. Ele tinha 31 anos, usava um cabelo longo e um enorme bigode. Quando Healy viu pela primeira vez, ele sugeriu que ele raspasse o bigode e deixando sua cabeça careca.
Assim nasceu o personagem Curly, com que seria lembrado para sempre. Healy, Moe, Larry e Curly participaram de dez filmes para a MGM, sete em 1933, depois mais três em 1934 e uma pela Universal em 1933, pouco tempo depois Hearly deixou o grupo.
A primeira integração do trio com Moe, Larry e Curly foi vista pela primeira vez numa curta metragem musical chamado “Woman Haters”, de 1934. Durante 12 anos permaneceram com esta formação e na opinião da maioria dos aficionados pelo grupo, estes foram os melhores momentos deles, com roteiros mais sólidos e situações mais hilariantes. A partir de 1940, o grupo começou a sentir como obstáculo a vida desregrada de Curly, principalmente com seu alcoolismo.
Entre 1941 a 1945, os Três Patetas, como tantos outros artistas de Hollywood, passaram a fazer filmes com tom de propaganda durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os curtos dessa época estão “They Stooge to Conga” (1943) e a curiosa “You Nazty Spy!” (1940), a primeira paródia hollywoodiana sobre Adolf Hitler, vários meses antes do “O Grande Ditador” de Charlie Chaplin.
Em 1946, durante a filmagem de um curta-metragem, Curly sofreu um derrame, fazendo com que o Moe e Larry chamassem novamente Shemp, que atuava solitariamente na Columbia Pictures e outras vezes com convidados como Andy Clyde para a Universal e também ator secundário em “Abbott and Costello”. Em 1952 Curly faleceu.
Entre 1947 a 1955 Shemp atuou junto com Moe e Larry em várias curtas, brilhando com luz própria e colocando sua experiência de ator e seus amplos dotes de comediante. Em 1955, Shemp morreu repentinamente de forma inesperada, o que quase ocasionou ao fim do trio.
Para que o trio não acontecesse foi convidado Joe Palma, para substituir Shemp e ele trabalhou com o Moe e Larry, entre os curtas-metragens de 1955 e 1956. Nessa época o trio fez um sucesso mediano, pois Joe tinha um humor diferente e a comparação com Curly e Shemp era inevitável, pouco tempo depois deixou o grupo.
Entre 1959 até 1965, Joe Palma foi substituído por Curly-Joe DeRita em várias curtas desse período. Infelizmente em 1970, Larry teve um derrame e ficou impossibilitado de trabalhar. Já nesta época o trio aparecia diante das câmeras notoriamente envelhecido e com pouca graça.
Apesar deles nunca receberem um respaldo da Academia, os Três Patetas foram e são imensamente populares em muitos países do mundo. Mais tarde Curly-Joe, juntamente com Paul “Mousie” Garner e Frank Mitchell ainda tentaram uma série chamada “Os Novos Três Patetas”, mas suas aparições foram muito poucas e sem sucesso.
Larry - 1902 - 1975
Moe - 1897 - 1975
Joe Besser - 1912 - 1988
Joe DeRita - 1909 - 1993

Em janeiro de 1975 morreu Larry e em maio deste mesmo ano Moe respectivamente. Moe havia participado de algumas aparições em universidades pouco antes de seu deterioramento físico e de seu falecimento. Larry, que havia sofrido de derrame, se encontrava recolhido num asilo já fazia um quatro meses. Joe Bresser morreu treze anos mais tarde em 1988 e Curly-Joe DeRita em 1993.
AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...