TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CHICO ANYSIO - HOMENAGEM DO MÊS - 1

Ator / Humorista / Dublador / Escritor / Compositor

[12 / 04 / 1931 - 23 / 03 / 2012]

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, famoso por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.

Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.

Chico Anysio nasceu com o nome de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, no dia 12 de abril de 1931, na cidade cearense de Maranguape, localizada a 30 km da capital do Estado, Fortaleza.

Filho de um bem-sucedido proprietário de uma empresa de ônibus, Chico, como era conhecido, teve uma vida confortável até os oito anos de idade, quando a garagem da frota de seu pai sofreu um incêndio.

Deixando a família na pobreza por não possuir seguro, o pai do jovem resolveu se mudar com a família para o Rio de Janeiro, onde teria mais chances de se reerguer.

Foi a viagem que mudaria para sempre o destino de Chico.

Como todo garoto, o futuro humorista tinha o sonho de ser um jogador de futebol - esporte no qual afirmava ter grandes qualidades.

Certo dia, iria disputar uma partida com amigos no campo do Fluminense, onde era proibido entrar com calçados, pois isso poderia prejudicar o gramado.

No entanto, houve um contratempo e o jogo foi tranferido para outro lugar, cujo piso era de terra, impossibilitando a prática do esporte descalço.

Assim, Chico voltou para casa, com o único objetivo de pegar um tênis, quando se deparou com a irmã saindo para um teste na Rádio Guanabara.

O jovem resolveu ir junto e, lá, foi aprovado para ser rádio-locutor e ator.

"Por isso digo que sou ator porque esqueci o tênis", costumava brincar.

Chico começou bem na rádio, agradando tanto no posto de locutor quanto no de ator.

Mas foi a sua criatividade que chamou mais a atenção dos poderosos do entretenimento da época.

O talento para criar personagens, fazendo tipos dos mais variados, o levou ao cargo de roteirista da extinta Atlântida Cinematográfica, produtora de filmes populares que fez sucesso no Brasil entre os anos de 1941 e 1962.

Na televisão, Chico estreou em 1957, na TV Rio, com o Noite de Gala, programa musical que recebia cantores e celebridades da época.

Dois anos depois, já era um artista celebrado e ganhou o humorístico "Só tem Tantã", rebatizado meses depois como Chico Anysio Show.

Em 1968, foi para a TV Globo, onde, aos 37 anos, teve a oportunidade de se tornar nacionalmente conhecido.

Nela, criou e participou de alguns dos mais célebres humorísticos da televisão brasileira, como Chico City, Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo e, mais recentemente, Zorra Total.

Sem dúvida, o maior triunfo de Chico foram suas criações, tão marcantes que são lembradas até hoje pelas mais diversas gerações.

O humorista tem em seu currículo mais de 70 personagens, como Alberto Roberto, Professor Raimundo, Bento Carneiro, Bozó, Justo Veríssimo, Painho, Véio Zuza, Zé Tamborim, entre tantos outros.

As qualidades de Chico não se limitavam à criação e interpretação de tipos engraçados.

Ele também se destacou como autor de romances, contos e peças de teatro, além de ter pintado uma série de quadros, principalmente nos últimos anos de vida.

Chico também teve uma fase fraca em sua carreira e, por quase uma década, ficou impossibilitado de fazer o humor que lhe era tão característico.

Apesar disso, autores de novelas o resgataram, levando-o para um nicho até então deconhecido por ele, no qual se destacou ao longo da década de 2000, quando atuou em sucessos como Caminho das Índias, Pé na Jaca e Sinhá Moça.

O humorista também tinha uma vida agitada longe da profissão.

Chico foi casado seis vezes, a primeira delas com a comediante Nancy Wanderley, com quem teve um filho.

Vieram depois a vedete Rose Rondelli, a atriz Alcione Mazzeo, a cantora Regina Chaves, a ministra da Fazenda do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello, e, mais recentemente, a empresária Malga di Paula, a única que não lhe deu herdeiros.

Chico teve oito filhos - Lug de Paula, Nizo Neto, Ricardo, André Lucas, Cícero, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória -, que o descreviam como um pai atencioso e amoroso.

Celebrado Depois de anos atuando em novelas, e de muitos apelos por sua volta à comédia, Chico ganhou um especial de fim de ano em 2009 chamado Chico e Amigos.

O sucesso do programa trouxe de volta a figura do humorista à grade da programação de comédias da TV Globo, que passou a inserir semanalmente alguns de seus mais clássicos personagens no Zorra Total.

Em 2007, o cartunista Ziraldo o homenageou por seus 60 anos de carreira com o livro É Mentira, Chico?, no qual, ao lado de outros artistas renomados, criou caricaturas dos personagens de Chico.

Dois anos depois, foi a vez de ser reverenciado no Carnaval.

A escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilou com o enredo Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval.

Em 2010, ainda recebeu homenagem na primeira edição do Risadaria, evento de humor realizado anualmente em São Paulo.

Em seus últimos anos de vida, Chico também atuou no cinema, como em "Se Eu Fosse Você 2", sendo em 2010 o longa recordista em bilheteria no Brasil.

Nesse filme interpretou Olavo, e, no ano anterior, dublou o simpático velhinho Carl Fredericksen para a versão nacional da animação "Up - Altas Aventuras".

O humorista foi internado no dia 2 de dezembro de 2010, quando deu entrada no hospital devido a falta de ar.

Na avaliação inicial, detectou-se obstrução da artéria coronariana, assim, foi submetido à angioplastia.

Chico Anysio ficou 109 dias internado, recebendo alta apenas no dia 21 de março de 2011.

Neste período, o humorista permaneceu a maior parte do tempo na UTI.

Em 23 de abril de 2011, Chico Anysio retornou ao programa "Zorra Total" interpretando a personagem Salomé.

No quadro, Salomé conversava "de mulher para mulher" com a presidente Dilma Rousseff.

No dia 30 de novembro de 2011, foi internado novamente, devido a uma infecção urinária.

Recebeu alta 22 dias depois, em 21 de dezembro de 2011, mas já no dia seguinte voltou a ser internado, com hemorragia digestiva.

Em fevereiro de 2012 foi diagnosticado com uma infecção pulmonar.

Apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal em 21 de março de 2012.

Com a saúde cada vez mais debilitada, veio a morrer no dia 23 de março de 2012, após sofrer uma parada cardiorrespiratória causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

No dia 25 de março, foi cremado no Cemitério do Cajú.

De acordo com Paulo César Pimpa, seu advogado, o humorista pediu em testamento que metade das cinzas seja espalhada em Maranguape, Ceará e a outra, em uma floresta nos fundos do estúdio do Projac, no Rio.

Causa da Morte: Chico Anysio morreu em 23/03/2012 com 80 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.

Sepultamento:
O Corpo de Chico Anysio foi cremado e suas cinzas foram espalhadas, de acordo com sua vontade, uma parte na cidade de Maranguape (Ceará), e a outra parte nas matas atrás dos estúdios do Projac na cidade do Rio de Janeiro.

A lista a seguir apresenta a relação de alguns personagens criados Pelo humorista brasileiro Chico Anysio.

Albarde 

Albarde Grilo da Silva é um paciente neurótico que não sai do consultório do analista. 

Alberto Roberto 

Ator e apresentador de talk show, considera-se um símbolo sexual. Usa touca de renda na cabeça e frequentemente interpela seus entrevistados com um "por quê?". Seu estrelismo muitas vezes tira do sério o diretor Da Júlia (Lúcio Mauro). 

"Não garavo!"

"Eu sou um símbalo sescual." 

Albino 

Um sujeito albino considerado por todos um louco, por sempre estar tentando morder sua própria orelha. Mas, na verdade, ele é quem sempre tem as respostas mais lógicas para diversos assuntos. 

"Hum! Depois eu que sou maluco?!" 

Al Cafone 

Sátira a Al Capone. Albertino Cafone Schiaro, mais conhecido por Al Cafone, é um gângster brasileiro que comanda a máfia local e tenta eliminar a concorrência a qualquer custo, com a ajuda de seus capangas Sarro e Nicotina. 

"Então foi você, ahn? Ahn?" 

Alfacinha 

Antonio Benjamim Alfacinha é um vendedor, natural de Lisboa. Torcedor do Benfica, vive batendo de porta em porta na tentativa de vender seus produtos exóticos. Sempre oferece o seu cartão de visita às pessoas. 

"Antonio Alfacinha. Aqui está meu cartão." 

Alfano 

Diretor de uma firma sempre envolvido em negócios confusos. 

Apolo 

Apolônio Fortes vive descontente com seu casamento com Dona Pureza (Sandra Pêra/Cláudia Jimenez), uma mulher ninfomaníaca. 

"Ainda morro… disso!"

"Eu tô prejudicado." 

Azambuja 

Paulo Maurício Azambuja é um malandro carioca, que foi jogador de futebol do Bonsucesso e participou de um conjunto musical na juventude. Vive aplicando golpes em parceria de Linguiça (Wilson Grey) e é filho de Dona Lupicínia (Haydée Fernandes). 

"Tô contigo e não abro!"

"Arrebenta a boca do balão!"

"Tá danado, tá danado…!" 

Badé Mangaio 

Feirante que sabe da vida de todos os moradores de Chico City. 

Baiano 

Sátira ao cantor baiano Caetano Veloso. Integrou o conjunto Baiano e os Novos Caetanos, ao lado de Paulinho Boca de Profeta (Arnaud Rodrigues). 

"Legal… Tô numa boa. Tá sabendo, Paulinho…?" 

Bandeira 

Taxista. 

"Gente finíssima!" 

Bento Carneiro 

Valdevino Bento Carneiro é um vampiro nascido no Brasil. Com um sotaque caipira, ele se apresenta como "aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos". Mora em seu castelo junto de seu assistente corcunda Calunga (Lug de Paula). Nunca consegue assustar alguém: ao contrário, é um vampiro medroso e desnutrido. 

"Bento Carneiro, vampiro brasileiro… pzztt!"

"Tomou, papudo?"

"Não creu neu, se finouce."

"Minha vingança sará malígrina!" 

Bexiga 

Enrico Bettega é um ex-sapateiro, nascido nos arredores de Nápoles. Mudou-se para o Brasil na década de 30, instalando-se no bairro do Bixiga, em São Paulo. Apesar de morar no Rio de Janeiro, nem sequer conhece oMaracanã. 

"Vá bene!" 

Bilac Biruta 

Cientista que cria invenções esdrúxulas e que se autointitula um gênio incompreendido. 

Bilingui 

Fazendeiro, pai de Popó e dono de quase todas as terras de Chico City. 

Bim Bim 

Cearense de Maranguape, entra em atrito por qualquer coisa que lhe digam. 

Biu 

Nordestino cujo ideal é dividir o Brasil em dois grandes grupos, tendo aBahia como base. Este personagem veio do livro de Chico Anysio O Tiéte do Agreste. 

Bolada 

Sujeito fanático por futebol. Seu melhor amigo é o cachorro Jorge, que é malufista. 

Bonfá 

Heitor Bonfá é um saxofonista que possui a boca torta e vive à sombra de sua esposa, uma famosa cantora lírica. 

Bonfim 

Velhinho que odeia seu sócio Boamorte (Olney Cazarré). Porém, já em seu leito de morte, ambos revelam as trapaças que fizeram com o outro. 

Bóris 

Carnavalesco que usa todas suas economias para se travestir em bailes de carnaval. Possui rivalidade com outro carnavalesco (Cecil Thiré). 

"É deboche, é deboche…" 

Bozó 

Sérgio Dias Magalhães Marinho é supostamente o nome de Bozó, que afirma para todo mundo ser um funcionário da Rede Globo. Suas marcas registradas são os dentes proeminentes e a gagueira. Sua namorada é Maria Angélica (Alcione Mazzeo), que também usa um óculos de grau com lentes grossas. 

"Eu-eu trabalho na Globo, tá legal!?" 

Brazuca 

Brasilino Basealdo da Conceição, conhecido por todos como Brazuca, é um sujeito que vive de fazer biscates. 

"Por causa que aqui… Qualé, Jacaré!" 

Bronco Billy 

Parceiro de Bruce Kane em filmes de faroeste. Dublado por Waldyr Fiore. 

Bruce Kane 

Bruce Kane é um ator que interpreta cowboys em filmes de faroeste. Dublado por Antônio Patiño e Isaac Bardavid.

"Fui claro!!?"

"Eu sou Bruce Kane, de Cincinati, Ohio!" 

Caetano Codô 

Paródia ao político José Sarney. 

Caio Malufus 

Paródia a Paulo Maluf. 

Calheiros 

Gaudêncio Calheiros é o típico gaúcho, casado com Dona Elizete e pai de Wanderleia. 

"Bah, eu não quero saber de nada. De nada! Eu solto meu bode, mas prendo minha cabrita."

"Nós somos classe C, CLASSE C!" 

Canavieira 

Walfrido Augusto Canavieira é um empresário e político corrupto, que já foiprefeito de Chico City[6] . Populista, sempre inaugura alguma obra pública, mesmo que inútil e mal-acabada, para livrar-se das críticas do povo. É o síndico do prédio em que mora, no Rio de Janeiro. É admirado e imitado por João Mocó (João Cláudio Moreno). É também irmão do Professor Raimundo. 

"Povo de Chico City…!"

"Mas não hoje, porque isso aí já é ouuutra despesa." 

Capitão Trovão 

Eusébio Nepomuceno é um ex-torturador na época da ditadura, o qual está sempre reencontrando suas vítimas, especialmente uma: Raimundo (Lourenço Cazarré). 

Cascata 

Armando Cascata é um palhaço que faz dupla com seu filho Cascatinha (Castrinho). O quadro fez tanto sucesso que Cascatinha, cujo bordão era "Meu pai-pai!", apresentou o programa Balão Mágico e quadros próprios em outros programas humorísticos. 

"Meu garoto!" 

Celso Garcia 

Um mendigo esclerosado, que vive embaixo da ponte junto de seu amigo Vieira Souto. 

"Orra meu…!" 

Charles Westminster 

Personagem que fala um misto de inglês e português e que afirma ser pertencente à coroa inglesa. 

"Eu sou Charles Westminster, The Third." 

Chiquitim 

Boneco de ventríloquo que vê a realidade de maneira crítica. Este personagem não chegou a ser gravado, ficando só no papel. 

Cisso Romão 

Jornalista correspondente do telejornal "Jornal do Lobo" em Nova York. 

Cleofas 

Milionário que conversava ao telefone com as maiores celebridades do mundo. Baseado no livro de Chico Anysio O Telefone Amarelo. 

Coalhada 

Otávio Arlindo Antunes do Nascimento é um futebolista estrábico, de cabelos encaracolados, que já exibiu seu futebol em diversos clubes, com a ajuda de seu empresário, Bigode (Amândio Silva Filho). É caracterizado no estilo "Sócrates". Apesar de se achar um craque, é um perna-de-pau que vive se defendendo das críticas de torcedores e comentaristas esportivos. 

"Mas hein!?"

"Depois eles dizem que o Coalhada é isso, que o Coalhada é aquilo…" 

Coronel Bezerra 

Lineu Bezerra é um fazendeiro que possui rivalidade com seu vizinho, o Coronel Pantoja (Jô Soares). O ódio era recíproco, mas os dois fingiam hipocritamente ser amigos. 

"Bem pensado, bem pensado" 

Coronel Candinho 

Coronel que conversava com o também coronel Ventura (Antônio Carlos Pires) em frases metrificadas e rimadas. 

Coronel Lidu 

Irmão gêmeo de Lineu, Lidu Bezerra é um fazendeiro que possui total controle sobre os habitantes de sua cidade. 

"Homem muito generoso, né Relâmpago? 

Coronel Limoeiro 

João Pessoa do Limoeiro é um fazendeiro que morre de ciúmes de sua bela esposa Maria Tereza (Zélia Hoffmam). 

"Maria Tereeeeza! Isso me ama, isso me ama. As pessoas dizem que ela se casou comigo porque eu tenho dinheiro, mas não… Isso me ama!" 

Corrimão 

Presidiário desastrado que sempre atrapalha os planos de fuga de seus companheiros. É amigo de Seu Boneco (Lug de Paula). 

Delegado Matoso 

Delegado corrupto de Chico City, onde pessoas procuram sua delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência contra trambiqueiros que lhes prejudicaram de algum modo, mas os tais trambiqueiros sempre acabam sendo libertos de imediato por terem um “certo vínculo” com o delegado. Seu sonho é entrar para a Polícia Federal. 

"Eu ainda acabo na Federal…" 

Divino 

João Lírio do Amor Divino é um guia espiritual que não possui religião, dá preferência em suas consulta às mulheres. Ilude a boa-fé das pessoas, com a ajuda de seu assistente Serafim (Martim Francisco), se passando por líder de uma seita religiosa. 

"Divino sabe, divino diz."

"Divino cura, sara, purifica e… machuca." 

Dona Dedé 

Deolinda Maria das Dores é uma doméstica sempre à procura de emprego, porém sem sucesso. 

"Senhora não, senhorita! Eu sou mocinha, menina moça." 

Dona Ilária 

Ilária de Gouveia é uma idosa portuguesa que, devido à pouca inteligência, viva colocando o marido Salustiano em confusões. 

Doutor Rosseti 

Carlindo Rosseti Bravo é um empresário que esconde a homossexualidadee seu caso com o cirurgião plástico Dr. Pedro Logulo Paixão (Ariel Coelho/Leandro Hassum).[1] 

"Um salto sete e meio, bordado de strass…" 

Doutor Salgado 

Sujeito moralista linha-dura. 

"Isto aqui é um bordel!" 


Esquerdinha 

O político subversivo. Depois voltou em Chico City como Setembrino. 

Flávio Miralski 

Crítico musical que fazia participações no 'Jornal do Lobo' 

Flora Romão 

Franciscano 

Frei Justino Assis de Paula, popularmente conhecido como Franciscano, é um homem sempre disposto a ajudar e sempre é procurado pela população por ajuda. 

"Como essa gente muda…!" 

Francisco Sufrágio 

Político que refuta a ideia de se tornar presidente. 

Frota 

Frota Passos Dias Aguiar era um taxista que odiava sair do ponto e pegar o trânsito caótico de São Paulo. 

Fukida 

Japonês que possui dificuldades em dominar a língua portuguesa. 

Fumaça 

Idalino é um português e vascaíno, dono do Boteco do Idalino, conhecido por seus frequentadores como Boteco do Fumaça, nome pelo qual não gosta de ser chamado. Recebeu esse apelido por fumar escondido de todos. Fica muito nervoso quando está recitando e é interrompido. 

"Qualquer dia fecho isto e abro um banco, que é muito mais seguro."

"Tatata tarariu!"

"Ah, Cabral! Por que foi que descobriste isto?!" 

Gamação 

Ingênuo mecânico que, à noite, transforma-se em Lord Black, falsomalandro. 

Gastão 

Gastão Franco é extremamente pão-duro. É casado com Eddy Lammar (Selma Lopes/Agnes Fontoura) e tem como doméstica dona Felinta (Tutu Guimarães). Sua cunhada Lana Turner (Estelita Bell) possui a aparência de uma senhora idosa, porém afirma ter 37 anos e só conhece coisas modernas. Ela é casada com Porto Seguro (Walter D'Ávila). Em uma das temporadas (TV QCV), foi diretor e produtor de uma emissora de televisão, onde discutia orçamentos com o produtor Gato (Nizo Neto). 

"Pão duro, não! Eu sou controlado."

"Quer poupar, poupa!" 

Gualicho 

Personagem caipira, amigo de Farewell. 

"Ô confusão, lamentozinho mais 'intrapaiado'!" 

Haroldo 

Haroldo P. Brasão é um personal trainer homossexual que sempre tenta, em vão, passar à condição de heterossexual. Porém, é sempre lembrado de seu antigo codinome - Luana - pelo amigo Leon (Paulette/Eduardo Martini). 

"Para com isso! Eu sou Haroldo, o hétero machão"

"Agora sou hétero. Mordo você todinha!" 

Hilário 

Médico que deixa seus pacientes enrolados com suas perguntas impróprias. 

Honório Kauser 

Repórter do telejornal "Jornal do Lobo", é especialista em assuntos médicosmas sempre acaba trocando os nomes das partes do corpo humano, por outros nomes em suas explicações. 

"Porque veja, veja…" 

Jean Pierre 

Jean Pierre Canavieira Nepomuceno é primo de Walfrido Canavieira.Intelectual e milionário de meia-idade, mora em Chicópolis, cidade vizinha de Chico City. 

"Ora, mas que gracinha…!" 

João Ninguém 

João Ninguém da Silva é um mendigo que costuma invadir a sede daprefeitura de Chico City à noite, para usar o telefone. 

"Tá olhando o quê? Até parece que você é alguém!" 

Joca Ezequiel 

Foi o primeiro nome do personagem Profeta. 

José Maria 

Idoso que, apesar dos muitos anos de convivência, ainda ama sua esposa Maria José (Camila Amado). 

Jovem 

Jovelino Venceslau dos Santos é um adolescente rebelde. É conhecido como "Jovem" devido ao seu nome: JO de Jovelino e VEM de Venceslau. Não gosta da superproteção de sua mãe (Lupe Gigliotti) e é amigo de Cabuça (Marcelo Caridad). 

"Pô, mãe! Eu sou jovem!"

"Vai ficar com cara de bundão, ó, ó!"

"Jovem é outro papo!" 

Justo Veríssimo 

Justo Veríssimo de Santo Cristo é um político corrupto[2] que possui ojeriza a pobres. No programa Zorra Total, seu segurança é Cadelo (Nizo Neto), cujo bordão é "Não sou feio: sou exótico". 

"Tenho horror a pobre!"

"Quero que pobre se exploda!" 

Karlos Kafunga 

Um âncora com coriza do telejornal "Jornal do Lobo". 

Kenny Rocha 

Personagem criado somente para a campanha publicitária do Unibanco. Acabou ganhando espaço no 'Estados Anysios de Chico City'. 

Lingote 

Lingote Dubom é um hippie idoso viciado em remédios. É pai de Linguinha. 

"Falou… Aííí, ó…!"

"Bateu pra tu?" 

Linguinha 

Personagem criado para a novelinha infantil Lingüinha x Mr. Yes, Linguinha é um herói que não usa arma e frequentemente coloca a língua para fora. Seu grande inimigo é Mr. Yes (Luiz Delfino), que quer dominar o mundo pela poluição do ar e conta com os serviços da gangue dos "Marajoaras", comandados por um chefe extremamente cruel (Iran Lima). É filho de Lingote.[8] 

Lobato 

Mordomo e dublê de motorista que sempre recebe a culpa pela traição de sua patroa. 

Lobo Filho 

Evilásio Lobo Filho é um locutor que comanda o programa de rádio "Show do Lobo". Já apresentou o telejornal "Jornal do Lobo" na principal emissora de Chico City. 

"Lobo Filho, este amigo de vocês." 

Lord Black 

Luiz Fernando é um frequentador da vida noturna que sempre entra em confusão por causa de sua namorada Pretória (Marilu Bueno/Stella Freitas). Mas de dia ele é mecânico e se chama Gamação. 

"Nega xexelenta…"

"Eu vou dale porrada nessa nega!" 


Maria Baiana 

Vendedora de cocada que não gosta do trabalho. 

Mariano 

Mariano Rego dos Prazeres é um estilista que já vestiu as mulheres mais ricas e famosas do mundo. Tem uma ótima relação com o filho Reginaldo,homossexual como ele. 

"Póóóde…? Guerra de perereca!" 

Marmo Carrara 

Delegado que tem, como parceiro, o detetive gay Menudo (Antônio Pedro). 

"São esses meus olhos cor de mel…"

"Mas por que eu? Logo eu, com esta cara de macho?" 

Mauro Maurício 

Ator de televisão galã, é irmão de Alberto Roberto. 

Meinha 

Alcidésio Veramundo Tupiniquim, conhecido como Meinha, por usar uma meia-calça na cabeça, é um jogador de futebol que saiu de times sem expressão no Brasil diretamente para a Europa. 

"Hmmmmmmmmmmmmm…" (fazendo beicinho) 

Milton Gama 

Radialista que apresenta o programa de rádio típico da década de 1950, "O Show do Milton Gama", com orquestra ao vivo, comandada pelo maestro Woody Além (Tim Rescala) e um trio vocal feminino, o Trio Las Chatas. Também faziam parte do programa o sonoplasta Piu Piu (Luiz Carlos Tourinho) e os locutores Maria Goncilio e Ciro Jatene. 

"Feliz, feliz, feliz, feliz… com a sua audiência!"

"Milton Gama não é mole não!" 

Napoleão 

Médico ciumento que implica com todas as amigas de sua esposa Darci (Mônica Martelli), por acreditar que ela seja lésbica e esteja tendo caso com as tais amigas. Sua esposa sempre o alerta, dizendo que um dia ele ainda irá acabar perdendo-a. 

"Eu sei o que estou fazendo."

"Eu ainda arrumo grana pra arrumar o meu nariz…"

"Pra outro homem até pode ser, mas pra outra mulher, nunca! Ainda mais com esse nariz…" 

Nazareno 

Nazareno Luís do Amor Divino é um funcionário público que trata mal a sua esposa Sofia (Leila Miranda/Thelma Reston), por ela ser muito feia.[9] Em contrapartida, Nazareno vive elogiando a empregada[2] (Monique Evans/Gisele Fraga). 

"Ca-la-da! Senta aí!"

"Isso não é mulher…"

"Eu estava de porre, naquele tempo eu bebia…"

"Tanta gente é e não sabe. Eu doido pra ser e não consigo!"

"Tá com pena? Leva pra você!"

"Vai dizer que você não trocava?!" 

Neyde Taubaté 

Neyde Maria Aparecida Taubaté é a apresentadora do telejornal "Jornal do Lobo". 

"Uau… Não é mesmo?" 

Nicanor 

Nicanor C.A.L. Osório é natural de Serra Talhada e vive queixando-se de seu calo. 

"Ai, meu calo! Ai, meu calo! Amééééérica!" 

Nico Bondade 

Antônio Bonifácio B. Lopes é um ex-balconista da pequena Pitangui, cidade do interior mineiro. Homem bondoso, vive enfrentando o drama da procura de um emprego, pois é difícil conseguir uma colocação na sua idade. 

"Ai, meu Jesuisinho! Eu não posso perder esse emprego!" 

Olegário Rapp 

Personagem afeminado que vivia às voltas com bonecas de plástico. 

Olindo 

Olindo Holanda é um costureiro pobre que gasta todo seu dinheiro em fantasias de Carnaval. 

Osvaldão 

Oswaldão Leão Coelho é um banqueiro, cujo filho Rodolfo (Felipe Martins) sonha em ser bailarino. 

Padre Miguel 

Padre que faz qualquer coisa para conseguir atender aos fiéis e que sabe sempre como se livrar das artimanhas do demônio. 

Painho 

Ruy de Todos os Santos é um pai-de-santo homossexual[2] , nascido naBahia. Pessoas importantes da sociedade baiana sempre requisitam os serviços de Painho para que ele fale da sorte e futuro de cada um através dos búzios. 

"Afffe! Eu tô morta!"

"Eu sou doooido por essa neguinha." 

Pantaleão 

Pantaleão Pereira Peixoto é um aposentado que está sempre a contar histórias falsas. Vive em sua cadeira de balanço, na companhia de sua esposa Tertuliana (Suely May) e de Pedro Bó (Joe Lester), um adulto com postura de criança[6] adotado por ele. Sempre pergunta para sua mulher se ele está mentindo que, por sua vez, não tinha coragem de contradizê-lo e sempre garantia ser verdade. Possui um óculos com uma lente escura e outra incolor. Seu visual é inspirado em Dom Pedro II, enquanto a voz é similar a do cantor Luiz Gonzaga. Suas histórias sempre ocorrem no ano de1927[10] . Apresenta grande semelhança com Alexandre, personagem criado por Graciliano Ramos em Alexandre e outros heróis[11] . 

"É mentira, Terta?"

"Pois bom, numa ocasião em 1927…" 

Paulo Brasilis 

Paródia do jornalista Paulo Francis, que fazia participações no 'Jornal do Lobo'. 

Paulo Jeton 

Paulo Jeton Semuah é um senador que, apesar de odiar Brasília, vive candidatando-se ao Senado. 

"Me dê cem razões para eu estar em Brasília. Cem não, me dê uma!" 

Pedro Fortes 

Locutor que encerra o programa Chico Total, informando falsas manchetes do próximo programa. 

"Alegria, alegria. Faça como eu: sorrrria… Techau!" 

Popó 

Apolônio Trunfas de Pandolé e Pandolé é um museólogo aposentado, que afirma ter 364 anos de idade, já que faz aniversário de quatro em quatro anos. É o irmão mais velho de Severino Pandolé, inimigo político de Walfrido Canavieira. Ranzinza, vive brigando com seu amigo Alpamerindo (Jomba/Francisco Dantas), o qual sempre é chamado de idiota. 

"Alpamerindo, você é idiota! Você é iiidiota!" 

Primo Rico 

Um homem da alta classe, muito rico e elegante, dono de muitos bens. Sempre recebe a visita de seu Primo Pobre (Brandão Filho) que lhe conta como é a difícil vida das pessoas menos favorecidas. Por sua vez, Primo Rico, diz que o primo perde tempo em não procurá-lo, seja qual for a necessidade, mas nunca tem tempo para ajudar. 

"Primo, primo, você é uuuótimo!"

"Gaaarotão!" 

Professor Beira Baixa 

Professor português de física, elucidava tramas intrincadas. Personagem da primeira safra de Chico, nos anos 60. 

"Elementar!"

"Vou dar-te um karatê mortal!" 

Professor Gavião 

Professor que ensinar alunos aspirantes a serem comediantes e sempre ri de suas esquetes. 

"O humorismo é uma coisa muito fácil de se fazer: tem que ser discreto." 

Professor Raimundo 

Raimundo Nonato Canavieira é um professor que dedicou sua vida ao magistério e, como típico professor brasileiro, é mal remunerado.[2] 

"E o salário, ó!"

"Vai comendo, Raimundo…"

"É vapt-vupt!" 

Profeta 

Jesuíno é um profeta de voz grave e pausada, com cabelos e bigodes brancos e compridos, que ensinava seus provérbios. 

"Podem ficar à vontade…" 

Prometeu 

Sujeito sempre interrompido durante sua lua-de-mel. 

"Prometeu… mas não cumpriu!" 

Quem-Quem 

Cristóvão Boaventura é um garçom fanho. 

"Morro teso, mas não perco a pose." 

Quirino 

Caipira casado com Nonoca (Suely May). 

Roberval Taylor 

Principal locutor de Chico City, dedica poesias para as mulheres. Foi também um dos apresentadores do 'Jornal do Lobo'. 

"Roberval… Tayyylorrr…" 

Roda-presa 

Taxista de Brasília, que costuma discutir a situação política do país com os passageiros. 

Romero Gordi 

Paródia do ex-ministro do trabalho no governo Collor, Rogério Magri. 

"No bojo…" 

Sacadura 

Sacadura Alvaralhão Pontes é um executivo português, formado emCoimbra e extremamente apaixonado por Leilinha (Heloísa Périssé). 

"Mas que tempo eu perdi em Coimbra!" 

Salomé 

Salomé Maria da Anunciação é uma idosa gaúcha, natural de Passo Fundo, que conversa intimamente com o presidente Figueiredo chamando-o de guri, que tinha como nome João Batista, o mesmo do santo que na Bíbliateve a cabeça cortada para agradar a dançarina Salomé. 

"Barbaridade, tchê!"

"Eu faço a cabeça do João Batista ou não me chamo Salomé" 

Santelmo 

Santelmo dos Anjos é um crédulo e honestíssimo cidadão, incapaz de contar uma só mentira. É bastante dedicado à sua mulher, Dona Dadivosa. 

"Tem que ser que nem que eu sou: durão!"

" Eu não sei mentir…"

"Ô vida!" 

Savi Sevic 

O típico judeu. 

Setembrino Republicano 

Opositor político ferrenho de Canavieira em Chico City. 

"Humm… Minino, mas olha minino!" 

Seu Jayme 

Jayme Wenceslau Salgueiro é o braço direito do Doutor Amâncio, umempresário casado com a linda e adúltera Dona Berta. 

"Ô…"

"Imp'sionante, imp'sionante!" 

Severino Pandolé 

Severino Pandolé de Pandolé é um escriturário ligado à ecologia e o irmão mais novo de Seu Popó. 

"Eu sou o homem dos passarinhos!" 

Silva 

Onestaldo Veridiano da Silva é um caixeiro-viajante, natural da Paraíba. Apesar de ser feio, é muito assediado pelas mulheres. 

"Safadim, safadim… bunitim!"

"Vamo cumê uma panelada lá na casa de Cheiroso?" 

Sudênio 

Nordestino traumatizado pela seca, que não podia ouvir nada que lhe lembrasse a caatinga. 

"Tuinha, tu me perdoa?" 


Tadinho 

Sujeito frequentemente traído por sua esposa. 

Tan-Tan 

José Tânio da Cruz é um sujeito esquizofrênico, o qual acredita que o mundo está repleto de loucos. 

"Só tem tan-tã! Só tem tan-tã!" 

Tavares 

Altino Belo Tavares da Cunha é um malandro carioca que vive bêbado. Casou-se com a rica e feiosa Elisabeth, a qual é chamada por ele de Biscoito (Zezé Macedo). 

"Sou! Mas… quem não é?"

"Business é business." 

Tetéu 

Telêmaco Nogueira da Foz é um taxista que admira muito Reginaldo (Ítalo Rossi), um conquistador das mulheres. 

"Hummm… Reginaldo! Reginaaaaldo!" 

Tim Tones 

Paródia dos pastores evangélicos cujo único interesse é arrecadar ofertas. O nome faz referência a Jim Jones, um psicopata fanático religiosoamericano, que organizou um suicídio em massa. Timothy da Silva, como é conhecido, enriqueceu com sua família por meio da falsa seita que criou. 

"Podem correr a sacolinha…"

"Que a paz de Tim Tones esteja em todos os lares." 

Túlio Boccanegra 

Paródia ao repórter Silio Boccanera, é o correspondente internacional do "Jornal do Lobo". Possuía uma espessa barba negra. 

Tutóia 

Corintiano com acentuado sotaque paulista, que sempre interrompe as filmagens de um estúdio. 

Tutu 

Milionário que tem que lidar com as aventuras da mulher Dondoca (Maria Lúcia Dahl) e com a criada Tiete (Duse Nacaratti). 

Urubulino

Sujeito pessimista e agourento, que sempre acredita que tudo dará errado. Usa cartola e casaca pretas, assemelhando-se a um urubu. 

"Mas pode piorar…" 

Valentino 

Valentino Rodolfo dos Santos é um inocente e tímido menino, o qual vive sendo assediado por Lolita (Gisele Fraga), mais velha que ele. 

"Eu sou criança, eu não sou de nada…" 

Véio Zuza 

Teophilo Batista é um preto velho que está sempre dando conselhos para os habitantes de Chico City. 

"Hehehe. O Véio entende, meu fio…" 

Vieira Souto 

João Paulo Vieira Souto é um mendigo que um dia foi um embaixador, mas que acabou morando debaixo da ponte, depois que sofrera um acidente de automóvel, desenvolvendo uma espécie de amnésia. Tem como amigo o também mendigo Celso Garcia. 

"Se eu não fosse calmo…"

"All beg all pade." 

Vovó Zefa 

Idosa portuguesa que vive recordando o passado, folheando um álbum de fotografias. 

Washington 

Washington Castro é um líder estudantil rebelado contra qualquer regime, defensor do comunismo. 

"O povo oprimido, jamais será vencido!" 

Zé Faxineiro 

Profissional responsável pela limpeza do gabinete do presidente da República. 

Zé da Silva 

José da Silva, conhecido popularmente como "Zé", é um detetive brasileiroque sonha ser igual aos detetives do cinema. 

"Não se movem! Fiquem onde estarem!" 

Zé Tamborim 

José Basealdo da Silva é um compositor de samba que, por muitos anos, desfilou na Portela. Frequentador do bar "Café Bola Branca", que, é frequentado apenas por pessoas negras. Sempre tem em mãos um poema, poesia ou canção que escreveu em embalagens de pacotes de cigarros. É amigo de Cuíca, o qual é um grande fã seu. Conhecido como "Poeta". 

"Eu sou poeta, poeta popular."

"Eu tô, tô um pouco rouco!"

"Não saia sem falar comigo." 

Zelberto Zel 

Sátira ao cantor baiano Gilberto Gil.[15] Candidato a prefeito de uma cidade do Nordeste do Brasil, tem como parceiro Caretano Zeloso (João Cláudio Moreno). 

"Soteropolitanos e soteropolitanas, vamos carnavalizar geral!" 

BIOGRAFIA:


ENSAIO - TV CULTURA
RODA VIVA - TV CULTURA

SLIDES:
FONTE: WIKIPEDIA
AUTOR: RECORDANDO SÉRIES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...