TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

THE STARLOST - A ESTRELA PERDIDA

The Starlost ou A Estrela Perdida foi uma série canadense de televisão de ficção científica criada e produzida por Richard Trumbull, através da Glenn-Warren Production, em associação com a Twentieth Century Fox Television, com direção de Francis Chapman e Bill Davis.
A história do espetáculo tem início com a iminente destruição da Terra e em vista disso, a humanidade constrói uma imensa espaçonave multi-generacional com cerca de 11 quilômetros de comprimento, equipadas com dúzias de biosferas isoladas uma das outras com uma grande distância, auto suficientes, onde em cada biosfera foram colocadas pessoas pertencentes a diferentes culturas aqui da Terra, como uma grande Arca de Noé.
O objetivo desta imensa nave era de tentar chegar a um novo mundo e desta forma colonizar este planeta para ser o novo lar dos humanos. A espaçonave é lançada em direção ao destino escolhido, mas durante a viagem um desastre faz com que a seção de comando seja destruída juntamente com toda sua tripulação, deixando a nave a vagar pela imensidão do espaço.
Muitos séculos se passam, até que um dia um jovem chamado Devon, residente numa biosfera de cultura Amish e descobre que eles estão numa imensa espaçonave, muito maior do que qualquer pessoa pudesse imaginar. Devon também inadvertidamente consegue chegar a área de comando da nave e descobre que a ponte acabou sendo destruída e toda sua tripulação acabou sendo morta.
Também descobre que a nave está em rota de colisão com uma grande estrela semelhante ao Sol. Diante disso, Devon retorna para a sua biosfera natal para levar todo o seu conhecimento adquirido e avisar da catástrofe, mas ninguém acredita nele e ele é condenado à morte por heresia.
Mas graças a ajuda de seu amigo Garth consegue escapar, assim Devon, Garth e Rachel partem para tentar convencer outras biosferas a entender o que realmente está acontecendo. Logo descobrem que esta tarefa não é das mais fáceis, pois muitos séculos já se passaram, muitos já morreram e somente alguma pouca coisa da história da Terra restou para ser contada.
Em algumas biosferas a cultura terrestre desapareceu completamente. Ocasionalmente, eles são ajudados pelos sistemas de computação da nave. Várias comunidades que viviam nas cúpulas começaram a desenvolver sua própria maneira de viver criando para eles uma nova forma de sociedade.
Apesar de todos os esforços, o espetáculo é considerado por uma grande parte dos autores e críticos especializados como a pior série de ficção científica já produzida. Segundo estes autores, o espetáculo teve bons roteiristas, mas alguma coisa não funcionava direito e foi abruptamente cancelada após 16 episódios.
As filmagens dos episódios aparentavam mais peça teatral ou uma novela feita em estúdio e não possuíam aquela dimensão das cenas de cinema, como acontece nas outras séries. Apesar do programa não ser de agrado dos críticos, ainda assim existem muitas comunidades que são fãs ardorosos do seriado, haja vista a quantidade de sites na Internet direcionada para esta série.
O seriado foi apresentado originalmente no Canadá, pela CTV, entre 14 de setembro de 1973 a 8 de fevereiro de 1974, num total de apenas 16 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada. Nos Estados Unidos foi exibida em syndicated e no Brasil através da Rede Globo.

Elenco
Keir Dullea como Devon
Gay Rowen como Rachel
Robin Ward como Garth

William Osler como a voz do Computer Host

TRILHA DE ABERTURA:
Episódios

01 - Voyage of Discovery

02 - Lazarus from the Mist

03 - The Goddess Calabra

04 - The Pisces

05 - Children of Methuselah

06 - And Only Man is Vile

07 - Circuit of Death

08 - Gallery of Fear

09 - Mr. Smith of Manchester

10 - The Alien Oro

11 - The Astro Medics

12 - The Implant People

13 - The Return of Oro

14 - Farthing´s Comet

15 - Beehive

16 - Spece Precinct

AUTOR: TV SINOPSE

4 comentários:

  1. Olá. Talvez uma nova regravação com novos recursos de filmagem pudesse ser feita. A proposta da série é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. A serie eh otima, pena que foi tao curta. Curiosidade sobre a serie, quanto aos atores, o ator John Colicos (foto 9 de cima para baixo, do episodio "The Goddess Calabra") interpretou o Conde Baltar (o vilao, traidor dos humanos) em Battlestar Galactica (1978 TV series), assim como participacoes nos seriados Star Trek: The Original Series, Star Trek: Deep Space Nine, e outros. O ator Keir Dullea, que interpretava o personagem principal Devon (foto 11) que fazia o par romantico da personagem Raquel, interpretada pela atriz Gay Rowen (foto 12), ele eh nada mais, nada menos que o personagem principal, Comandante David Bowman, que aparece nos filmes 2001: A Space Odyssey, e 2010.
    Uma curiosidade sobre uma cena (foto 10), eh que se trata de um rombo no casco da nave ARK causado por uma colisao de uma outra astronave, e se assim fosse de fato, os personagens seriam puxados para o vacuo do espaco sideral, jah que nao estao presos a nenhum sistema de seguranca que os prenda a nave, pois eh facil de notar a falta de cintos de seguranca, enquanto eles observam a avaria no casco da ARK.
    Vale a pena assistir aos episodios desta curtissima serie, para quem gosta do genero, uma otima pedida. Um clima nostalgico de ficcao cientifica dos anos 70. Eu recomendo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a foto 10, a sucção provocada pelo que sai de um orifício numa nave viajando no vácuo, dura somente alguns décimos de segundo, até as pressões interna e externa se igualarem, portanto, se os personagens entraram na sala após o acidente, não seriam sugados pela fenda!

      Excluir
  3. Não é falado no texto, mas a série foi uma ideia do escrito sci-fi Harlson Ellison que tinha escrito pra Além da Imaginação e Star Trek. A sua ideia original foi mudada pelos produtores, e ele resolveu assinar a série com o pseudônimo Cordwainer Bird.

    Hallison posteriormente publicou em livro a sua ideia do roteiro original , e em 2010, A editora IDW lança no mercado a primeira, de quatro edições, da versão de “Starlost” para os quadrinhos. Não se trata, no entanto, da adaptação da série como ela foi produzida mas da versão do roteiro original, como ele foi concebido por Harlan. Mas basicamente a história é a mesma, o que muda é o enfoque da trama. Segundo críticos que leram o texto original, na série, deram ênfase a uma situação de Romeu e Julieta para Devon e Rachel, enquanto que, no roteiro original, a impossibilidade deles se casarem fica em segundo plano.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...