TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NOVA IORQUE CONTRA O CRIME

NYPD Blue era uma série de TV norte-americana, um drama policial criado por Steven Bochco e David Milch, apresentada inicialmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 21 de setembro de 1993 a 1 de março de 2005, num total de 261 episódios, com aproximadamente 60 minutos de duração, em 12 temporadas.
No Brasil esta série foi apresentada com o título de Nova Iorque Contra o Crime e foi apresentado pela Rede Record entre o final dos anos 90 até por volta de 2002. Na televisão por assinatura o Canal FOX, a série foi exibida entre o final dos anos 90 até 2004 e em 2005 voltou a ser apresentada pelo Canal FX.
A série explorava as lutas internas e externas que ocorriam na 15º Distrito Policial de Nova Iorque (NYPD). Normalmente cada episódio mostrava um dia completo, onde várias histórias acabavam por envolver todos os elementos que compunham a NYPD. Muitas decisões que tinham de ser tomadas conduziam para o crescimento do drama, chegando muitas vezes até a interferir grandemente na vida pessoal e profissional destes agentes.
A série foi produzida pela 20th Century Fox e Steven Bochco Production, baseadas em vários relatos de um ex-detetive Bill Clark, que trabalhou por muitos anos na polícia de Nova Iorque, proporcionando a Milch (co-criador da série) várias histórias da vida real, que acabou por se incorporar ao espetáculo. Clark se aposentou depois do departamento e se tornou um dos produtores de NYPD Blue.
Grande parte das filmagens foram realizadas em Los Angeles e Nova Iorque, somente nas temporadas finais passaram a ser totalmente produzidas em Los Angeles, mostrando apenas alguns "Flash" de alguns locais de Nova Iorque, devido ao custo da produção.
Quando a série teve início, o detetive Andy Sipowicz, interpretado por Dennis Franz, aparecia com um cafetão, bêbado, racista e ateu, além de um policial com muito tempo em contato com a violência da cidade e da profissão. Seu companheiro, amigo e parceiro era o detetive John Kelly (David Caruso), que procurava ajudar Andy no que podia.
Pouco tempo depois Andy teve de ser internado para se recuperar do alcoolismo e Kelly passou a ser assessorado pelo Tenente Artur Fancy e um outro policial do anti-crime James Martinez, mas a vida de Kelly também era cercado por diversos problemas de ordem pessoal.
Estava se divorciando de sua mulher Laura, ao mesmo tempo estava se envolvendo com a policial Janice Licalsi, que mais tarde se envolveria num assassinato do chefe Angelo Marino e as repercussões desse acontecimento, voltaram a infernizar a vida de Kelly. Com o passar dos episódios, David Caruso passou a ter um destaque muito grande dentro e fora do espetáculo.
Foi convidado para fazer cinema e bem antes do início da segunda temporada passou a pedir várias demandas, inclusive o corte dele em determinadas cenas, para que ele tivesse tempo da trabalhar nos filmes, o que gerou um desconforto entre Caruso e os produtores que recusaram a atender seu pedido, fazendo com que ele deixasse NYPD Blue, depois dos primeiros episódios da segunda temporada.
Mas, sua carreira no cinema não foi muito bem sucedida, os críticos não gostaram de sua atuação e também não obteve sucesso comercial, fazendo com que ele retornasse novamente a atuar na televisão na série CSI: Miami.
Para substituir Caruso, Bochco convidou o ator Jimmy Smits, que inicialmente não aceitou alegando outros compromissos, mas depois de ler o roteiro do espetáculo concordou em substituir Caruso, interpretando o personagem Bobby Simone, trazendo uma nova dimensão à série e tornando-se o novo parceiro de Sipowicz.
Para justificar a saída de Caruso, Licalsi é considerada culpada e isso acaba atingindo Kelly que é mandado para um outro distrito, mas ao invés disso ele prefere deixar o departamento. Andy se recupera e volta novamente a atividade, tendo agora como parceiro Bobby Simone, que com o tempo aprende a aceitar como companheiro.
Também durante a segunda temporada, Sipowicz passou a freqüentar as reuniões dos alcoólicos anônimos para ajudar a parar de beber e começou uma relação com uma assistente da advocacia Sylvia Costas (Sharon Lawrence). Os dois acabaram se casando e tiveram um filho chamado Theo, mas antes disso Sylvia se envolveu com outro homem.
Smits permaneceu na série até depois da quinta temporada, quando decidiu deixar o espetáculo pois seu contrato havia acabado e também em grande parte devido ao co-criador David Milch, que passou a fazer mudanças de última hora nos roteiros que envolviam o personagem interpretado por ele. Para justificar sua saída, logo após seu casamento com Russell, Simone apanha uma gripe, que mais tarde é diagnosticado como uma doença coronária e acaba morrendo.
Para o lugar de Smits, os produtores propuseram colocar um personagem com personalidade completamente diferente e para isso convidaram Rick Schroder para interpretar o Detetive Danny Sorenson, um jovem policial da narcóticos.
Relutantemente, mas Sipowicz acabou se tornando seu mentor. O personagem nunca conseguiu ser popular quanto a de Smits, mas Schroder conseguiu acalmar os críticos em relação a ele. Os episódios de NYPD Blue tinham uma excelente qualidade dramática e visual e refletiam como ninguém a vida profissional e pessoal dos policiais de Nova Iorque.
Os produtores da série queriam dar ao público a possibilidade de sentir as palavras e situações adultas num país onde o conservadorismo parecia se estabelecido em todos os meios, eliminando parte da coisas que eles consideravam contrária aos seus valores.
O elenco do espetáculo era muito grande o que às vezes acabava confundindo os espectadores, mas, apesar disso o papel central durante as doze temporadas ficou nas mãos de Dennis Franz, interpretando o detetive Andy Sipowicz, um policial calvo, baixinho e gordo, que acabou virando um ícone na televisão.
O espetáculo ficou particularmente conhecido por mostrar cenas muito fiéis à realidade, cenas chocantes e de sexo, muita violência e a utilização de palavrões e termos bem fortes dos seus personagens, que as maiorias das outras séries nem pensariam em apresentar e que acabaram gerando verdadeiros escândalos, principalmente nos Estados Unidos.
Já no episódio piloto, a série apresentava uma cena nada sutil na cama, o que acabou rapidamente gerando uma grande controvérsia, apesar da confusão ter começado bem antes, quando a rede ABC apresentou o espetáculo aos seus afiliados e publicitários, que logo de cara propuseram a Bochco a cortar quinze segundos da cena de sexo, o que foi negado evidentemente, o que acabou gerando reações adversas.
Uma corrente conservadora comandada pelo reverendo Donald Wildmon da AFA (American Family Association) lideraram uma campanha nacional contra o espetáculo, fazendo com que as suas afiliadas não promovessem o programa e lançando um boicote ao produtos dos patrocinadores, durante a transmissão desta série.
Com isso, aproximadamente 25% dos afiliados da ABC se recusaram a estrear a série, o que forçou a rede a oferecer o espetáculo para as emissoras independentes e afiliadas da Fox, mas teve que reduzir o quanto pode o custo cobrado pelo tempo do espetáculo, por causa de toda essa controvérsia.
Mas ironicamente, toda essa controvérsia gerada, acabou também se tornando uma grande publicidade para a série, fazendo com que isso puxasse a audiência para cerca de 23 milhões de espectadores, enquanto os críticos teciam grandes elogios ao espetáculo. Isso fez com muitos executivos de várias emissoras, que até então se negavam a apresentar o espetáculo, a voltarem atrás em suas decisões, mesmo diante dos ataques contínuos da AFA.
Com o passar dos episódios, os espectadores foram percebendo que NYPD Blue era uma série forte, bem feita e o drama ofereciam uma nudez muito mais real do que as outras séries similares. Mesmo com o boicote a série terminou a primeira temporada em 18º lugar.
Muitos afiliados que haviam recusado a apresentação da série mudaram sua conduta e começaram a apresentar o espetáculo. A crítica especializada também passou a dar grande destaque ao modo como Dennis Franz encontrou para retratar o Detetive Sipowicz.
O espetáculo mostrava os métodos das investigações policiais, diálogos inteligentes, personagens bem colocados e apresentavam uma cidade cheia de diversidade cultural, arquitetônica e social, proporcionando um dos melhores exemplos de uma televisão adulta e inteligente, apesar do protestos de vários membros mais conservadores, que o consideravam apenas como um lixo e cheio de violência de baratas.
Apesar do todas as controvérsias que o espetáculo causava, ele obteve diversas indicações aos prêmios, chegando a ganhar em 1995, o prêmio Emmy como a melhor série dramática, além de quatro Emmy como melhor ator para Dennis Franz pela sua atuação como o detetive Andy Sipowicz.
Após 11 temporadas e mantendo ainda um boa audiência, a ABC começou a fazer barulho sobre o cancelamento da série, mas Bochco decidiu que ainda não era tempo e assim ambos concordaram em mais uma temporada, que seria a última. NYPD era um drama sólido, mas já começava a ser obscurecido por outras séries mais novas como Os Sopranos e séries mais cativantes como Deadwood, Lei & Ordem e as subsidiárias de CSI.
O episódio final foi apresentado nos Estados Unidos no dia 1 de março de 2005, sem grandes alardes, mostrando apenas um dia comum na vida do 15º Distrito, conseguindo uma audiência de 16 milhões de espectadores, uma da melhores avaliações dos últimos três anos e também sendo reconhecido como um dos melhores dramas da história da televisão norte-americana.

Elenco
Dennis Franz (Det./Sgt. Andy Sipowicz) 
David Caruso (Det. John Kelly)
Nicholas Turturro (Ofc./Det./Sgt. James Martinez)
Gordon Clapp (Det. Greg Medavoy) 
Sharon Lawrence (Sylvia Costas)
Gail O'Grady (Donna Abandando) 
Jimmy Smits (Det. Bobby Simone) 
Kim Delaney (Det. Diane Russell) 
Justine Miceli (Det. Adrienne Lesniak)
Andrea Thompson (Det. Jill Kirkendall)
Rick Schroder (Det. Danny Sorenson)

James McDaniel (Lt./Capt. Arthur Fancy)
Henry Simmons (Det. Baldwin Jones)
John F. O'Donohue (Det./Sgt. Eddie Gibson)
Garcelle Beauvais-Nilon (Valerie Haywood)
Charlotte Ross (Det. Connie McDowell)
Esai Morales (Lt. Tony Rodriguez)
Mark-Paul Gosselaar (Det. John Clark, Jr.)
Jacqueline Obradors (Det. Rita Ortiz)
Currie Graham (Lt. Thomas Bale)
Bonnie Somerville (Det. Laura Murphy)
Sherry Stringfield (Laura Michaels)
Amy Brenneman (Officer Janice Licalsi)
Bill Brochtrup (John Irvin)

TRILHA DE ABERTURA:
Episódios
Primeira Temporada

1. Pilot
2. 4B or Not 4B
3. Brown Appetit
4. True Confessions
5. Emission Accomplished
6. Personal Foul
7. NYPD Lou
8. Tempest in a C-Cup
9. Ice Follies
10. Oscar, Meyer, Weiner
11. From Hare to Eternity
12. Up on the Roof
13. Abandando Abandoned
14. Jumpin' Jack Fleishman
15. Steroid Roy
16. A Sudden Fish
17. Black Men Can Jump
18. Zeppo Marks Brothers
19. Serge the Concierge
20. Good Time Charlie
21. Guns 'n Rosaries
22. Rockin' Robin
Segunda Temporada

23. Trials & Tribulations
24. From Whom the Skell Rolls
25. Cop Suey
26. Dead and Gone
27. Simone Says
28. The Final Adjustment
29. Double Abandando
30. You Bet Your Life
31. Don We Now Our Gay Apparel
32. In the Butt, Bob
33. Vishy-Vashy-Vinny
34. Large Mouth Bass
35. Travels With Andy
36. A Murder With Teeth in It
37. Bombs Away
38. UnAmerican Grafitti
39. Dirty Socks
40. Innuendo
41. Boxer Rebellion
42. The Bookie and Kooky Cookie
43. The Bank Dick
44. A.D.A. Sipowicz
Terceira Temporada

45. E.R.
46. Torah! Torah! Torah!
47. One Big Happy Family
48. Heavin' Can Wait
49. Dirty Laundry
50. Curt Russell
51. Aging Bull
52. Cold Heaters
53. Sorry, Wong Suspect
54. The Backboard Jungle
55. Burnin' Love
56. These Old Bones
57. A Tushful of Dollars
58. The Nutty Confessor
59. Head Case
60. Girl Talk
61. Hollie and the Blowfish
62. We Was Robbed
63. Auntie Maimed
64. A Death in the Family
65. Closing Time
66. He's Not Guilty, He's My Brother
Quarta Temporada

67. Moby Greg
68. Thick Stu
69. Yes, We Have No Cannolis
70. Where's 'Swaldo?
71. Where'd the Van Gogh?
72. Yes Sir, That's My Baby
73. Ted and Carey's Bogus Adventure
74. Unembraceable You
75. Caulksmanship
76. My Wild Irish Nose
77. Alice Doesn't Fit Here Anymore
78. Upstairs, Downstairs
79. Tom and Geri
80. A Remington Original
81. Taillight's Last Gleaming
82. What a Dump!
83. A Wrenching Experience
84. I Love Lucy
85. Bad Rap
86. Emission Impossible
87. Is Paris Burning?
88. A Draining Experience
Quinta Temporada

89. As Flies to Careless Boys Are We to the Gods / This Bud's for You
90. All's Wells That Ends Well
91. Three Girls and a Baby
92. The Truth is Out There
93. It Takes a Village
94. Dead Man Talking
95. Sheedy Dealings
96. Lost Israel (1)
97. Lost Israel (2)
98. Remembrance of Humps Past
99. You're Under a Rasta
100. A Box of Wendy
101. Twin Petes
102. Weaver of Hate
103. Don't Kill the Messenger
104. The One That Got Away
105. Speak For Yourself, Bruce Clayton
106. I Don't Wanna Dye
107. Prostrate Before the Law
108. Hammer Time
109. Seminal Thinking
110. Honeymoon at Viagra Falls
Sexta Temporada

111. Top Gum
112. Cop in a Bottle
113. Numb & Number
114. Brother's Keeper
115. Hearts and Souls
116. Danny Boy
117. Czech Bouncer
118. Raging Bulls
119. Grime Scene
120. Show and Tell
121. Big Bang Theory
122. What's Up, Chuck?
123. Dead Girl Walking
124. Raphael's Inferno
125. I Have a Dream
126. Tain't Misbehavin
127. Don't Meth With Me
128. Mister Roberts
129. Judas Priest
130. I'll Draw You a Mapp
131. Voir Dire This
132. Safe Home
Sétima Temporada

133. Loogie Nights
134. A Hole in Juan
135. The Man with Two Right Shoes
136. The Naked are the Dead
137. These Shoots are Made for Joaquin
138. Brothers Under Arms
139. Along Came Jones
140. Everybody Plays the Mule
141. Jackass
142. Who Murders Sleep
143. Little Abner
144. Welcome to New York
145. The Irvin Files
146. Sleep Over
147. Stressed For Success
148. Goodbye Charlie
149. Roll Out the Barrel
150. Lucky Luciano
151. Tea and Sympathy
152. This Old Spouse
153. Bats Off to Larry
154. The Last Round Up
Oitava Temporada

155. Daveless in New York
156. Waking Up is Hard to Do
157. Franco, My Dear, I Don't Give a Damn
158. Family Ties
159. Fools Russian
160. Writing Wrongs
161. In-Laws, Outlaws
162. Russellmania
163. Oh Golly Goth
164. In the Still of the Night
165. Peeping Tommy
166. Thumb Enchanted Evening
167. Flight of Fancy
168. Nariz a Nariz
169. Love Hurts
170. Everyone Into the Poole
171. Dying to Testify
172. Lost Time
173. Under Covers
174. In the Wind
Nova Temporada

175. Lie Like a Rug (1)
176. Johnny Got His Gold (2)
177. Two Clarks in a Bar
178. Hit the Road, Clark
179. Cops and Robber
180. Baby Love
181. Mom's Away
182. Puppy Love
183. Here Comes the Son
184. Jealous Hearts
185. Humpty Dumped
186. Oh, Mama
187. Safari, So Good
188. Hand Job
189. Guns & Hoses
190. A Little Dad'll Do Ya
191. Gypsy Woe's Me
192. Less is Morte
193. Low Blow
194. Oedipus Wrecked
195. Dead Meat in New Deli
196. Better Laid Than Never (1)
197. Better Laid Than Never (2)
Especial Inside NYPD Blue: A Decade on the Job

Décima Temporada

198. Ho Down
199. You've Got Mail
200. One in the Nuts
201. Meat Me in the Park
202. Death by Cycle
203. Maya Con Dios
204. Das Boots
205. Below the Belt
206. Half-Ashed
207. Healthy McDowell Movement
208. I Kid You Not
209. Arrested Development
210. Bottoms Up
211. Laughlin All the Way to the Clink
212. Tranny Get Your Gun
213. Nude Awakening
214. Off the Wall
215. Marine Life
216. Meet the Grandparents
217. Maybe Baby
218. Yo, Adrian
219. 22 Skidoo
Décima Primeira Temporada

220. Frickin' Fraker
221. Your Bus, Ted
222. Shear Stupidity
223. Porn Free
224. Keeping Abreast
225. Andy Appleseed
226. It's to Die For
227. And the Wenner Is...
228. Only Schmucks Pay Income Tax
229. You Da Bomb
230. Passing the Stone
231. Chatty Chatty Bang Bang
232. Take My Wife, Please
233. Colonel Knowledge
234. Old Yeller
235. On the Fence
236. In Goddess We Trussed
237. The Brothers Grim
238. Peeler? I Hardly Knew Her
239. Traylor Trash
240. What's Your Poison?
241. Who's Your Daddy?
Décima Segunda Temporada

242. Dress for Success
243. Fish Out of Water
244. Great Balls of Ire
245. Divorce Detective Style
246. You're Buggin' Me
247. The Vision Thing
248. My Dinner With Andy
249. I Like Ike
250. The 3-H Club
251. The Dead Donald
252. Bale Out
253. I Love My Wives, But Oh You Kid
254. Stoli with a Twist
255. Stratis Fear
256. La Bomba
257. Old Man Quiver
258. Sergeant Sipowicz' Lonely Hearts Club Band
259. Lenny Scissorhands
260. Bale to the Chief
261. Moving Day

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...