TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 16 de agosto de 2015

ALÉM DA IMAGINAÇÃO

Twilight Zone, também conhecida no Brasil como Além da Imaginação, foi uma série de televisão do gênero ficção científica, fantasia e terror, criado e escrita pelo seu narrador e anfitrião, Rod Serling, cuja estréia ocorreu com um episódio piloto denominado “The Time Element”, dirigido por Allen Reisner e escrito pelo próprio Rod Serling, que foi apresentado no dia 24 de novembro de 1958, nos Estados Unidos.
Pouco tempo depois a série passou a ser apresentada semanalmente, com início em 2 de outubro de 1959, com o episódio “Where is Everybody?” e terminando em 19 de junho de 1964, com o episódio “The Bewitchin´ Pool”, dirigido por Joseph M. Newman e roteiros de Earl Hammer, Jr., totalizando 156 episódios, em preto e branco, segundo informes do site da Wikipedia.
Ao longo de suas temporadas a série contou também com a participação de diversos outros autores famosos tais como Ray Bradbury, Richard Matherson e Charles Beaumont, entre outros, bem como muitos episódios foram adaptados de autores clássicos como Lewis Padgett e Ambros Bierce, que eram habilmente adaptados para uma história televisiva.
Alguns autores citam que a origem do nome da série, Twilight Zone, que numa tradução literal significa “Zona do Crepúsculo” era devido ao espetáculo abordar na grande maioria de seus episódios histórias contendo elementos cientificamente não explicáveis como mundos paralelos, viagens no tempo, alienígenas ou então contendo elementos sobrenaturais como fantasmas e vampiros, entre outros, cujos acontecimentos se fixavam nesta zona, ambiente esse que ficava entre o limite da realidade e a fantasia.
Durante a década de 50 principalmente, os Estados Unidos atravessavam uma onda de perseguições políticas, que ficou conhecido como “Marcathismo”, onde diversas pessoas, principalmente do meio artístico foram enquadrados ou taxados como comunistas e em conseqüência disso, ficavam praticamente proibidos de exercer suas profissões, já que Hollywood e os outros meios de comunicação, tais como radio, televisão e cinema fechavam as portas para estes artistas.
Em virtude disso, diversos profissionais da área de entretenimento tiveram que deixar o país e ir procurar emprego em outros países como a Inglaterra, por exemplo. Diante disso, muitos redatores, inclusive desta série, dirigiam seus roteiros metaforicamente, sem expor-se diretamente ou explicitamente.
Diversos temas em muitos episódios tratavam de problemas como a guerra nuclear e outros assuntos proibidos, até mesmo fazendo críticas severas às próprias doutrinas de Joseph McCarthy, mas de uma maneira tão sutil, que nem mesmo os censores percebiam as manobras textuais e acabavam ignorando-os imaginando tratar-se apenas de fantasias inócuas e sem nenhum teor político ou social.

Muitos autores, ao reverem os episódios nos dias atuais confirmam perceber perfeitamente estas manobras dos produtores do programa, mas felizmente tudo isso não foi captado pelos dirigentes das emissoras e patrocinadores naquele momento. O programa tinha como anfitrião Rod Serling que introduzia a história do espetáculo e a série ao longo do tempo teve outras reavivações ou continuações.
Na década de 80, por exemplo, foi lançado o filme “The Twilight Zone: The Movie” (1983), que causou um grande alvoroço durante suas filmagens, quando o ator principal acabou sendo degolado pelas hélices do helicóptero da filmagem, que teve problemas mecânicos e caiu, assim como outras duas crianças, que também participavam das filmagens acabaram sendo mortas durante o acidente.
Dois anos mais tarde, uma novo remake da série, contendo 3 temporadas foi exibida a cores, entre 1985 a 1989, denominada como “The New Twilight Zone” e em 1994 um telefilme foi produzido, com duração de duas horas, contendo adaptações das histórias de Rod Serling, sob o título de "Rod Serling´s Lost Classics".
Mais recentemente, uma nova versão, um segundo remake da série original de 1959, foi produzido numa parceria entre o Canadá e os Estados Unidos, tendo desta vez como anfitrião o ator Forest Whitaker, pois Rod Serling já havia morrido em 1975.
A série era introduzida por uma narração que dizia: “Você está entrando em outra dimensão. Uma dimensão não só da visão e do som, mas da mente. Uma jornada para uma região assombrosa onde os limites existem apenas em sua mente. Você está indo Além da Imaginação”.
O espetáculo foi exibido nos Estados Unidos, pela UPN, entre 18 de setembro de 2002 a 1 de abril de 2003, num total de 44 episódios, de aproximadamente 20 minutos cada, em uma temporada. No Brasil esta série foi exibida pelo SBT.
Rod Serling nasceu como Rodman Edward Serling no dia 25 de dezembro de 1924, em Syracusa, Nova Iorque, Estados Unidos e logo após a sua participação durante a Segunda Guerra Mundial, arranjou emprego como roteirista numa rádio onde passou a escrever para diversos programas. Com o passar do tempo começou a desenvolver uma característica para manuscritos envolvendo diversos tipos de fenômenos sobrenaturais e com isso começou a colaborar com seus roteiros tanto para a televisão, assim como para o cinema.
Na década de 50 desenvolveu um roteiro para um programa que acabou se tornando uma série semanal e mundialmente conhecida chamada Twilight Zone, que influenciou diversos outros espetáculos do gênero. Com o fim do seriado em 1964, começou a trabalhar em roteiros para outras séries de televisão até retornar com um programa do mesmo estilo de Twilight Zone, mas desta denominada Night Galery, que era muito parecido, com algumas poucas alterações e cujas histórias eram baseadas em alguns quadros expostos numa galeria de arte.
Ele se casou com Carol Serling em 1948 e ficou casado até sua morte em 28 de junho de 1975, em Nova Iorque, EUA, por complicações advindas de uma operação de ponte de safena, devido ao seu vício pelo cigarro por muitos anos.

Elenco

Rod Serling como anfitrião e narrador (1958-1964)

Forest Whitaker como anfitrião e narrado (2002-2003)

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...