TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

BONANZA

A série Bonanza narra as aventuras da família Cartwright, na proteção de sua fazenda, Rancho Ponderosa, dos invasores e de outros perigos, situada em Virginia City e pouco tempo depois do término da guerra civil norte-americana. A série também tratou de temas como problemas raciais, condição da mulher naquela época, problemas psicológicos, alcoolismo e matadores de aluguel.

Ben Cartwright era o patriarca da família, viúvo, fora casado três vezes e desses relacionamentos teve três filhos, Adam, Hoss e Little Joe, cada um com uma esposa diferente. Criou seus filhos sozinho, era tido como um homem justo, trabalhador e muito respeitado por todos.
Ben foi interpretado pelo ator canadense Lorne Greene, que na época era somente conhecido com o apelido de "A voz do Canadá", pelas diversas participações nas rádios daquele país. Depois de Bonanza participou também de outras séries, como Galactica, Código R/Fogo, entre outros, com sucesso. Morreu em setembro de 1987, aos 72 anos, vítima de pneumonia. Foi casado duas vezes e deixou três filhos.
Adam (Pernell Roberts), era o filho mais velho de Ben e também o mais sério e introspectivo dos irmãos, e gostava sempre de vestir-se de preto. Apesar dele receber mais cartas das fãs na época, ele sempre estava insatisfeito, se muito queixava da série e foi o primeiro a deixar o espetáculo, ao término da sexta temporada.
Após ele deixar o elenco, ele caiu no ostracismo e continua a trabalhar em teatro, fazendo pequenas participações em algumas séries, foi protagonista numa série chamada Trapper John MD, mas nunca mais conseguiu o mesmo sucesso do que em Bonanza. Nos anos 90 voltou a trabalhar como apresentador e narrador para uma série de documentários para o The History Channel. Ele foi casado por três vezes e tem um filho e morreu no dia 24 de janeiro de 2010, aos 81 anos, vítima de um câncer de pâncreas.
A saída de Pernell Roberts da série não chegou a afetar a audiência, mas mesmo assim os produtores resolveram aumentar a participação de alguns personagens. O personagem do Sherife Roy Coffe (Ray Teal), por exemplo, tornou-se mais assíduo nos episódios.
O ator morreu em abril de 1976. Hoss (Dan Blocker), era o filho do meio, um grandalhão, com uma força descomunal, mas extremamente bondoso de coração. Entre o final da 13ª e início da 14ª temporada da série, em maio de 1972, o ator Dan Blocker, passou mal e veio a falecer, aos 43 anos de idade.
Michael Landon interpretava Little Joe (Pequeno Joe), o filho menor, corajoso, rápido no gatilho e muito mulherengo. Com o passar dos tempo tornou-se mais inteligente, mais maduro e cauteloso.
Após a série Bonanza, Landon tornou-se um bem sucedido produtor e diretor, assim como tornou-se um ator bem popular, participando de série como Os Pioneiros, O Homem que veio do céu, com muito sucesso. Casou-se duas vezes, teve nove filhos e morreu em julho de 1991, vítima de câncer no pâncreas, aos 54 anos.
Foto - Victor Sen Young e Lorne Greene

Além de Ben e dos filhos, a família ainda contava com a ajuda impecável do mordomo e cozinheiro chinês, Hop Sing, interpretado pelo ator Victor Sen Young, que morreu pobre e sozinho aos 65 anos, devido a um vazamento de gás do fogão de seu apartamento alugado.
Foto - David Canary e Lorne Greene

Na nona temporada com os índices em início de declínio, novas modificações foram efetuadas na série. O personagem Candy (David Canary) foi introduzido como capataz do rancho, onde permaneceu por mais três temporadas.
Mitch Vogel e Michael Landon

Com sua saída surge Jamie Hunter (Mitch Vogel), um órfão adotado pelos Cartwright, para atrair um publico mais jovem ao seriado. Mas apesar disso, o seriado continuava perdendo audiência. Com a morte de Dan Blocker (Hoss), em 1972, os produtores tentaram outras modificações para manter viva a série.
Foto - Tim Matheson

Trouxeram novamente para o elenco, de forma mais regular, o personagem Candy, além da introdução de Griff King (Tim Matheson), um fora-da-lei, que aparece em Ponderosa à procura de emprego tornando-se um dos empregados juntamente com Candy. Mas tudo isso de nada adiantou.
A morte de Blocker foi como um golpe de misericórdia, parecia que algo fora retirado da alma do seriado. A audiência continuava a despencar e em janeiro de 1973, foi finalmente cancelada. Bonanza teve 14 temporadas, 431 episódios e é até hoje considerado a segunda maior série de teve no gênero faroeste, perdendo somente para o seriado Gunsmoke, com 635 episódios em 20 temporadas. Ela foi também a primeira série de faroeste a ser totalmente produzida a cores.
A inesquecível música de abertura da série composta por Jay Livington e Ray Evan e as belíssimas locações do Rancho Ponderosa, foram alguns dos inúmeros ingredientes para o seu sucesso. Curiosamente a música de abertura (instrumental) foi cantada uma vez, no primeiro episódio-piloto. No Brasil, o seriado começou a ser apresentado em 1963, aos sábados, às 20:55 hs, na extinta TV Tupi, onde se firmou como um dos seriados de maior sucesso da época.
Elenco

Lorne Greene (Ben Cartwright)

Pernell Roberts (Adam Cartwright)

Dan Blocker (Ross Cartwright)

Michael Landon (Little Joe Cartwright)

Victor Sen Yong (Hop Sing)

Ray Teal (Xerife Roy Coffee)

Neil "Bing" Russell (Xerife Clem Foster)

Mitch Vogel (Jamie Cartwright)

David Canary (Candy)

Tim Matheson (Griff King)

Lou Frizzell (Dusty Rhoades)

Guy Williams (Will Cartwright)
AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...