TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

OS INTOCÁVEIS

The Untouchables, que no Brasil ficou conhecido pela sua tradução literal Os Intocáveis, foi uma série de TV baseada num romance escrito por Eliot Ness e Oscar Fraley, sobre a época da chamada Lei Seca, em Chicago, lei essa que impedia a circulação e consumo de bebidas alcoólicas dentro da cidade.
Porém, essa lei era freqüentemente quebrada por chefões que formavam verdadeiras quadrilhas de criminosos para fabricar, distribuir e extorquir policiais para que seus negócios fossem mantidos.
Um dos chefões mais famoso dessa época chamava-se Al Capone e para combater toda essa criminalidade Eliot Ness foi convocado. Mais tarde, quando tudo conseguiu voltar novamente ao controle, um livro foi escrito contando toda esse drama vivido nessa época e é nesse livro que a série se baseia.
A série foi produzida por Quinn Martin através da Desilu Productions, um estúdio pertencente aos atores Desi Arnaz e Lucille Ball, famoso por prover comédias de costumes para a televisão norte-americana.
O espetáculo fez um grande sucesso até o término da segunda temporada, quando a sua popularidade começou a declinar, quando a concorrente NBC colocou um programa de variedades musicais chamada “Sing Along with Mitch” e parte da audiência se migraram para ela.
Os Intocáveis foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 15 de outubro de 1959 a 21 de maio de 1963, num total de 118 episódios, mais um piloto dividido em duas partes.
A duração de cada episódio girava em torno de 60 minutos. No Brasil esta série foi exibida por algumas emissoras de televisão a partir da década de 60, também com grande sucesso.
Os Intocáveis da televisão mostrava um Eliott Ness fictício, interpretado pelo ator Robert Stack, mais um grupo de agentes do tesouro incorruptíveis, de quem os jornais da época denominavam de “Os Intocáveis”.
A série teve como fonte, as lutas que eram travadas contra o crime organizado e também mostrando por diversas ocasiões, um outro lado dessa história, através de grandes atores talentosos que participavam como artistas convidados como Robert Redford, William Bendiz, Lloyd Nolan, J. Carrol Nash e Peter Falk.
Estes atores especialmente convidados geralmente interpretavam os grandes chefões do crime, mostrando esses criminosos mais como seres humanos, com suas virtudes e fraquezas, do que propriamente um herói, como esses chefões eram vistos naquela época
A série The Untouchables deu início com telefilme de duas horas, divididas em duas partes, onde documentava a briga travada entre Ness contra o líder da organização criminosa em Chicago, Al Capone, sempre mantendo os jogos de cenas quase que totalmente escuros e com sucessões feitas externamente.
Também contava com um humor realístico do narrador Walter Winchell que fazia o jogo introdutório dos episódios de cada semana, além do tema musical muito bem colocado de Nelson Riddle.
O espetáculo também foi muito criticado pelo uso exagerado de cenas violentas, mas a ABC se justificava dizendo que se tratava apenas de manter a precisão histórica, contudo a rede freqüentemente violava as regras colocando o Eliot Ness fictício, como responsável por prender líderes como George “Bugsy” Moran e Ma Barker, fatos esses que não tinham nenhuma conotação com a realidade.
Também muitos agentes reais da FBI se queixavam que a série creditava tudo a esse Ness fictício. Isso gerou uma pressão tão forte dentro da rede, que a ABC se viu obrigada a criar personagens da FBI, adicionalmente, para poder se retratar, pois eles também estavam envolvidas historicamente e isso também acabou ocasionando uma maior precisão ao espetáculo.
Além dos agentes da FBI, a série também recebeu enormes protestos da comunidade ítalo-americana ao criar personagens étnicos estereotipados, geralmente colocando os italianos como personagens criminosos. Até a família de Capone abriu um processo no valor de um milhão de dólares contra o produtor Desi Arnaz por não concordar da maneira como a série mostrava a figura de Al Capone.
O espetáculo contribuiu bastante na carreira do produtor Quinn Martins, que depois do encerramento da série, alcançou outros grandes sucessos como The FBI em 1965 e The Streets of San Francisco em 1972 e Robert Stack se tornou um popular ator de televisão participando de vários dramas que, geralmente envolviam crimes e aventureiros.
A partir de 1988 se tornou anfitrião de um programa chamado “Unsolved Mysteries”, um popular reality show e depois continuou a participar de filmes e seriados até a sua morte em 14 de maio de 2003, aos 84 anos de idade.
A série Os Intocáveis inspiraram dois “revivals”, um filme e uma série televisão, além de um vídeo game (1991) inspirado no filme. O primeiro reavivamento aconteceu em 1987, num filme dirigido por Brian De Palma, baseado na série de televisão de 1959 e também na autobiografia de Eliot Ness. O filme foi adaptado por David Mamet e foi estrelado por Kevin Costner, Sean Connery e Robert de Niro como Capone e se tornou um dos grandes sucessos do cinema.
Em 1993, uma nova versão para televisão de Os Intocáveis surgiu, estrelado por Tom Amandes como Eliot Ness e William Forsythe como Al Capone. A série teve 42 episódios, de 60 minutos cada, em 2 temporadas e foi distribuído nos Estados Unidos através da syndicated entre 11 de janeiro de 1993 a 22 de maio de 1994.
TEMA DE ABERTURA:

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...