TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

TRAVELS OF JAIMIE - AS VIAGENS DE JAIMIE

Série de TV do gênero "western” produzida pela MGM Television para a rede americana ABC, tendo sido apresentada nos Estados Unidos em única temporada de 26 episódios preto e branco de 42 minutos (sem os comerciais), entre 29 de setembro de 1963 e 15 de março de 1964. No Brasil foi apresentada no final dos anos 60 e começo dos anos 70. A série foi baseada no livro homônimo de Robert Lewis Taylor, ganhador do prestigioso Prêmio Pulitzer de 1959.
Foto - Kurt Russel e Jena Engstrom

A série segue a vida de Jaimie McPheeters (interpretado pelo então garoto Kurt Russel) e seu pai, 'Doc' Sardius McPheeters ( interpretado por Dan O’Herlihy). O ano era 1849 e os dois rumavam para as jazidas de ouro da Califórnia numa caravana estilo “Velho Oeste”, chamada “Patrulha Castor”. Dentre outros astros da série destacam-se Charles Bronson, James Westerfield, Sandy Kenyon e os Irmãos Osmond (Alan, Jay, Merrill e Wayne), que brilhariam nos anos 70 como ídolos juvenis da música “pop” americana.
Foto - Charles Bronson - Kurt Russel

A série inovava pelo fato de se basear no ponto de vista de um garoto de 12 anos. Apesar disso e da presença infanto-juvenil no elenco, não era exatamente uma série para crianças e adolescentes. O caráter denso e até dramático da maioria dos episódios deve ter contribuído para a pouca repercussão da série, não obstante o indiscutível brilho do elenco e tramas tocantes.
Foi concebido pela ABC como um “western” voltado para a geração “baby-boomer” (a geração nascida logo após a Segunda Guerra), principalmente rapazes. Ainda hoje os fãs nos Estados Unidos relembram a série pela marcante canção-tema e a surpreendente atuação do então pré-adolescente Kurt Russel.
O elenco base, com a evolução da série, foi dando lugar à participação cada vez maior de Kurt Russel e Charles Bronson, além de atores convidados, muitos dos quais se tornariam famosos em longas metragens, como: Warren Oates, Burgess Meredith (o ”Pinguim” da série de TV “BATMAN”), James Whitmore, George Kennedy, Martin Landau, Leif Erickson e David McCallum (da série "O AGENTE DA UNCLE").
O ator irlandês Dan O’Herlihy em cena do episódio piloto de “As Viagens de Jaimie”

A versão televisiva da aclamada obra de Robert Lewis Taylor mostrou-se um dos mais maduros e imprevisíveis “westerns” da década. No episódio-piloto, o diretor John Gay mostra a preparação de uma caravana de pioneiros em Saint Louis, atraídos pela “corrida do ouro” na Califórnia.
A trama é sempre vista pelos olhos do garoto Jaimie, que se junta ao grupo com seu pai Sardius McPheeters, médico e cirurgião, em busca de riqueza e de uma forma de se evadir dos cobradores que, literalmente, o caçam por toda a cidade.
As Viagens de Jaimie destacou-se por um realismo que era incomum na televisão e o título de cada episódio era sempre iniciado como O DIA DISSO, ou O DIA DAQUILO. Nos primeiros, evitou-se o melodrama, para salientar as tarefas cotidianas envolvidas na preparação de uma caravana. O sentimento de admiração de Jaimie ao avistar a vastidão das paisagens do oeste pela primeira vez (expressa pela emotiva narração na primeira pessoa) confere à série um tom de luminosidade e leveza.
Quando ameaça e violência apareciam, eram súbitas e memoráveis. Os episódios eram ágeis na passagem de momentos despretensiosos para cenas mais carregadas. No episódio piloto, Jaimie cai de um bote a remo direto nas garras de um grupo de bandidos que tentam obter resgate do seu pai.
No Segundo episódio, destaca-se o dilema enfrentado pelo condutor da caravana, Buck Coulter (Michael Witney). Coulter é obrigado a enfrentar os colonos, que freqüentemente se mostravam ingênuos na vastidão das terras inexploradas. É o caso do casal cuja pesada carga de “tijolo bom de Indiana”, guardada para construir os alicerces do novo lar, estava atrasando a marcha da caravana .
Quando um criador de casos (John Davis Chandler) mata um índio e a tribo quer vingança, Coulter se vê na situação de decidir entre entregar o causador do problema aos índios ou defender a caravana de um ataque. Apesar do espanto dos outros homens na caravana, Coulter permite que os índios torturem o encrenqueiro até a morte.
Devido aos baixos índices de audiência na América, a ABC decidiu extirpar alguns elementos que fizeram de As Viagens um seriado singular. O elenco coadjuvante desapareceu, o malandro e patético personagem de O’Herlihy ganhou mais dignidade, os episódios soltos tomaram lugar da trama mais seqüenciada e Charles Bronson juntou-se ao elenco para substituir de forma convencional um personagem morto na história ( o condutor da caravana Buck Coulter).
Foto - Charles Bronson e Dan O´Herlihy

Pior ainda, para introduzir Bronson o mais cedo possível, a rede transmitiu episódios fora de ordem, mostrando Coulter após a sua morte e a narração de Jaimie esclarecendo que se tratava de um “flashback”. Quatro diferentes equipes de produtores e editores de histórias passaram pela “porta giratória” da série, antes da ABC por um fim ao processo de agonia logo no final da primeira temporada.
Depois que a série foi cancelada, Kurt Russel e Charles Bronson repetiram seus papéis de Jaimie McPheeters e Linc Murdock no filme para TV, GUNS OF DIABLO, uma versão colorida e expandida do episódio final da série ("The Day of the Reckoning"). O ator Russ Conway substituiu Dan O’Herlihy no papel de Doc McPheeters.
Daniel O’Herlihy e Jena Engstrom (esquerda), vistos aqui no episódio inicial da série ( “The Day of Leaving,)”. Jena seria substituída por Donna Anderson logo em seguida, na primeira de uma longa série de saídas no elenco e equipe do atribulado seriado.

O grupo de pioneiros na marcha em busca de ouro tinha:
Kurt Russell como Jaimie McPheeters, um garoto de 12 anos e Dan O'Herlihy como "Doc" Sardius McPheeters, pai de Jaimie, um malandro de origem escocesa, com um fraco por jogo e bebida, que deixara Paducah, no Kentucky, bem a tempo de escapar dos credores.
Donna Anderson como Jenny, uma linda órfã de 17 anos, que fica amiga de Jaimie ao longo da movimentada jornada. Ela substittuiu Jena Engstrom logo após o primeiro episódio.

Mark Allen e Meg Wyllie como o Sr. (Matt) e Sra. Kissel, dois seguidores devotos da Bíblia, que deram a seus quarto filhos nomes de livros das Sagradas Escrituras.
Os Irmãos Osmond (Alan, Jay, Merrill e Wayne) como os Irmãos Kissel - Miquéias, Levítico, Deuteronômio e Lamentações. Eles cantam durante as viagens. Além disso, cantam a canção-tema da série, que posteriormente ganhou uma versão dos Bee Gees.
Hedley Mattingly como Henry T. Coe, um cavalheiro bem de vida; Vernett Allen III como Othello, o assistente de Coe; Michael Witney como Buck Coulter, o guia da caravana. Ele morre ao salvar a vida de Jaimie McPheeter.
Outra cena com Russell e Bronson, que dominaram a maior parte do seriado.

Charles Bronson como Linc Murdock, o rude e teimoso companheiro que substitui Buck Coulter como guia da caravana. Ao longo da jornada ele descobre uma ex-namorada num “saloon” e supera a culpa que carregara há anos julgando-se responsável pela morte dela.
Kurt Russell ao lado de Vitina Marcus, que apareceu em episódios de Perdidos no Espaço e
Viagem ao Fundo do Mar

Sandy Kenyon como Shep Baggott.

James Westerfield como John Murrell.

Robert Carriort como Hard Luck Slater.

John Chandler como Dick McBride.
Elenco - Fotos Recentes
Kurt Russell como Jamie McPheeters
Charles Bronson como Linc Murdock
Susan Seafiorth como Louisa
Slim Pickens como Bly
James Whitmore como Fox Smith
Barbara Nichols como Mamie
George Kennedy como Angus
Lee Van Cleef como Raoul Volta
Keena Wynn como Sam Parks
David McCallum como Profeta

Falecimentos no elenco:

Dan O'Herlihy: 17/02/2005;

Charles Bronson: 30/08/2003;

James Westerfield: 20/09/1971.

TRILHA DE ABERTURA:

Relação de episódios e astros convidados em cada um deles
1 - The Day of Leaving / O dia de Partir Convidado - Jena Engstrom como Jenny
2 - The Day of the First Trail / O dia da Primeira Trilha Convidado - John Chandler como Dick McBride
3 - The Day of the First Suitor / O Dia do Primeiro Pretendente

Convidados

Warren Oates como Eldon Bishop
Albert Salmi como Frank Turner
Karl Swenson como Coley Bishop
Charles Seel como Henry Rutledge
4 - The Day of the Golden Fleece / O Dia da Pelagem Dourada

Convidados:

James Whitmore como Fox Smith
Andrew Duggan como Morgan
5 - The Day of the Last Bugle / O Dia do Último Clarim Convidado - Charles Robinson como Tenente Reid Beecher
6 - The Day of the Skinners / O Dia dos Topeiros

Convidados:

Diana Millay como Tassie
Pete Whitney como Daddy Scoggins
7 - The Day of the Taboo Man / O Dia do Homem Tabu

Convidados:

Frank Silvera como Fala ao Vento
Michael Keep como Chefe Índio
Norman Alden como Boca Partida
8 - The Day of the Giants / O Dia dos Gigantes

Convidados:

Dean Harens como Simmons
Don Megowan como Ed Matlock
Len Lesser como Wes Matlock
9 - The Day of the Long Night / O Dia da Longa Noite

Convidados:

George Kennedy como Angus
Coilin Wilcox como Emmy
Katy Sweet como Lucy Ann
10 - The Day of the Killer / O Dia do Matador Convidado - Martin Landau como Cochio
11 - The Day of the Flying Dutchman / O Dia do Holandês Voador (Navio Fantasma)

Convidados:

Lloyd Corrigan como Capitão Rembrandt Van Creel
Norma Varden como Sonia Van Creel
Dick Reeves como Bullie
12 - The Day of the Homeless / O dia do Sem Lar

Convidados:

John Williams como Stephen Runciman
Antoinette Bower como Nellie
Jimmy Baird como Bains
Slim Pickens como Bly
13 - The Day of the Misfits / O dia dos Desajustados

Convidados:

Mariette Hartley como Hagar
Henry Hull como Abel Menifee
Lee Van Cleef como Raoul Volta
14 - The Day of the Pawnees - Parte 1 / O Dia da Tribo Pawnee

Convidados:

Howard Caine como Afraid-of-His-Horse (Teme Cavalo)
Kathy Garver como Pretty Walker
Hank Worden como Chief Hunting Hawk
Sheldon Allman como Tod Bullard
Danny Bravo como Kiwa
Gene Benton como Frisbee
Ed Ames como Kennedy
15 - The Day of the Pawness - Parte 2 / O Dia da Tribo Pawnee

Convidados:

Howard Caine como Afraid-of-His-Horse (Teme Cavalo)
Kathy Garver como Pretty Walker
Hank Worden como Chefe Águia Caçadora
Sheldon Allman como Tod Bullard
Danny Bravo como Kiwa
Gene Benton como Frisbee
Ed Ames como Kennedy
16 - The Day of the Toll Takers / O Dia dos Coletores de Taxa

Convidados:

Leif Erickson como Sugar Bob Devlin
Mary Anderson como Hannah Devlin
Michel Petit como Tubal
Nick Georgiade como Cairo
17 - The Day of the Wizard / O Dia do Mágico

Convidados:

Burgess Meredith como Saracen
Joan Tompkins como Martha Pollux
Crahan Denton como Coronel Ewen Pollux
Vitina Marcus como Kina
18 - The Day of the Search / O Dia da Busca

Convidados:

David McCallum como Profeta
Keenan Wynn como Sam Parks
Charles McGraw como Dan Carver
Karl Swenson como Bigger
Susan Seaforth como Louisa
19 - The Day of the Haunted Trail / O Dia da Trilha Assombrada

Convidados:

Royal Dano como James Weston
John Harmon como Huddlestone
Paul Baxley como Tracey
Abel Fernandez como Joseph
20 - The Day of the Tin Trumpet / O Dia da Trombeta de Lata

Convidados:

Wallace Ford como Buffalo Pete
Arch Johnson como Lize Daggett
Antoinette Bower como Nellie
Rodolfo Acosta como Joe Oswego
Doodles Weaver como Pettigrew
21 - The Day of the Lame Duck / O Dia do Pato Manco

Convidados:

Joe Mantell como Piggy Trewblood
Ruta Lee como Zoe Pigalle
Paul Langton como Beauroy
22 - The Day of the Picnic / O dia do Pic-nic

Convidados:

Robert Miller Driscoll como Billy Slocum
Paul Fix como Sheriff
Gina Gillespie como Garotinha
John Chandler como Dick McBride
James Griffith como Bagsley
Richard Hale como Hardy
23 - The Day of the 12 Candles / O Dia das 12 Velas

Convidados:

Joan Freeman como Sarah Oliver
Paul Carr como Ross Oliver
Frank de Kova como Chefe Arapaho
John Harmon como Treinador da caravana
24 - The Day of the Pretenders / O Dia dos Fingidos

Convidados:

Michael Petit como Paul
Steve Geray como Anton Berg
Carl Esmond como Baron Pyrrhos
Nick Georgiade como Rob
James Griffith como Snake (Cobra)
25 - The Day of the Dark Deeds / O Dia das Obras Sombrias

Convidados:

Barbara Nichols como Mamie
Harold J. Stone como Coronel Dolan
Anthony Caruso como Lone Eagle (Águia Solitária)
26 - The Day of the Reckoning / O Dia do Acerto

Susan Oliver como Maria
John Fiedler como Ives
Douglas V. Fowley como Knudson
Ron Hagerthy como Carey Mackfin
Rayford Barnes como Dan Mackfin
Jan Merlin como Rance Mackfin
Robert Carricart como Mendez

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...