TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

sábado, 17 de outubro de 2015

SNOOPER AND BLABBER - OLHO VIVO E FARO FINO

Snooper and Blabber, também conhecido no Brasil como Olho Vivo e Faro Fino foi um desenho animado de televisão, produzido pela Hanna-Barbera Productions, narrando as aventuras de dois inimigos naturais, um gato e um rato, agora como dois grandes amigos trabalhando juntos como detetives particulares.
Bem antes de criarem a sua produtora, a dupla de animadores, William Hanna e Joseph Barbera já haviam trabalhado em séries com personagens antagônicos como em “Tom & Jerry”, que narrava as aventuras de gato e um rato, que às vezes eram amigos e em outras terríveis inimigos.
Quando Hanna e Barbera resolveram criar sua própria produtora eles trouxeram com eles a mesma ideia e assim criaram um dos primeiros desenhos, especialmente para a televisão com um gato e um rato.
A série Snooper and Blabber apareceu pela primeira vez como um dos segmentos do programa “The Quick Draw McGraw Show”, mais conhecido por aqui como Pepe Legal Show, juntamente com um outro segmento de “Augie Doggie & Doggie Daddy” (Bobi Pai e Bibo Filho).
Juntos estrearam nos Estados Unidos, em syndication, no dia 19 de setembro de 1959 e assim permaneceu por três temporadas, que foi encerrada no dia 20 de outubro de 1961, num total de 45 episódios. Pouco tempo depois voltou a ser reapresentado pela rede CBS, entre 1963 a 1966.
As vozes originais tanto de Snooper, quanto a de Blabber foram vocalizados por Daws Butler, onde o gato Snooper imitava a maneira concisa de falar de Jack Webb na série Dragnet, mas na versão brasileira, naturalmente ele perdeu essas características.
Curiosamente, durante a primeira temporada, algumas futuras estrelas da Hanna-Barbera fizeram participações, como foi o caso de Mr. & Mrs. J. Evil Scientis no episódio "Big Diaper Caper"; The Gruesomes em "Snap Happy Saps"; Snagglepuss em "The Lion Busy" e Hardy Har Har no capítulo "Laughing Guess".
Uma outra coisa que chama bastante atenção, principalmente para os amantes e acompanhantes de desenhos animados mais antigos, que irá reparar que o personagem Snagglepuss, também conhecido por nós como o Leão da Montanha, era bastante diferente do que conhecemos atualmente, pois ele era alaranjado ao invés de cor-de-rosa, não usava punhos de camisa e nem tinha gola de camisa com gravata borboleta.
A segunda temporada contou com Yakky Doodle no episódio "De-Duck Tives"; o Snagglepuss que retornou em "Big Cat Caper" e também de Mr. & Mrs. J. Evil Scientist no capítulo "Suprised Party", e finalmente a terceira temporada que contou novamente com a participação de The Gruesomes no episódio "Chily Chiller".
Durante a época que Snooper and Blabber foi apresentado na televisão, eles também passaram a serem foram comercializados, assim como a maioria dos personagens de Hanna-Barbera, como brinquedos, vestuários, entre outras mercadorias.
Também participaram em algumas histórias em quadrinhos da Dell como personagens menores, nas últimas páginas desses comics, mas também como título principal contendo somente suas próprias histórias, que foram lançadas pela editora Gold Key Comics, com três edições, que duraram entre 1962 a 1963.
Snooper and Blabber era um par de detetives, que tinha sua própria agência, eram muito famosos e composto por um gato que geralmente assumia o comando de todas as missões, e um rato que seguia suas ordens, além de admirar todas ações do gato, mesmo ele não sendo lá essas coisas.
Toda vez que de seus suspeitos fugia, Snooper gritava “Pare em nome da lei!!”, que acabou se tornando uma de suas frases mais célebres. Snooper usava um chapéu pontudo muito parecido com a de Sherlock Holmes e o rato Blabber um chapéu de aba comum e ambos usavam capas de chuva, que era a marca registrada dos detetives televisivos e cinematográficos da época.
Uma característica também bastante marcante neste seriado era o fato deles comunicarem os diversos casos entre eles, imitando os famosos jargões policiais da época. Muitas vezes Blabber perguntava ao Snooper qual era o caso que eles iriam resolver e logo Snooper respondia, “é o caso 221” e o Blabber dizia: “Ah! Já sei, é o caso de um perigoso assassino fugindo da prisão de Sing Sing”.
Ás vezes acontecia momentos engraçados como o Blabber, depois de atender ao telefone comunicar ao Snooper tratar-se do caso 772 e ele dizia “Ahh... é o caso do pêssego de calda que caiu na mesa de jantar...” e logo Blabber consertava: “Desculpe chefe, era o caso 773” e Snooper dizia: “sim, é o caso de uma preciosa jóia que foi roubada” e assim os dois saiam correndo para resolver o problema.
Em outros episódios também era mostrado o ratinho Blabber imitando a sirene da polícia enquanto eles andavam de carro para resolver algum problema ou na perseguição de um fugitivo.
As aventuras ou as investigações de Snooper e Blabber geralmente começavam com eles sendo chamados por causa de algum acontecimento, como roubo ou sumiço de alguma coisa.
Após a chamada eles saiam para tentar resolver o problema e os dois acabavam passando por diversos apuros e sempre no término do episódio, a solução acabava de uma forma inusitada ou inesperada, com Snooper e Blabber às vezes se dando bem e em outras arranjando mais encrenca ainda.
Interessante também é que normalmente costuma-se ver um personagem não muito inteligente liderando as ações do espetáculo e fazendo alguma burrada, mas sendo imediatamente corrigido pelo segundo personagem muito inteligente e assim resolvendo o problema.
Mas, no caso de Snooper e Blabber a coisa não funcionava da mesma maneira. O Snooper era um detetive muito complicado e o Blabber era pior ainda e assim aumentava ainda mais a confusão.
Snooper e Blabber ao contrário de muitos outros personagens daquela época, tinham o seu próprio carro, que às vezes era vermelho e em outras ocasiões azul bem claro e em alguns episódios eles apareciam até com um helicóptero personalizado com o nome da agência de detetives.
Haviam também alguns capítulos interessantes onde os detetives eram chamados para resolverem casos envolvendo contos de fadas, como num episódio onde os dois são chamados pela Bruxa Malvada, para encontrar a Branca de Neve, pois ela estava ficando mais bonita do que ela. No fim do capítulo a dupla não consegue satisfazer corretamente a sua cliente e acabam sendo transformados em sapos.
Também chamava bastante atenção o fato de Blabber, por diversas ocasiões fazer poses como se uma câmera estivesse filmando-o e em outras, principalmente quando ele ia elogiar alguma atitude de Snooper, ele simplesmente olhava e falava diretamente para o telespectador.
Uma cena muito comum também na série era de Blabber levar uma grande bronca de Snooper, por algumas de suas considerações idiotas ou então por não compreender o que Snooper queria que ele fizesse.
Algumas finalizações de alguns episódios eram muito engraçadas, como na vez que os dois simultaneamente conseguem prender um ladrão transformista, que fica idêntico ao diretor da penitenciária.
Não sabendo qual dos dois era o verdadeiro diretor, Snooper permite que Blabber tome a decisão de soltar um dos dois, mas não antes de ser ameaçado pelos dois supostos diretores, de que caso fizesse a escolha errada, Snooper e Blabber iriam passar 30 anos na prisão.
Pois bem, Blabber escolhe e erra feito. O bandido transformista consegue escapar e os dois detetives acabam pegando 30 anos de cadeia. Já dentro da cela da prisão, Blabber tenta tocar sua gaita quando é interpelado por Snooper se o seu amigo não conseguiria tocar melhor o instrumento. Nesse momento, Blabber responde ao Snooper, para ele não se preocupar, pois um dia aprenderá, afinal tem 30 anos para isso.
Blabber também tinha às vezes como característica reclamar muito de sua condição de subalterno. Num dos episódios, por exemplo, ao final de uma aventura, uma pulga é nomeado também detetive pelo Snooper, que o convoca para resolver o caso de um desaparecimento de um cachorro.

TRILHA DE ABERTURA:
Outra coisa que chama bastante atenção, principalmente vendo esses desenhos animados nos dias de hoje, era o fato deles não terem praticamente uma apresentação de abertura, como conhecemos atualmente.
Tudo era muito simples. Primeiro vinha uma vinheta estática contendo o nome da série; depois os produtores; os principais responsáveis pela obra; o nome dos produtores e diretores e o anúncio do nome do episódio presente.
Tudo isso era acompanhado de uma música tema de abertura bem curta e ligeira. Ao fim do episódio a câmera fechava em forma circular e encerrava o espetáculo como o aparecimento do famoso The End.
Após o encerramento do espetáculo, os personagens Snooper e Blabber ficaram um bom tempo desaparecido, mas durante a década de 70 e 80, quando a Hanna-Barbera resolveu reavivar muitos personagens antigos, os dois voltaram a participar em 1972, no telefilme “Yogi´s Ark Lark”, que fazia parte do programa “The Saturday ABC Superstar Movie” e no piloto da série “Yogi´s Gang”.
Depois a dupla apareceu em “Laff-A-Lympics”, também em “Yogi´s Treasure Hunt” como personagens regulares e mais recentemente em 1990, eles reapareceram num episódio como convidados em “Super Secret Squirrel” que era um segmento de “2 Stupid Dogs”.

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...