TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O SANTO

The Saint ou O Santo, como ficou conhecido no Brasil foi uma famosa série inglesa de televisão dos anos sessenta, envolvendo mistério, espionagem e thriller, baseado no personagem Simon Templar, de uma das obras literárias de Leslie Charteris, que apareceupela primeira numa novela chamada “The Saint Meets the Tiger” em setembro de 1928, seguidas de muitos outros livros de grande sucesso.
O escritor Leslie Charteris nasceu como Leslie Charles Bowyer-Yin, no dia 12 de maio de 1907, em Singapura. Seu pai era um médico chinês e sua mãe uma inglesa. Desde criança mostrou-se grande interesse pelos contos, poesias, filmes serials e tinha até mesmo grande interesse por histórias em quadrinhos.
Escreveu seu primeiro livro ainda no primeiro ano da Faculdade em Cambridge e assim que deixou a faculdade começou a trabalhar em diversos tipos de empregos, como garçom de um bar, transportador, fretador de trabalhadores e até numa mina de latão, entre outros, mas sempre continuou escrevendo suas histórias e thrillers ingleses.
Em 1926, mudou seu nome para Charteris e começou a trabalhar na rádio BBC 4 e em 1932 foi para os Estados Unidos, onde continuou a publicar seus livros e também a trabalhar em roteiros de filmes para o cinema.
Na década de 30 e 40, alguns de seus livros e manuscritos foram levados para o cinema. Em 1952 casou-se com a atriz Audrey Long e mais tarde retornou a Inglaterra onde viveu até a morte, em 15 de abril de 1993, aos 85 anos, em Windsor, Bershire, Inglaterra.
Leslie Charteris provavelmente sempre será lembrado pelo seu personagem mais conhecido, Simon Templer, um homem descrito em seus livros como sujeito de uns 27 anos de idade, alto, moreno, profundamente bronzeado e de olhos azuis. Poucos detalhes de sua vida são conhecidos, mas sabia-se que sua rotina matutina consistia de correr, saltar, descer para a praia e nada cerca de um quarto de milha.
O sucesso dos livros de Charteri chegaram a rádio no início da década de 40, através do ator britânico Terence de Marney pela Athlone Radio. Pouco tempo depois, as histórias do nosso herói começaram a serem narradas pela NBC, através de Edgar Barrier, por volta de 1945. Pouco tempo depois Brian Aherne também lançava sua série através da CBS.
Entre 1947 a 1950 foi a vez Simon Templar ser interpretada na voz do famoso ator Vincent Price na American Radio, depois vieram outros, em outras estações como Barry Sullivan na década de 50, assim como Tom Conway, Tom Meehan, Felix Paul Gabriel Marten e também Paul Rhys que interpretou O Santo pela BBC Radio 3, mais recentemente em 1995.
Mas, bem antes da rádio, o personagem Simon Templar já fazia sucesso no cinema no filme “Saint in New York”, estrelado por Louis Hayward e também com George Sanders em “The Saint Strikes Back”, todos os dois de 1938.
Cinco anos depois, em 1943, foi a vez de Hugh Sinclair interpretar Simon Templar em “The Saint Meets the Tiger”, um filme da Republic Pictures. Na década de 60 foi a vez de Felix Marten e mais recentemente, em 1997, uma película com Val Kilmer.
No início da década de 60, o personagem Simon Templer chegava à televisão protagonizado pelo ator Roger Moore vivendo as aventuras de um homem rico, boa pinta, que muito pouco se sabia ao seu respeito, mas era muito inteligente, irônico, sofisticado e que vivia cercado de lindas e fogosas mulheres.
Mas, por detrás disso escondia um homem considerado como um bandido, mais ou menos como um Robin Hood da era moderna, sempre lutando em favor dos fracos e dos oprimidos, para que justiça prevalecesse acima de tudo. Por isso mesmo era até respeitado pelos policiais, apesar de usar de meios ilegais para alcançar seus objetivos.
Templar era muito conhecido nos meios sócias e também procurado em quase todos os continentes, mas poucos eram aqueles que sabiam de sua outra identidade. Por isso mesmo podia circular livremente sem que despertasse suspeita.
Uma característica marcante deste personagem na televisão era o uso de um cartão de visita onde havia uma figura representando um santo, que ele as entregava às pessoas que necessitassem de sua ajuda.
Ele possuía um possante Volvo P1800, todo branco, bem ao estilo de James Bond. Aliás, curiosamente mais tarde Roger Moore interpretaria o papel do famoso agente 007, no cinema, substituindo Sean Cornery.
Segundo vários autores, esta série serviu também como um treinamento para o papel que posteriormente interpretaria no cinema, de James Bond, que o deixaria internacionalmente reconhecido como um dos grandes atores do Século XX.
Dizem até que, por duas vezes foram feitos convites para que Moore aceitasse o papel do agente 007 no cinema, durante a produção deste seriado de televisão, mas ele não pode aceitar devido aos seus outros compromissos.
Nos livros de Charteris o personagem Simon Templar trabalhava sozinho, apesar de possuir um grupo de amigos compatriotas e também uma namorada regular, mas esses personagens nunca apareceram na série de televisão.
Inclusive no seriado Templar sempre tinha em seu encalço um relutante aliado chamado Inspetor Claude Eustace Teal, que era interpretado pelo ator Ivor Dean, que era o outro único personagem que participava regularmente do espetáculo.
A série era introduzida por uma narração de abertura que dizia: “Join The Saint as he deals in danger, glice with death and always surrounded by a galaxy of gorgeous girls. Whether its girls or guns, The Saint can handle the situation. Follow that roaring adventurer, Simon Templar through the scenery and cities of the world”.
Numa tradução um pouco mais literal ela dizia mais ou menos o seguinte: “Una ao Santo na negociação do perigo, lidando com a morte e sempre cercada por uma galáxia de meninas deslumbrantes. Se elas são meninas ou armas, O Santo pode muito bem controlar a situação. Siga o aventureiro Simon Templar pelas paisagens e cidades do mundo”.
Na série de televisão Simon Templar morava em Londres, entretanto seu endereço exato nunca foi revelado, mas ele era visto andando por diversos locais do Reino Unido e também ao redor do mundo.

Apesar desta aparência de Simon em diversos locais, na realidade quase toda a série foi filmada na Associated British Elstree Studios, em Hertforshire.
Lá no estúdio as diversas paisagens eram conseguidas utilizando um extenso jogo tecnologia com um fundo azul e desta forma simulando diferentes fundos, que eram pintados ou projetados. Somente algumas exceções foram feitas para alguns poucos episódios realizado na ilha de Malta.
No início da década de 60, o autor Leslie Charteris permitiu a venda dos direitos para a televisão de O Santo para o produtor Robert S. Baker, que se associou a Lew Grande da ITC para a produção de 71 episódios em preto e branco, episódios esses que vão da primeira até a quarta temporada.
Os episódios eram baseados nos livros e contos escritos por Charteris, com material adicional através dos roteiristas como Harry Junkin, entre outros. Após a finalização dos 71 episódios, a maioria contendo histórias originais de Charteris, um novo contrato foi assinado.
A ATV-ITC ficou encarregada da continuação da série, porém desta vez a cores, com histórias recentemente criadas por Leslie Charteris e também com roteiros escritos principalmente por John Kruse.
A série colorida teve 41 episódios, em quatro temporadas. Ao todo a série contou com 118 episódios, que foram apresentadas originalmente no Reino Unido através da ITV, entre 4 de outubro de 1962 a 9 de fevereiro de 1969, com duração de aproximadamente 60 minutos cada.
No Brasil foi exibida inicialmente pela TV Record, depois reprisada pela TV Cultura de São Paulo

e nos Estados Unidos em syndicated tornando-se um dos maiores sucessos dentro da televisão norte-americana. Na década de 90, a série voltou a ser exibido no Brasil através da televisão a cabo Mutishow e novamente em 2009, também pela mesma emissora. Também é conhecida sua exibição em 2006, pela Retro Channel para algumas cidades brasileiras.
Elenco

Roger Moore como Simon Templar

Ivor Dean como Inspetor Teal
Quase uma década mais tarde, em 1978, a ITC resolveu novamente voltar a produzir a série O Santo e assim o produtor Robert Baker propôs a criação de uma nova série denominada “Son of the Saint” (O Filho do Santo), onde Roger Moore apareceria em alguns episódios interpretando o papel de pai, mas a ideia não vingou.
Roger Moore já estava compromissado com outros contratos e assim o ator Ian Ogilvy assimiu o papel de Simon Templar na nova série que passou a ser denominada de “The Return of the Saint”, que contou com 24 episódios, em duas temporadas, entre 1978 a 1979. No Brasil esta série foi exibida pela TV Bandeirantes, entre 1980 a 1981, sob o título de "A Volta do Santo".
Muitos autores consideram esta produção de alta qualidade e foram distribuídas para diversos países do mundo. Muitas pessoas que assistiram a série original com Roger Moore não gostaram desta nova produção, mas as os novos espectadores apreciaram bastante o espetáculo.
Por volta de 1987, Robert Baker propôs novamente o retorno de Simon Templar, com a reativação do personagem e desta entregando o papel principal a um ator australiano Andrew Clarke. Através da D.L. Taffner Ltd., foi produzido um episódio piloto chamado “The Saint in Manhattan”, escrito por Peter Gether e David Handler, de aproximadamente uma hora de duração, para ser apresentada a rede de televisão CBS, nos Estados Unidos.
Para um teste, a rede mostrou este episódio piloto para um público de aproximadamente de 44.000 pessoas para colher informações sobre suas expectativas. Apesar de 80 porcento deles aceitarem o espetáculo, a CBS resolveu não investir na continuação deste projeto. Foram também oferecidas para outras emissoras que recusaram sua compra e desta forma o piloto acabou sendo engavetado.
Mas, dois anos mais tarde, em 1989, O Santo reapareceu novamente em seis telefilmes de aproximadamente duas horas de duração cada, estrelado pelo ator Simon Dutton no papel de Simon Templar. Estes telefilmes também foram produzidos pela D.L. Taffner Ltd., como parte de “The Mystery Wheel of Adventure”, que continham dez novos telefilmes.
Esses seis telefilmes são os seguintes:
01 – The Brazilian Connection

02 – The Blue Dulac

03 – The Software Murders

04 – The Big Bang

05 – Wrong Number

06 – Fear in Fun Park
Quando ninguém mais pensava no retorno de O Santo, ela ressurgiu novamente num filme de longa metragem para o cinema com direção de Phillip Noyce e protagonizado por Val Kilmer como Simon Templar. Desta vez o ladrão internacional conhecido como O Santo, é contratado por um magnata e mafioso russo para roubar uma importante fórmula de uma jovem cientista inglesa, interpretada pela bela Elisabeth Shue, mas Templar acaba se apaixonando por ela.
Mais recentemente o ator britânico James Purefoy interpretou o personagem Simon Templar num episódio piloto, de duas horas de duração para a televisão, nos Estados Unidos, como um preparativo para uma nova série de televisão, mas em julho de 2008, começaram a surgir rumores que ela fora engavetada e até agora nada surgiu de concreto.
Desde o surgimento da obra de Leslie Charteris, O Santo já apareceu em aproximadamente 100 livros, em forma de histórias em quadrinhos e em artigos de diversas revistas, 15 filmes, um programa de rádio, duas séries na televisão e uma série em telefilme e também em forma de diversos outros produtos, sempre com grande sucesso e destaque.

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...