Shane foi uma série de televisão do gênero western baseado num livro de 1949, de mesmo nome, escrito por Jack Schaefer e que pouco tempo depois, transformou-se num filme, dirigido e produzido por George Stevens, com músicas de Victor Young, distribuído pela Paramount Pictures e apresentado pela primeira vez em 23 de abril de 1953.
No Brasil este filme é também conhecido pelo título de “Os Brutos Também Amam”, que inclusive foi colocado em 69º lugar numa lista de 1997, nos 100 melhores filmes de todos os tempos da AFI. Na revisão de 2007, ficou colocado na posição 45.
O filme contava a história de um misterioso cowboy chamado Shane, interpretado por Alan Ladd, que chegava numa pacata cidade do Velho Oeste, onde pequenos sitiantes lutavam para manter suas terras contra os poderosos criadores de gado, que controlavam boa parte deste local.
Shane começa a trabalhar num desses pequenos sítios de propriedade de Joe Starret (Van Heflin), e logo passa a sentir-se atraído pela esposa dele Marian (Jean Arthur). Shane rapidamente conquista a admiração do filho Joey (Brandon De Wilde) do casal, que passa a encará-lo com um herói.
A tensão naquela região começa a ficar cada vez mais conflituosa, principalmente quando um poderoso fazendeiro chamado Rufus Ryker (Edgar Buchanan), contrata um temível pistoleiro chamado Jack Wilson (Jack Palance), para pressionar ainda mais os pequenos sitiantes.
Diante dessas circunstâncias, Joe Starrett, patrão de Shane, resolve matar o pistoleiro Wilson e também o poderoso Ryker. Mas, vendo a grande desvantagem de Joe Starrett, diante desses dois grandes inimigos, Shane impede Joe de cometer tal loucura. Os dois acabam brigando, mas Shane acaba vencendo e desta forma, ele resolve desafiar o pistoleiro Jack Wilson para um duelo.
O filme ganhou vários prêmios como um Oscar na categoria de melhor fotografia colorida em 1954 e também recebeu outras indicações, inclusive uma indicação ao prêmio BAFTA de 1954, no Reino Unido.
TRILHA DE ABERTURA:
Baseado no livro e nesse filme, Herschel Daugherty e Gary Nelson desenvolveram uma série de televisão, através da Paramount Pictures Television. O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 10 de setembro a 31 de dezembro de 1966, num total de 17 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada e no Brasil exibido pelo SBT.
O seriado narrava as crônicas que tinha início quando Marian Starett, depois da morte de seu marido, assumia a árdua tarefa de continuar a criar o seu filho Joey, assim como proteger a fazenda de um barão de terra muito cruel chamado Rufe Ryker, que não via a hora de tomar posse das terras da viúva.
Tudo ficaria muito fácil para Ryker, caso Marian não contratasse um vaqueiro forasteiro chamado Shane, que preocupado com a condição da viúva, resolve defender as terras dos malfeitores, assim como servir como uma figura paterna para o pequeno Joey.
Jet Jackson teve seu início com o nome de Captain Midnight através da rádio entre 1938 a 1949, com roteiros de Wilfred G. Moore e Robert M Burtt e apresentado em syndicated e também pela WGN de Chicago, Mutual Radio Network e NBC Blue Network.
O personagem principal era originalmente o Capitão Albright, um piloto da Primeira Grande Guerra Mundial e que usava o codinome de Capitão Midnight determinado por um general que o enviara a uma missão de alto risco. Quando o espetáculo começou a ser apresentada na rádio em 1938, o Capitão Albright era mostrado como um aviador privado que ajudava as pessoas.
Mas em 1940, sua situação mudou quando a Ovaltine passou a patrocinar a série e Albright começou a aparecer como se ele tivesse sido recrutado para encabeçar o Esquadrão Secreto, uma organização paramilitar de aviação, que lutava contra os sabotadores e espiões, durante o período antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
O Esquadrão Secreto agia dentro e fora dos Estados Unidos. Mas quando os Estados Unidos foram atacados em Pearl Harbor curiosamente o programa mudou novamente e o Esquadrão Secreto passou a lutar nos aspectos não convencionais da guerra. Começaram a surgir vilões como Ivan Shark que pertencia ao Eixo e outros como Barão von Karp, Almirante Himakito e Von Schrecker.
As atividades do Esquadrão Secreto passou a agir mais fora dos Estados Unidos, principalmente na Europa e Ásia. As aventuras nesta época incluíam roubos de uma moderna aeronave experimental, que os radares não podiam detectar, além de outras armas. Depois da guerra, outros vilões começaram a surgir, assim como as atividades do Esquadrão Secreto passou a procurar criminosos e também os espiões.
A ação continuou operando internacionalmente com inclusões em aventuras pelas América do sul e África, bem como dentro dos Estados Unidos. Foi um espetáculo extremamente popular e com uma audiência enorme. Ao longo desse tempo também apareceram muitos publicações em comics que faziam enorme sucesso.
A série chegou a televisão em 1954 e mostrava o Capitão Midnight (Richard Webb) encabeçando o Esquadrão Secreto como uma organização privado, bem diferente da série radiofônica. Alguns novos personagens foram introduzidos como o cientista Archimedes "Tut" Jones (Olan Soule). A aeronave utilizada era um foguete de pesquisa com turboreator e motor de foguete e foi a primeira aeronave a romper a barreira do som.
A série foi filmada em Ray Corrigan Ranch em Simi Valley, Califórnia. Quando a série de televisão passou a ser apresentada em syndication, o patrocinador forçou a mudança do nome de Capitão Midnight para Jet Jackson, Flying Commando. A série ficou no ar até 1956, num total de 39 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, em preto e branco.
Kyle XY foi uma série de televisão, uma co-produção canadense e norte-americana, do gênero ficção científica e drama juvenil, criado por Eric Bress e J. Mackye Gruber, filmada em Vancouver, na área da British Columbia, no Canadá.
O espetáculo tem inicio quando um garoto de aproximadamente 16 anos de idade acorda subitamente em meio a uma floresta, nos arredores da cidade de Seatle, em Washington, totalmente nu, sem qualquer lembrança de seu passado e envolto numa viscosa substância rosada.
Ele é encontrado pela polícia e é levado para o centro de internamento de menores e fica aos cuidados de Nicole Trager, uma psicóloga que detecta algo estranho em todo seu comportamento, pois age como um recém nascido, não consegue falar e desconhece completamente o mundo que o cerca. Também por alguma razão desconhecida ele não possui o umbigo.
A psicóloga o leva para sua casa para cuidar dele e também decifrar todo o seu mistério. Com o decorrer dos episódios vai descobrindo que, apesar dele não conhecer ou reconhecer nada ao seu redor, ele tem uma incrível capacidade de aprendizagem, conseguindo resolver complicadas equações matemáticas, ler dezenas de livros em horas, assim como uma grande habilidade física.
O garoto passa a ser chamado de Kyle dentro da família da terapeuta, que tenta integrar o garoto dentro dela, com o auxílio de seu marido Stephen, um chefe de casa muito dedicado e trabalhador. Eles têm uma filha chamada Lori, que é a mais velha e tem uma amiga chamada Hillary e também um amigo chamado Josh, que considera Kyle um alienígena.
Apesar da série apresentar uma boa audiência, os produtores resolveram encerrar a série depois da terceira temporada, bem como anunciou que a mesma não teria um retorno, o que frustrou bastante o seu público cativo.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela ABC Family, entre 26 de junho de 2006 a 16 de março de 2009, num total de 43 episódios, de aproximadamente 45 minutos cada. No Brasil passou a ser exibida pela Rede Brasil de Televisão e também pelo SBT com muito sucesso.
The Bernie Mac Show foi uma sitcom criada por Larry Wilmore, numa livre inspiração baseado na vida pessoal do comediante Bernie Mac. A premissa básica da série buscava mostrar o seu lado paterno familiar e também não deixando de lado os seus comentários acerbados, de como fazer ameaças de estourar a cabeça das crianças, por exemplo.
Também mostrava o seu lado afetivo, que por várias vezes fazia com as lágrimas dos espectadores escorressem durante os momentos felizes. O personagem de Mac trabalhava com um dispositivo de enredo que permitia outras celebridades aparecessem no espetáculo como Halle Berry, Serena Williams, Chris Rock, Billy Cristal, Carl Reiner, entre outros convidados famosos de diversas áreas.
The Bernie Mac Show ganhou o prêmio Peabody Award, the Humanitas e o prêmio Emmy Award como “Um Excelente Roteiro para uma Série de Comédia”; três prêmios da NAACP Image Awards como “Melhor Série Cômica” e também foi agraciado com honrarias da Associação de Críticos de Televisão, entre outras premiações.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela FOX, entre 14 de novembro de 2001 a 14 de abril de 2006, num total de 104 episódios, de aproximadamente 22 minutos cada, em cinco temporadas.