TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

sábado, 3 de junho de 2017

CANDID CAMERA

Candid Camera (Máquina Fotográfica Sincera - tradução direta) é uma série de TV de longa data criada e produzida por Allen Funt, que inicialmente começou com um programa de rádio chamado Candid Microphone, que estreou no dia 28 de junho de 1947, às 19:30 horas pela rádio ABC. Na semana seguinte ela foi mudada para o domingo às 19 horas. A série terminou em 23 de setembro de 1948.
Allen Funt

Dois anos depois em 6 de junho de 1950, Candid Microphone começou novamente a ser transmitida pela rádio CBS às terças-feiras à noite e assim ficou por três meses até 29 de agosto. Em 10 de agosto de 1948, Funt trouxe o formato para a televisão ABC, pouco tempo depois passou para a NBC. O formato foi apresentado pela syndication em 1951, antes de voltar novamente para a NBC, dentro de um segmento do programa The Tonight Show. O segmento reapareceu novamente em 1959 pela CBS dentro de The Garry Moore Show, antes de se tornar um espetáculo próprio na década de sessenta.
O formato criado por Funt virou um espetáculo regular. O próprio Funt era o anfitrião ou um co-anfitrião de quase todas as versões da televisão até por volta de 1993, quando teve de se afastar. Seu filho Peter Funt, que era co-anfitrião desde 1987 assumiu e agora ele é o producer/host do formato.
A premissa do espetáculo envolvia máquinas fotográficas que eram escondidas para filmar pessoas que eram confrontadas em situações incomuns, envolvido em diversas ocasiões por truques de apoio, como uma escrivaninha com gavetas que estouram quando abertas ou um carro com um tanque de gás escondido. Depois a piada era revelada e as vítimas ouviam "Sorria, você está no Candid Camera".
Woody Allen escreveu alguns enredos nos anos sessenta, assim como Buster Keaton e Muhammad Ali também apareceram em alguns segmentos de Candid Camera. O espetáculo freqüentemente fazia brincadeira com celebridades. Conta-se que a ideia do programa nasceu quando Allen Funt estava no serviço militar e costumava gravar trotes, que depois eram transmitidas aos soldados pelo Rádio das Forças Armadas e o que mais tarde deu origem ao primeiro show de pegadinhas no mundo.
No Brasil ela surgiu por volta de 1965, quando Roberto Farias dirigia o Câmera Indiscreta, que utilizava o mesmo bordão do Candid Camera americano. Logo depois outros programas passaram a copiar a fórmula. Muita gente se lembra do Fantástico de 1978 com o quadro "Sorria, Você está no Fantástico!" e também de muitas pegadinhas que eram apresentadas no programa Topa tudo por dinheiro, veiculado pelo SBT e apresentado pelo apresentador Silvio Santos, onde se utilizava o famoso bordão "Quem quer dinheiro?" na década de 80 e 90 quando o programa era transmitido.
As brincadeiras consistiam em esconder uma câmera num lugar público e então uns dos atores (Ivo Holanda o mais famoso deles) colocavam os transeuntes em situações bizarras e por várias vezes o ator levava uma boa surra por isso das vítimas, o que acabava ficando mais engraçado ainda. 

Segundo alguns autores, o responsável pelo apelido "pegadinha" foi o apresentador Fausto Silva, que com esse nome batizou os trotes que eram exibidos no seu programa Domingão do Faustão, a partir de 1989.
Depois vieram muitos outros programas como o de João Kleber, Sérgio Malandro e outros tantos. O formato é usado praticamente no mundo inteiro, geralmente envolvendo pessoas em situações hilárias. Para muitos Candid Camera é considerado como o primeiro Reality Shows da televisão.

Anfitrião - Allen Funt
Co-Anfitriões

Arthur Godfrey (1960-61)

Durward Kirby (1961-1966)

Bess Myerson (1966-67)

Peter Funt (1990)

Produtor - Allen Funt

Programa na televisão

ABC - de agosto de 1948 a dezembro de 1948

NBC - de maio de 1949 até agosto de 1949

CBS - de setembro de 1949 até setembro de 1950

NBC - de junho de 1953 a julho de 1953

CBS - de outubro de 1960 a julho de 1990

Allen Funt foi o criador de um gênero baseado nas virtudes hilariantes da câmera oculta, imitados em quase todas as partes do mundo, que foi apresentado quase que ininterruptamente desde 1948 até 1992, sob sua supervisão e que atualmente segue no ar dirigido pelo seu filho Peter. 

Allen nasceu no Brooklyn em 16 de setembro de 1914, dentro de uma família de comerciantes de diamantes e desde cedo pensou em trabalhar numa agência de publicidade, mas ele descobriu sua vocação quando lhe mandaram trabalhar numa seção de rádio durante a II Guerra Mundial, quando experimentou pela primeira vez a ideia de divertir o público utilizando um microfone oculto.
Ele havia sido destinado ao Corpo de Comunicações e ali aprendeu a manejar o magnetófono por cabo, um mastodôntico predecessor do radiocassete moderno, que para ele parecia um instrumento fantástico. A idéia era pegar indivíduos normais desprevenidos e gravar suas reações mais autênticas. Quando ele lembrava essa época, afirmava que o mais complicado era esconder os enormes aparatos e registrar vozes com microfones unidos por cabo. O resto seguia um "senso comum".
Funt sempre insistia sempre que ele não era um humorista, mas sim um estudioso da conduta humana. Em 1947 conseguiu convencer a rede ABC e colocou no ar um programa radiofônico intitulado "Candid Microphone". Apesar de que, algumas de suas vítimas, pudessem soltar palavrões, o programa teve um êxito imediato.
Um ano depois estava na televisão com o nome de "Candid Camera" e logo figurava nos primeiros postos de audiência, onde estaria por décadas. De 1960 a 1966 foi o grande hit da rede CBS, o que não impediu de seu criador vender o formato aos competidores como a NBC. Funt estava sempre disposto a participar como provocador em suas próprias montagens.
Algumas vezes se disfarçava de dentista, outra de mecânico e algumas vezes de polícia, mas sempre querendo extrair das pessoas suas reações mais espontâneas. Seu arquivo foi doado a Universidade de Cornell para estudo. Em Syracusa existe também um fundo especial para estúdios de programas de rádio e televisão, criado e financiado por ele.
Funt permaneceu ativo e dirigindo seus programas até 1992, quando sofreu um ataque cardíaco e decidiu aposentar-se. Retirou-se para a Califórnia para criar vacas e cavalos de raça num rancho de 500 hectares que ele havia comprado nos anos setenta, todavia residia em New York, onde morreu em 5 de setembro de 1999, em Pebble Beach, Califórnia, aos 84 anos.
Texto - Biografia - Allen Funt - baseado num editorial da El Mundo Periódico, datado de 15 de setembro de 1999, artigo escrito por Alfonso Rojo.

http://www.elmundo.es/noticias/Fotos - Internet - diversos
TRILHA DE ABERTURA:

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...