Roswell era um série que combinava dramas de adolescentes com ficção científica, humor e conspirações governamentais. A história desse espetáculo eram baseadas em estranhos fatos acontecidos em Roswell, Novo México, em 1947, que ficou conhecido em todo o mundo como o Caso Roswell, onde muitos diziam que três extraterrestres haviam caído numa nave naquele local.
Anos mais tarde três crianças são acolhidas vagueando pelo deserto e passam a ser criados nesta cidade. São eles Max Evans, Isabel Evans e Michael Guerin que se tornam adolescentes com dons extraordinários, pois na realidade eles são seres híbridos, cujos aspecto humano escondem o fato de serem extraterrestres.
Eles mantêm tudo em segredo entre eles, enquanto procuram a verdadeira missão deles na Terra, até que um certo dia em 1999, Max tenta salvar uma colega da escola chamada Liz Parker, usando seus poderes, depois dela ser atingida fatalmente no estômago, após uma luta entre dois clientes no restaurante que ela trabalhava. Com isso o segredo deles ficam expostas, sendo forçados a confiarem em Liz e em seu melhores amigos Maria DeLuca e Alex Whitman.
Eles também são ajudados pelo Xerife Valenti que tem uma curiosidade pessoal para saber da verdade sobre os acontecimento de 1947. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela The WB entre 1999 a 2001 e pela UPN, entre 2001 a 2002, totalizando 61 episódios, em 3 temporadas.
TRILHA DE ABERTURA:
Elenco
Jason Behr como Max Evans
Shiri Appleby como Liz Parker
Katherine Heigl como Isabel Evans
Majandra Delfino como Maria De Luca
Brendan Fehr como Michael Guerin
Colin Hanks como Alex Charles Whitman
Nick Wechsler como Kyle Valenti
William Sadler como Xerife Jim Valenti Jr.
Emille de Ravin como Tess Harding
Michael Horse como Owen Blackwood
Joson Peck como Hanson
Episódios
Primeira Temporada
01 - Pilot
02 - The Morning Alfter
03 - Monsters
04 - Leaving Normal
05 - Missing
06 - 285 South - Part 1
07 - River Dog - Part 2
08 - Blood Brother
09 - Heat Wave
10 - The Balance
11 - Toy House
12 - Into the Woods
13 - The Convention
14 - Blind Date
15 - Independence Day
16 - Sexual Healing
17 - Crazy
18 - Tess, Lies and Videotape
19 - four Square
20 - Max to the Max
21 - The White Room - Part 1
22 - Destiny - Part 2
Segunda Temporada
23 - Skin and Bones
24 - Ask Not
25 - Suprise
26 - Summer of ´47
27 - The End of the World
28 - Harvest
29 - Wipeout!
30 - Meet the Dupes - Part 1
31 - Max in the City - Part 2
32 - A Roswell Christmas Carol
33 - To Serve and Protect
34 - We Are Family
35 - Disturbing Behavior - Part 1
36 - How the Other Half Live - Part 2
37 - Viva Las Vegas
38 - Heart of Mine
39 - Cry Your Name
40 - It´s Too Late and It´s Too Bad
41 - Baby, It´s You
42 - Off the Menu
43 - The Departure
Terceira Temporada
44 - Busted
45 - Michael, The Guys and the Great Snapple Caper
Em 1977 surge o spin-off de A Feiticeira chamada de “Tabitha” e apresentado na rede ABC de televisão. Conta-se que algumas pessoas que escreveram ou que trabalharam de algum modo na série original estavam também presentes, mas não os atores principais como Elizabeth Montgomery e Dick Sargent, nem as gêmeas Erin e Diane Murphy. O papel principal acabou ficando com a atriz Lisa Hartman.
Muitas fãs ficaram desiludidas por Erin & Diane não estar interpretando esse papel, apesar de que a foto das meninas Murphy, quando pequenas, aparecessem em forma de fotos na abertura do espetáculo. A própria Lisa Hartman cantava o tema de abertura. Depois da série Lisa fez sucesso como cantora de rock.
O episódio piloto conta a história de Tabitha, agora já adulta, filha de James Stephens e da feiticeira Samantha Stephens, da qual também herdou os poderes de feiticeira e também de seu irmão, Adam, que semelhante ao pai, é apenas um mero mortal, que desaprova totalmente que sua irmã faça uso desse dom, mas ela é incentivada pela sua Tia Minerva, também bruxa, a utilizar esses poderes.
Adam ajuda a sua irmã Tabitha a conseguir um emprego como assistente de direção de um programa de entrevistas na televisão KXLA, onde ele também trabalha. O programa é comandado por Paul Thurston, um sujeito com um super ego e um espinho para todo mundo, especialmente para o produtor do programa Marvin Decker.
Tabitha convida o professor Andrew Collins, um homem bonito e controverso, autor de um livro sobre a conservação de combustível para ser entrevistado, mas Thurston pretende substituir essa entrevista pela bela Sherry McBride. Enquanto isso, Minerva, uma tia bruxa de Tabitha, faz -lhe uma visita para desencorajá-la ela de sair com mortais, especialmente da fraternidade de Adam, o irmão Roger Bennett. Quando este a procura para sair, Minerva o deixa em "estado congelado".
Na noite do espetáculo, Tabitha resolve convencer Thurston a mudar de idéia a qualquer custo. Adam não concorda com os métodos da irmã em persuadir Thurston, mas ela acaba usando seus poderes para demonstrar os efeitos maléficos de uma crise de combustível pode ocasionar e que Thurston nem de longe tem consciência disso.
Quando Thurston chega em sua casa, a mágica de Tabitha começa a surtir efeitos, os eletrodomésticos de seu apartamento deixam de funcionar, ocorre um problema com seu carro, não consegue um taxi, enfim essa noite passa a ser um inferno, até que ele consegue finalmente chegar ao estúdio. Chateado com a experiência, se convence dos problemas energéticos e acaba entrevistando o professor Collins, onde discutem a crise de energia.
Neste spin-off, Elizabeth Montgomery (Samantha) e Dick Sargent (James) nunca apareceram, mas Bernard Fox, como Dr. Bombay, participa de dois episódios, Sandra Gould e George Tobias, como Gladys e Abner Kravitz, participaram de um capítulo como artistas convidados e William Asher dirigiu um dos episódios da série.
No Brasil esta série foi apresentado na década de 70 dentro da Sessão Aventura pela Rede Globo. Comentários da época de seu lançamento dizia-se que Lisa Hartman, com seu fusca VW amarelo, não conseguia ser tão esperta e sagaz e nem superar os enredos mal escritos para o espetáculo, que de nem de longe lembrava aqueles fascinantes espetáculos de A Feiticeira.
TRILHA DE ABERTURA:
Elenco
Lisa Hartman como Tabitha Stephens David Ankrum como Adam Stephens Robert Urich como Paul Thurston Mel Stewart como Marvin Decker Karen Morrow como a Tia Minerva.
Página principal do site oficial de Lisa Hartman Black
Lisa Hartman nasceu no dia 1 de junho de 1956, em Houston, Texas, EUA, filha de um cantor e cresceu assistindo os aplausos das apresentações que seu pai fazia em boates. Trabalhou como modelo e em comerciais de televisão. Em 1976 fez sua primeira participação na televisão na série Police Woman, no capítulo Night of the Full Moon, interpretando Evelyn. Em 1977 participou de Murder at the World Séries e foi a atriz principal da série Tabitha. Desde então Lisa continua a participar de inúmeras séries na televisão, além de shows e filmes.
Atualmente (2006) está casada com o cantor country Clint Black. Eles são famosos por cantarem a música When I said I Do, em dueto. Ao longo de sua carreira trabalhou como atriz, produtora, cantora e compositora. Atualmente ela adota o nome artístico de Lisa Hartman Black em seus trabalhos.
Wagon Train ou Caravana foi uma série de televisão baseado num filme de 1950, chamado Wagon Master, dirigido por John Ford e estrelado por Ben Johnson, Harry Carey Jr., Jane Darwell, Ward Bond, entre outros e que curiosamente também serviu de inspiração para Gene Roddenberry criar a série Jornada nas Estrelas, segundo diversos autores pesquisados.
O filme foi produzido em preto e branco, pela companhia Argosy Pictures, distribuído pela RKO Pictures e mostrava dois jovens comerciantes de cavalos, Travis Blue (Ben Johnson) e Sandy Owens (Harry Carey Jr.), que acabam aceitando uma boa oferta para conduzir um grupo de mórmons, liderados por Elder Wiggs (Ward Bond), que pretendiam se instalar no Oeste, para cultivo em terras mais férteis.
A caravana enfrentava uma difícil viagem por paisagens desérticas e no meio do caminho recebe um trio de artistas ambulantes, dos quais um deles é uma bela jovem chamada Denves, que Travis acaba se apaixonando. Pouco tempo depois eles se cruzam com um bando muito perigoso de foragidos da lei conhecido como os Cleggs, que acabam agravando toda a situação e a viagem da caravana.
Para criar a série, Bert Glennon inteligentemente usou o espírito do filme e nela injetou toda a problemática e dificuldade da conquista do Oeste, centrando principalmente o lado humano, seus conflitos, medos, as dúvidas, o dia-a-dia daqueles que iam buscar seus sonhos e esperanças de uma nova vida, sem esquecer daqueles que assumiam com os corações e mentes o destino das caravanas.
Os responsáveis pela produção desse espetáculo também tiveram o cuidado de não deixar escapar nenhum detalhe, por menor que fosse, as carretas que transportam os colonos eram impecavelmente retratadas, mostrando inclusive a formação adequada para cada circunstância. Uma das cenas marcantes da série era quando as carretas ficavam dispostas em formação circular, quando dos ataques, principalmente a dos índios enfurecidos, mostrando sua riqueza na pesquisa histórica.
Várias cenas que pareciam ser externas eram feitas no estúdio, focalizando-o em diferentes ângulos, dando a impressão da caravana estar em algum lugar pitoresco do país, um tratamento inédito para uma série de televisão até então e principalmente por se tratar de um espetáculo com uma imensa quantidade de participantes, além dos atores famosos, que por diversas ocasiões apareciam em repetidas oportunidades.
Para tais proezas, a série contou com grandes nomes como John Ford, Robert Florey, John Brahm, David Butler, Aaron Spelling, Jack Arnold, entre outros. Os roteiristas também se inspiraram em romances como “Grandes Esperanças” de Charles Dickens” ou “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, tanto em figuras como em situações, que na época provocaram grande celeuma.
O espetáculo descrevia as aventuras de uma caravana que partia de St. Joseph, no Missouri, levando colonos que iam se radicar na Califórnia, no século 19, passando por desertos infinitos, altas paisagens de Rocky Mountains (Montanhas Rochosas) e belas terras dos índios que controlavam o Great Plains (Grandes Planícies), enfrentando diversos perigos, problemas e conflitos.
A caravana (Wagon Train) era chefiada por Seth Adams interpretado por Ward Bond, que também participou do filme de 1950 e chamando a atenção dos dirigentes da Warner Brothers que ofereceram este papel para ele desempenhar. Seth era um homem maduro, um major reformado do exército, que não tinha apenas a função de liderar a caravana até o seu destino, mas também de ser duro quando fosse necessário.
Era justo e bondoso e em alguns episódios ele fazia até o papel de juiz de paz ou capelão, celebrava missas, enterros e até os casamentos, como um comandante de navio. Havia também o explorador de fronteira Flint McCullough (Robert Horton), um guia, com grande conhecimento da região, que procurava os melhores e o menos perigoso para a caravana poder atravessar ou pernoitar, além de servir como protetor dela.
A caravana contava também com o velho cozinheiro Charlie Wooster (Frank McGrath) e o um ajudante que fazia todo o tipo de serviço, além de conduzir a carreta líder, chamado Bill Hawks (Terry Wilson).Ao final dos últimos episódios da quarta temporada, em novembro de 1960, a equipe e o elenco foram pegos de surpresa, com a morte de Ward Bond, enquanto ele estava fazendo um giro promocional da série.
O novo chefe da caravana passou a ser interpretado por John McIntire como Chris Hale. Em 1962 Robert Horton deixou a série, alegando estar cansado de fazer western. Com a morte de Bond e a partida de Horton a série foi perdendo audiência.
Os produtores então resolveram filmar a cores e elevando a duração do espetáculo para 70 minutos (sem os comerciais), que ocupava quase uma hora e meia da programação das emissoras, mas tudo isso não fez com que a audiência melhorasse, mas mesmo assim a série conseguiu se manter até a oitava e última temporada.
A série também contou com a participação de diversas estrelas famosas convidadas, que asseguravam uma história diferente a cada semana. Alguns convidados famosos foram Ernest Borgnine, Lee Van Cleef, James Coburn, Lou Costello, Bette Davis, Clint Eastwood, Henry Fonda, Dennis Hooper, Mickey Hooney, Barbara Stanwyck, John Wayne (seu único aparecimento dramático numa série de televisão) e até Ronald Reagan, futuro Presidente dos Estados Unidos, entre outros.
A série Wagon Train (Caravana) foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC até o início de 1962, depois ela passou a ser apresentada pela rede ABC, de 1962 até o seu encerramento em 1965.
Sua primeira apresentação ocorreu no dia 18 de setembro de 1957 e o último episódio em 2 de maio de 1965, num total de 284 episódios, algumas delas com 60 minutos (1ª a 6ª temporada), outras com 90 minutos (7ª e 8ª temporada), assim como algumas em cores e outras em preto e branco, em 8 temporadas. No Brasil foi exibida pela TV Record, por volta de 1974, com grande sucesso.
Ward Bond nasceu como Wardell Edwin Bond no dia 9 de abril de 1903, em Benkelman, Nebraska, EUA e viveu nesta cidade até 1919, quando sua família se mudou para Denver. Lá estudou na Denver East High School e quando chegou à faculdade na University of Southern Califórnia se tornou num jogador de futebol americano, coincidentemente na mesma equipe de John Wayne e assim nasceu uma grande amizade entre os dois, sem perceberem que mais tarde se tornariam dois grandes astros do cinema.
Um certo dia o time foi recrutado para atuar num filme para a Academia Naval dos Estados Unidos e isso animou Bond a continuar a carreira de ator. Estreou no cinema em 1929, num filme de John Ford chamado “Salute” e depois não parou mais de trabalhar no cinema e televisão. Ao todo atuou em mais de 200 papéis, muitas vezes como um policial e também como um criminoso.
Devido a sua aparência forte e um discreto charme descontraído sempre conseguiu ter bons papéis, mas sua fama internacional somente viria ao protagonizar a série de televisão “Wagon Train”. Também se destacou com um grande ativista político e também foi indicado ao Oscar em 11 filmes. Bond morreu no dia 5 de novembro de 1960, de um ataque cardíaco, na época das gravações da quarta temporada de “Wagon Train”. Em seu funeral o ator e amigo John Wayne deixou grandes palavras de elogio ao amigo.
Por sua contribuição à indústria do cinema, seu nome se tornou uma estrela na Hollywood Walk of Fame em 6933 Hollywood Boulevard. Em 2001 seu nome também passou a fazer parte de Western Performers Hall of Fame na National Cowboy & Western Heritage Museum na cidade de Oklahoma City. Em sua cidade natal, Benkelman, também foi uma criada a Ward Bond Memorial Park, em sua homenagem.