TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 20 de novembro de 2016

ROD SERLING'S NIGHT GALLERY - GALERIA DO TERROR

Night Gallery, cujo título original era Rod Serling´s Night Gallery e também conhecido no Brasil como Galeria do Terror, foi uma série de televisão, uma mistura de terror, fantasia e ficção científica, criada por Rod Serling.
A idéia original de Serling era de simplesmente atualizar a outra série anterior, na qual ele fez muito sucesso, denominada “The Twilight Zone” de uma forma mais moderna, mas Night Gallery acabou mais como um sci-fi e contendo muito mais terror que a série passada. Serling, além de ser o anfitrião de cada episódio, também escreveu a maioria dos roteiros mostrados no programa, assim como tinha o mesmo controle sobre a outra série, já citado anteriormente.
Cada episódio começava com uma introdução do apresentador do programa Rod Serling, sobre a história macabra de alguns quadros e esculturas de uma galeria de arte em que ele se encontrava, onde ele dizia mais ou menos o seguinte: “Boa noite. Por favor entre neste pequeno “objeto de arte” que me cerca, você não o encontrará num museu de arte normal, porque estas pinturas incomuns e estátuas provêm de vida ou morte, qualquer que seja o caso. Porque esta é a “The Night Gallery”.
Apenas por curiosidade, os quadros eram originariamente pintados pelo artista Tom Wright e as esculturas horrendas por Logan Elston e Phil Vanderlei. Normalmente as histórias eram adaptações de contos clássicos de fantasia, pertencentes a autores como H.P. Lovercraft e também trabalhos originais, a maioria de Serling.
O espetáculo foi introduzido por um episódio piloto contendo três segmentos denominados “The Cemetery / Eyes / the Monster Who Wanted To Be A. Fisherman”, que foi exibido no dia 8 de novembro de 1969. 

Curiosamente, este episódio piloto teve a direção de um jovem debutando chamado Steven Spielberg, que mais tarde se tornaria um dos maiores diretores de Hollywood e também contou com a participação da atriz Joan Crawford, em sua última atuação.
Este episódio piloto se diferenciava das demais pelo fato das pinturas fazerem parte da argumentação da respectiva história, enquanto que nos episódios decorrentes da série, as pinturas apareciam somente no início de cada história.
O espetáculo alcançou um grande sucesso e recebeu uma indicação ao prêmio Emmy Award pelo episódio “They´re Teargin Down Tim Riley´s Bar”, que foi exibida no dia 20 de janeiro de 1971, ainda na primeira temporada de 1971. Quase um ano mais depois, também recebeu outra indicação ao prêmio com o episódio “Pickman´s Model”, que foi exibida na segunda temporada, no dia 1 de dezembro de 1971.
Segundo autores diversos, um dos maiores índices de audiência do programa, principalmente pelo público infantil ocorreu com o capítulo denominado “The Doll of Death”, exibida em 20 de maio de 1973, cuja trama mostrava pela primeira na televisão “bonecos diabólicos”, ligados diretamente com o mistério e misticismos que tinham origem na antiguidade.
A série conseguiu angariar uma crítica muito favorável, especialmente pelo uso adequado do humor negro, nos episódios mais longos e também por seu formato múltiplo, pois vários episódios continham dois ou três segmentos, o que proporcionava ao espetáculo um tom inusitado.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, entre 16 de dezembro de 1970 a 27 de março de 1973, num total de 45 episódios (mais um episódio piloto), em três temporadas, segundo fonte do site crazyabouttv.com. 

No entanto, outra fonte como a Wikipédia.org aponta como 43 episódios, divididos em 98 histórias.
O site crazyabouttv.com ainda aponta que havia dois episódios da Night Gallery que foram produzidos, mas não foram exibidos nos Estados Unidos. São eles: “Die Now, Pay Later” e “Room for One Less”. No Brasil o espetáculo foi exibido com o título de Galeria do Terror, mas não foi possível determinar a emissora que o apresentou.
Mas, segundo o amigo internauta Leonardo, em email enviado em agosto de 2009, nos informa que:... O "Galeria do Terror" foi transmitido em tv aberta nos anos 80, estou quase certo de que pela Bandeirantes. 

Foi uma época em que a Globo transmitia "Alfred Hitchcock Suspense" à noite/madrugada. Certeza absoluta eu posso lhe dar de que o "Galeria" passava no Canal USA (atualmente Universal Channel) entre 1996 e 1998, todos os sábados às 16h (com reprises às 22h), dentro do que era chamado de Sábados de Sci-Fi. Isto era uma espécie de maratona de seriados intercalados por filmes. Todos referentes ao tema de ficção científica...
Em outro trecho consta:... E mais recentemente, por volta de 2006/2007, o canal por assinatura TCM transmitiu o "Galeria". Mas as 3 temporadas foram exibidas por este apenas uma vez, enquanto na época do Canal USA chegaram a ser reprisadas quase 3 vezes cada. A versão brasileira da série (dublagem) foi feita pela MCA juntamente com a Pery Filmes (creio que está não exista mais)...

TRILHA DE ABERTURA:

Anfitrião
Rod Serling

AUTOR: TV SINOPSE

Um comentário:

  1. A série, aqui no Brasil, se chamava Galeria do Terror e foi exibido inicialmente em 1977 pela antiga TVS, atual SBT. Bons tempos!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...