TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

VOYAGE TO THE BOTTOM OF THE SEA - VIAGEM AO FUNDO DO MAR - TRIBUTO

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Tv Tupi, Tv Record, Tv Bandeirantes, Rede Globo e FOX.
Ano de Produção: de 1964 a 1968 (110 episódios).
Preto e Branco / Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions.
Viagem ao Fundo do Mar era inicialmente um filme de ficção científica produzida e dirigida por Irwin Allen, realizado em 1961 pela 20th Century Fox. A história foi escrita por Irwin Allen e Charles Bennett e contou no elenco com Walter Pidgeon como Almirante Harriman Nelson e Robert Sterling como Capitão Lee Crane nos papeis principais.
O filme ainda teve a participação de outros artistas famosos como Joan Fantaine, Barbara Eden, Michael Ansara e Peter Lorre. A canção tema do filme foi cantada por Frankie Avalon, que também apareceu no filme.
O filme contava a história de uma expedição científica em missão rotineira ao Polo Norte, a bordo de um ultramoderno submarino atômico conhecido como Seaview, quando descobre que um cinturão de radiação no espaço incendeia-se e começa a aquecer o planeta de maneira incontrolável.
Diante dessa emitente catástrofe o Almirante Nelson e a tripulação do submarino correm contra o tempo para tentar salvar a Terra e onde passam a enfrentar toda a espécie de intempéries como sabotagens e criaturas marinhas gigantescas.
O filme impressiona pela fotografia magnífica e efeitos visuais, tornando-a uma das obras mais respeitadas da ficção científica de todos os tempos. Ela estreou nos cinemas norte-americanos em julho de 1961 e em pouco tempo se tornou um grande sucesso mundial. Para a confecção do filme foram gastos cerca de 2 milhões de dólares, uma quantia fabulosa para a época, mas também trouxe um retorno de quase 7 milhões.
Toda essa arrecadação e sucesso levaram os produtores a pensar numa versão televisiva, para isso foram utilizados habilmente todos os elementos do filme, suas fantasias, suportes, modelos de efeitos especiais, e às vezes até partes do filme. Este seriado se tornou a primeira das quatro séries de ficção científica para a televisão realizada por Irwin Allen.
Viagem ao Fundo do Mar, nome que a série recebeu no Brasil, foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 14 de setembro de 1964 a 31 de março de 1968, num total de 110 episódios, dos quais 32 foram produzidas em branco e preto (1964-1965) e as restantes 78 passaram a serem coloridas.
As duas primeiras temporadas de Viagem ao Fundo do Mar acontecem no imaginário de um futuro da década de 70 e as outras duas temporadas, os acontecimentos giram em torno do futuro dos anos 80. A série eram protagonizados por Richard Basehart como Almirante Nelson e David Hedison como Capitão Crane respectivamente.
O episódio piloto se chamava "Eleven Days to Zero", foi filmada a cores, mas mostrada em preto e branco e fazia uma apresentação do submarino nuclear futurístico conhecido como Seaview (que muita gente imaginava ser Civil devido à pronúncia da palavra inglesa) e os membros de sua tripulação. A maior celebridade é o projetista e construtor do submarino o Almirante Harriman Nelson que pertencia ao Instituto de Pesquisa Marinha.
O Seaview foi a princípio construído como um navio de investigação marinha, mas dada a sua complexidade e levar armas nucleares, acaba sendo requisitado em muitas ocasiões pelo governo em missões secretas militares. O submarino foi construído na Filadélfia, numa base secreta conhecida como N.I.M.R (Nelson´s Institute for Marine Research).
Neste episódio é contada a história de Lee Crane e como ele chegou ao posto de Capitão do Seaview e quais as tarefas primárias do submarino e de sua tripulação, que era de sondar os mistérios da natureza e forças que ameaçam a paz mundial.
Com o desenrolar da história começam a suceder uma porção de aventuras fantásticas durante as viagens e missões do Seaview, desde encontrar terríveis monstros, sereias, terroristas, cientistas loucos e até alienígenas.
A série também mostra a participação dos diversos membros da tripulação, que tem uma presença fixa nos episódios, cada um desempenhando uma função e que de alguma forma acabam também envolvidos pela trama do capítulo. Dois atores, que fazem parte da tripulação também participaram do filme.
Foto - Del Monroe como Kowalski

Del Monroe que era o marujo Kwoski no filme e que passou a ser chamado de Kowalski na série e passou a ter um grande destaque em quase todos os episódios. O outro é Mark Slade que também participou do filme, mas permaneceu somente na primeira temporada da série interpretando o marujo Malone.
A primeira temporada da série Viagem ao Fundo do Mar mostrava várias histórias de perigo nos oceanos. Também foram introduzidos os novos equipamentos como o sino de mergulho e um mini-submarino, assim como a primeira história envolvendo monstros marinhos. A atmosfera nesta fase era mais série e intensa caracterizando-se por enredos ligados a Guerra Fria e seus conflitos, assim como em especulações sobre o futuro da humanidade.
Muitos episódios envolviam espionagem e elementos de sci-fi. Nesta fase os assuntos dos episódios giravam em torno de governos estrangeiros hostis e monstros do mar. Para muitos, essa foi a melhor temporada de toda a série devido ao tom mais real e sintonizado com os problemas mundiais.
Já a segunda temporada do espetáculo recebeu um aumento substancioso de enredos envolvendo diversos monstros semanais, mas também tinha alguns capítulos dentro do mesmo tom da primeira temporada.
Foto - Terry Becker como Chefe Sharkey

A segunda temporada também viu a mudança do preto e branco para o colorido, assim como a substituição permanente do Chefe Jones devido a morte de Henry Kulky que interpretava o personagem, pelo Chefe Sharkey interpretado por Terry Becker.
Outra mudança importante e significante aconteceu durante a temporada quando o Seaview foi ligeiramente redesenhado e sendo introduzido junto ao Sub-voador, que era um mini-submarino com capacidade para dois homens, todo amarelo e que poderia deixar o oceano e funcionar como um avião.
Também as janelas de observação do Seaview se tornaram mais amplas e foram divididas em quatro. A tripulação também recebeu uniformes mais coloridos, mas os oficiais ainda continuavam em seu uniforme cáqui como na primeira temporada. A segunda temporada foi fechada contando uma história fantasmagórica, bastante estranha.



A terceira temporada de Viagem ao Fundo do Mar começou continuando com uma outra história fantasmagórica, desta vez era um lobisomem, mas logo os episódios passaram a mostrar os oficiais do Seaview envolvidos com uma tripulação nazista, dando a ideia de que a Segunda Guerra Mundial ainda continuava.
Nesta temporada foram contadas duas histórias de espionagem e uma história de perigo nos oceanos rememorando a primeira temporada. Uma dessas três histórias falava sobre um governo estrangeiro hostil que tentava roubar um novo mineral, fazendo uma lavagem cerebral no Almirante Nelson. A terceira temporada também ocorreu simultaneamente com a produção de outras séries de Allen, a segunda temporada de Perdidos no Espaço e a estréia de o Túnel do Tempo.
E finalmente a quarta temporada, que iniciou com uma história de alquimista de cinco séculos adiante. Também alguns episódios tiveram seus créditos de abertura modificada e contou com três histórias sem conexões, sobre invasores extraterrestres e também dois episódios em que o Seaview retorna no tempo.
As avaliações de audiência nesta temporada tornaram insignificantes, o que levou ao cancelamento da quinta temporada que já estava sendo programada. Alguns autores afirmam que Irwin Allen propôs então a 20th Century Fox e a rede ABC a substituição da série por uma outra chamada de Terra de Gigantes que ainda se encontrava em pré-produção.
A ABC aceitou esta proposta e a Viagem ao Fundo do Mar foi cancelada. No Brasil esta série foi apresentada inicialmente pala extinta TV Tupi durante a o início da década de 70 e depois ela passou também a ser apresentada por outras emissoras em diferentes épocas e horários.
Richard Basehart nasceu como John Richard Basehart no dia 31 de agosto de 1914, em Zanesville, Ohio, EUA e iniciou sua carreira no rádio e teatro na década de 40. Pouco tempo depois, em 1947, estreou no cinema com grande destaque no filme “Mansão da Loucura”.
Logo em seguida em 1948 interpretou magistralmente um assassino num filme noir clássico “He Walked by Night” e não parou mais de atuar. Basehart também ficou bastante conhecido pela sua voz profunda e distinta e narrou diversos filmes e documentários para a televisão e cinema.
Foi casado três vezes: a primeira com Stephanie Klein em 1940, que morreu dez anos depois e em 1951 com a atriz italiana Valentina Cortese, com teve um filho e se divorciou em 1960. Dois anos mais tarde casou-se novamente com Diane Lotery com quem viveu até a sua morte.
Na década de 60 interpretou o Almirante Nelson na série de televisão “Voyage to the Botton of the Sea”, onde passou a ser conhecido internacionalmente. Trabalhou no cinema e televisão até os 70 anos de idade.
Após sucessivos derrames acabou morrendo no dia 17 de setembro de 1984, em Los Angeles, Califórnia, EUA. Um mês antes de seu falecimento, Basehart atuou como locutor para a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles.
David Hedison nasceu como David Albert Hedison Jr. no dia 20 de maio de 1927, em Providence, Rhode Island, EUA e segundo alguns autores, ele decidiu seguir a carreira de ator ao assistir um filme estrelado por Tyrone Power, que o deixou impressionado e empolgado.
Para concretizar seu sonho estudou em Nova Iorque com Sanford Meisner e Martha Graham na Neighborhood Playhouse e também com Lee Strasberg no Actor Studio. Iniciou sua carreira artística trabalhando em produções Off-Broadway com a peça “A Month in the Country” com a qual ganhou o prêmio Theater World Award.
Depois conseguiu um contrato com a 20th Century Fox e começou participando do filme “The Enemy Below”, juntamente como Robert Mitchum. Continuou participando de outros importantes filmes para o cinema e nos anos 60 veio para a televisão onde começou a participar de algumas séries e logo depois foi escalado para protagonizar o seriado “Five Finger”. Foi durante essa época que passou a adotar o nome de David Hedison.
Pouco tempo depois ficou internacionalmente famoso ao interpretar por aproximadamente quatro anos o personagem Capitão Lee Crane na série Viagem ao Fundo do Mar, ao lado de Richard Basehart. Depois continuou a participar de outros seriados e filmes até os dias hoje.
Em 1968 casou com Bridget e tiveram duas filhas, Alexandra e Serena. Uma das filhas, Alexandra Hedison é também atriz e diretora e tem participado de importantes séries de televisão. Atualmente (2009) com seus quase oitenta e poucos anos continua a participar em alguns projetos e muito bem de saúde.

TRILHA DE ABERTURA:
Elenco
Richard Basehart como Almirante Harriman Nelson
David Hedison como Capitão Lee Crane
Robert Dowdell como Oficial Chip Morton
Henry Kulky como Chefe Curley Jones
Terry Becker como Chefe Francis Ethelbert Sharkey
Del Monroe como Kowalski
Paul Trinka como Patterson
Richard Bull como O Doutor
Allen Hunt como Stuart Riley
Arch Whiting como Sparks
Paul Carr como Clark

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...