TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MOONLIGHTING - A GATA E O RATO - TRIBUTO

Moonlighting era uma série de TV norte-americana, que misturava comédia, drama, mistério e romance e apresentado originalmente pela rede ABC, entre 3 março de 1985 a 14 de maio de 1989, num total de 66 episódios, com 44 minutos aproximadamente de duração cada, durante 5 temporadas.
Foto - Glenn Gordon Caron

A série foi criado por Glenn Gordon Caron, que também era o produtor executivo da série e segundo alguns autores, a série foi inspirada num filme de 1940, chamado "His Girl Friday", protagonizado por Rosalind Russel e Cary Grant, apesar de não ser encontrado nenhuma citação de Glenn sobre isso.
Embora a série terminasse sua primeira temporada somente em vigésimo lugar, ela se restabeleceu chegando ao nono lugar nas temporadas de 1986-1987 e ainda conseguiram um décimo segundo lugar na temporada seguinte. As qualidades inovadoras da série mereceram uma menção dos diretores da "Guild of America", como uma melhores séries de drama e comédia dos últimos 50 anos da televisão.
A série girava em torno de casos investigativos da Blue Moon Detective Agency e de seus dois sócios, Madolyn "Maddie" Hayes, interpretados por Cybyll Shepherd e David Addison, interpretado pelo até então desconhecido ator Bruce Willis.
O espetáculo envolvia mistérios, um diálogo muito picante e muita tensão sexual entre os dois personagens principais. Os personagens foram introduzidos através de um telefilme feito para a televisão, de mais ou menos duas horas, que precedeu todo o espetáculo.
O enredo do espetáculo começava depois que o encarregado do negócios de Maddie Hayes desfalca a maior parte de sua fortuna, deixando para ela somente sua casa e uma falida agência de detetives chamada Angels Detective Agency, administrada pelo despreocupado e esperto David Addison.
Aliás a agência só existia como um meio de se conseguir descontos no imposto de renda. Numa das primeiras aparições de Maddie a agência, ela encontra tudo aquilo numa tremenda bagunça, mais parecendo uma colônia de férias, com direito a manicures semanais e entrega de todo tipo de guloseimas.
Entre o piloto e o primeiro episódio, David acaba persuadindo Hayes a manter o negócio, fazendo um sociedade com ele. Dessa forma a agência é renomeada com o nome de Blue Moon Investigations, aproveitando o fato de Hayes ter sido uma modelo muito famosa, que fazia campanhas para o Shampoo Blue Moon. Em muitos episódios aparecem referencias dela como "The Blue Moon Shampoo Girl" (A Garota do Shampoo Lua Azul).
David convence Maddie de que a agência poderia gerar um grande lucro e reverter até mesmo a sua situação financeira. Diante disso ela passa a trabalhar como detetive, mas o trabalho envolvendo os dois geram diversas discussões, devido ao choque de personalidades da esnobe Maddie e do cínico David, algo como gato e o rato.
Com o passar do tempo os atritos entre eles acabam se transformando num romance platônico. Seus relacionamentos profissionais e amorosos são difíceis e agitados, mas finalmente num dos episódios da terceira temporada eles chegam a ter um relacionamento rápido (somente um episódio).
Depois de uma tremenda briga, com direito a muitos tapas, finalmente chegam aos beijos e vão para a cama. O episódio vira um grande acontecimento norte-americano, comentado pelos maiores jornais dos Estados Unidos, graças a uma boa estratégia da emissora, através de propagandas nos guias de televisão, aliado a ansiedade dos fãs para saber se a coisa ia acontecer mesmo.
O episódio alcançou a incrível cifra de 44% de audiência nos Estados Unidos, o que significou que ela foi assistida por nada menos do que 60 milhões de pessoas. Quando todos pensavam que daqui por diante tudo iria ficar a mil maravilhas, o casal recomeça novamente suas brigas.
A tensão romântica entre David e a elegante Maddie, aliada ao baixo rendimento da série, pouco tempo depois, faz a produção mudar a linha do programa fazendo com que Maddie crie jogos malabarísticos em sua relações e até um outro pretendente configurando um terceiro homem entra em cena, mas logo esse triângulo amoroso é anulado.
O espetáculo marca também a presença de Allyce Beasley interpretando Agnes DiPesto (no Brasil foi dublada como Agnes Topisco), a recepcionista da agência, com uma voz muito fanhosa, muito atrapalhada e fofoqueira, que normalmente atende o telefone fazendo rimas ou fica plantada falando sozinha, depois de uma discussão entre David e Maddie.
Na temporada posterior, Custis Armstrong, se une ao elenco interpretando um empregado temporário chamado Herbert Viola, que mais tarde passa a ser também investigador da agência.
Em Moonlighting o relacionamento dos dois eram muito parecidos com a de seus patrões, pois pareciam cão e gato, mas depois acabam se apaixonando e passam até a morar juntos. A dupla também foi o responsável por muitos momentos engraçados da série. Os dois tinham boas intenções e sempre estavam por perto para ajudar David e Maddie, apesar que eles mais atrapalharem do que ajudarem.
Além dos quatro, David, Maddie, Agnes e Herbert, trabalhavam mais outras pessoas na agência que praticamente só faziam figuração, apenas um detetive chamado McGillycuddy, interpretado por Jack Blessing participava, às vezes, mais ativamente no espetáculo, criando um ciúmes em Herbert, pois ele também tinha uma quedinha pela senhorita Topisco.
As mentiras e seus desencontros formam um fusão única, fazendo a associação de gêneros completamente diferentes se unirem formando a "dramedy". A série mostra claramente as características semânticas do drama televisivo, como os temas sérios que se ocupam de incidentes de grande magnitude, que desperta compaixão e medo. Ao mesmo tempo apresenta características sintáticas da comédia da televisão.
Estas características incluem também, uma estrutura narrativa conhecida como quatro paredes, que consiste na situação, na complicação, na confusão e na resolução. Moonlighting foi uma das primeiras séries de televisão a utilizar o "dramedy" (uma mistura de drama e comédia). Além disso o espetáculo contava com diálogos extremamente longos, sobrepondo os dois personagens principais, atrás de uma comédia de um filme clássico.
Inclusive em muitos episódios haviam referências diretas aos roteiristas, a audiência, a rede, ou até a própria série, coisa inédita numa série de televisão de fazer referência diretamente ao enredo do espetáculo, apesar de variações dessa técnica já tenham sido usadas em outras séries de televisão como Burns and Allen e em The Many Loves of Dobie Gillis.
Em vários episódios, o enredo de repente transpunham a própria série envolvendo mudanças de cenários, personagens em outras partes do estúdio, gritaria na produção ou os atores ao invés de usar os nomes dos personagens utilizarem os nomes reais, entre outras maluquices.
Num episódio de Natal na segunda temporada, por exemplo, o personagem David Addison e Maddie Hayes caminham para fora do escritórios e onde deveria existir uma parede, aparecem o pessoal do espetáculo cantando a canção de Natal alegremente. Num outro, que foi o episódio final do espetáculo, os personagem principais voltam ao seu escritório e encontram um executivo real da emissora, que conta que a série acabava de ser cancelada.
A série também abraçava elementos de fantasia, de época diferentes como nos episódios "The Dream Sequence Always Rings Twice" produzidas em sucessões em preto e outra em branco. Neste episódios um assassinato acontecia nos anos quarenta e David e Maddie são contratados por um cliente que descobre sua esposa está o traindo.
Maddie e David se envolvem com o crime e depois de quatorze minutos dessas cenas, o espetáculo troca as duas sucessões de preto, pelas brancas, onde os dois sonham com a versão de como o assassinato aconteceu. As duas sucessões filmadas em preto tem uma ação diferente do filme em branco, que mais se parecem com verdadeiros filmes daquele período.
Outro episódio de pura fantasia foi apresentado no episódio "Atomic Shakespeare" onde o elenco executa variações de A Megera Domada, utilizando inclusive os costumes da época Shakesperiana. David monta num cavalo que possuem logotipos da BMW bordados em sua sela.
O episódios são entrecortadas por segmentos mostrando um garoto imaginando os procedimentos do episódio, porque a mãe dele obrigou ele a fazer a lição de casa, em vez de deixar assistir Moonlighting. Além disso, os espetáculo também faziam conexões com outras séries como Remington Steele, fazendo Pierce Brosnan aparecer em um episódio.
Num outro episódio o anjo da guarda de Maddie lhe mostra uma realidade alternada, na qual Jonathan e Jennifer Hart (da série Hart to Hart -[Casal 20]), assumem o arrendamento da Blue Moon. Embora Robert Wagner e Stefanie Powers não apareçam no episódio, Lionel Stander é reprisado como Max, o mordomo dos Harts.
Em outro episódio, Shepherd e Willis aparecem cantando músicas do próprio espetáculo e Willis freqüentemente aparece cantando canções da Motown como "Good Lovin" e "I Told Ya I Love Ya...", que fazia parte do álbum da trilha sonora da série. No episódio "Big Man on Mulberry Street" a ação é centrada ao redor de uma número da dança fixada sobre a canção de Billy Joel. Estes segmentos foram dirigidos pelo diretor Stanley Donen, um veterano em espetáculos musicais.
A série Moonlighting também ficou muito conhecida pelos seus problemas de produção ao longo da temporada e isso ficava muito notório pelas diversas reprises, pois os novos episódios ainda não haviam sidos completados.
Segundo Glenn Gordon, produtor executivo da série, grande parte desses atrasos eram causados por Cybill, como não decorar o texto, atrasar na maquiagem, reclamar do horário e desentendimentos com Willis.Outras demoras eram atribuídas a morosidade dos roteiros, a gravidez de Cybill e até um acidente no qual Willis quebrou a clavícula esquiando.
Para contornar todos estes problemas, na quarta temporada, os roteiristas passaram a focalizar mais a atenção do espetáculo sobre os personagens de Agnes e Herbert, com pequenas participações de David ou de Maddie e também para que outros episódios pudessem ser terminados para serem apresentados.
Apesar de Moonlighting ser um sucesso em suas primeiras temporadas, as avaliações começaram a despencar depois da terceira temporada e depois de três anos de tensão romântica. Para muitos fãs e um número igual de críticos, o episódio "They Did It" onde Maddie e David dormem juntos marcou o declínio do espetáculo, mas na realidade diversos outros fatores levaram ao declínio da série e o seu cancelamento pouco tiveram a ver com a relação entre os dois personagens.
Na quarta temporada, Willis e Shepard tiveram muitos pequenos contratempos, entre eles a gravidez de Shepherd, por isso suas ausências se tornaram constantes e Bruce Willis começou a filmar Die Hard (Duro de Matar) durante aquele período. Quando o filme se tornou um sucesso, seu desejo de continuar na série se minguou.
A série perdia assim a química entre as duas estrelas principais. Nesse meio tempo a série perdeu também o seu escritor e produtor executivo Glenn Gordon Caron, que abandonou o espetáculo por dificuldades e desencontros na produção. Fora isso Willis pretendia fazer cinema e Cibyll só se preocupava com os gêmeos.
Quando a personagem Maddie voltou a Los Angeles, perto do fim da quinta temporada, os roteiristas tentaram divertir a tensão entre Maddie e David, com a introdução de um triângulo amoroso, através da introdução de um outro homem interpretado chamado Walter Bishop, com quem Maddie havia conhecido num trem em Los Angeles. Isso repercutiu tão negativamente que acabou conduzindo ainda mais ao declínio nas avaliações do espetáculo. Todos esses fatores juntos acabaram por causar o encerramento do espetáculo.
A série foi indicada 39 vezes ao Emmy. Bruce Willis ganhou um Emmy e um Globo de Ouro como melhor ator e Cybill Shepherd dois Globos de Ouro. Além disso a música tema, "Moonlighting Theme", composta por Al Jareau, foi indicado ao Grammy do ano de 1988.
Depois do seriado Cybill Sheperd fez alguns filmes e vários outros trabalhos na televisão, mas não conseguiu outro destaque maior do que com esta série, enquanto que Bruce Willis virou uma celebridade e estrela de vários filmes de grande importância cinematográfica e de muito sucesso de bilheteria.
No Brasil a série foi apresentada com o nome de A Gata e o Rato pela Rede Globo no final dos anos 80 com muito sucesso, depois foi apresentada pelo SBT nos finais dos anos 90. Também foi exibida pelo canal a cabo Sony em 2003, também no Multishow em 2005 e mais recentemente em 2010, na Rede Brasil.

TRILHA DE ABERTURA:


Elenco
Cybill Shepherd (Madeline "Maddie" Hayes)
Bruce Willis (David Addison)
Allyce Beasley (Agnes Topisco) 
Curtis Armstrong (Herbert Viola)

Charles Rocket (Richard Addison)
Jack Blessing (MacGillicudy)
Robert Webber (Alexander Hayes)
Eva Marie Saint (Virginia Hayes)
Episódios
Primeira Temporada

1. Pilot (1)
2. Pilot (2)
3. Gunfight at the So-So Corral
4. Read the Mind--- See the Movie
5. The Next Murder You Hear
6. Next Stop Murder
7. The Murder's in the Mail
Segunda Temporada

8. Brother, Can You Spare a Blonde?
9. The Lady in the Iron Mask
10. Money Talks-- Maddie Walks
11. The Dream Sequence Always Rings Twice
12. My Fair David
13. Knowing Her
14. Somewhere Under the Rainbow
15. Portrait of Maddie
16. Atlas Belched
17. Twas the Episode Before Christmas
18. The Bride of Tupperman
19. North by North Dipesto
20. In God We Strongly Suspect
21. Every Daughter's Father Is a Virgin
22. Witness for the Execution
23. Sleep Talkin' Guy
24. Funeral for a Door Nail
25. Camille
Terceira Temporada

26. The Son Also Rises
27. The Man Who Cried Wife
28. Symphony in Knocked Flat
29. Yours, Very Deadly
30. All Creatures Great and ... Not So Great
31. Big Man on Mulberry Street
32. Atomic Shakespeare
33. It's a Wonderful Job
34. The Straight Poop
35. Poltergeist III--- Dipesto Nothing
36. Blonde on Blonde (1)
37. Sam & Dave (2)
38. Maddie's Turn to Cry (3)
39. I Am Curious... Maddie (4)
40. To Heiress Human
Quarta Temporada

41. A Trip to the Moon
42. Come Back Little Shiksa
43. Take a Left at the Altar
44. Tale in Two Cities
45. Cool Hand Dave (1)
46. Cool Hand Dave (2)
47. Father Knows Last
48. Los Dos DiPestos
49. Fetal Attraction
50. Tracks of My Tears
51. Eek! A Spouse!
52. Maddie Hayes Got Married
53. Here's Living With You, Kid
54. And the Flesh Was Made Word
Quinta Temporada

55. A Womb With a View
56. Between a Yuk and a Hard Place
57. The Color of Maddie
58. Plastic Fantastic Lovers
59. Shirts and Skins
60. Take My Wife, For Example
61. I See England, I See France, I See Maddie's Netherworld
62. Those Lips, Those Lies
63. Perfetc
64. When Girls Collide (1)
65. In 'N Outlaws
66. Eine Kleine Nacht Murder (2)
67. Lunar Eclipse

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...