Emissora: NBC. Emissora no Brasil: Tv Record e Rede Globo. Ano de Produção: de 1955 a 1960 (116 episódios). Cores. Companhias Produtoras: Incorporated Television Company e Television Programs of America.
Fury era uma série tipicamente de um western norte-americana produzida para a TV e apresentado originalmente no programa Saturday Mornings, pela rede NBC, entre 1955 a 1960, totalizando 114 episódios de 30 minutos cada, protagonizado por Peter Graves como Jim, Bobby Diamond como Joey, William Fawcett conhecido como Pete, nos papeis principais.
A partir de 1959 ele foi apresentado pela syndicated com o título de "Brave Stallion". A partir de 1960 até 1966 a série foi reprisada novamente pela NBC. Fury nasceu no dia 4 de março de 1943 e vivia nos estábulos em Van Nuys, Califórnia.
Aos 18 meses foi descoberto pelo famoso treinador de animais para filmes, Ralph McCutcheon, que assim que viu o animal, sentiu seu potencial, comprou-o e o levou para Sand Canyon numa área em Santa Clarita, conhecida como Newhall-Saugus (Califórnia). A fazenda tinha aproximadamente 5 acres, além de uma grande arena, onde novas gerações de cavalos estrelas eram treinados.
A fazenda era visitada por várias crianças e também havia concursos hípicos. Aos 26 meses, em 1946, fez sua estréia em "Black Beauty". Em 1955 estava em "Outlaw Stallion" com o qual recebeu o Award of Excellence. Em 1956 apareceu em "Gypsy Colt" com que recebeu The P.A.T.S.Y. Award.
Neste filme Fury precisou de fazer uma quantidade enorme de truques que iam desde abrir portas com a boca, correr pelo prédio escolar para apanhar o seu dono, cutucar com a sua cabeça nas janelas e permitir ser perseguido por um grupo de motoqueiros. Em 1957, Fury apareceu ao lado de Elizabeth Taylor no filme "Giant". Na cena final do filme, o desempenho de Fury deixava os espectadores espantados, pois ele quase roubava a cena dos outros atores.
Apesar de não confirmada esta informação, alguns autores afirmam que Fury participou de alguns episódios de Lassie (uma outra série de televisão) fazendo o papel de garanhão selvagem e também na série My Frined Flicka. Esta informação é difícil de ser confirmada, pois Fury recebeu uma porção de nomes ao longo dos anos.
Fury foi uma grande estrela de Hollywood e um dos cavalos mais inteligentes e por isso recebia um tratamento especial que ia desde a uma boa chuveirada nos dias quentes e pela sua alegria parecia gostar muito disso.
Fury foi provavelmente o cavalo mais famoso de Hollywood e recebia um salário de $500,000.00, perdendo apenas para Lassie. A série mostra a história de um garoto órfão de aproximadamente 9 anos chamado Joey, que é levado ao tribunal de justiça pela quebra de uma janela durante uma briga de garotos na rua.
Este mesmo tribunal deixa o garoto sob a custódia de Jim Newton na Fazenda Broken Wheel. Jim, que a pouco tempo perdera a mulher e o filho num acidente de carro, fica com a tutela do garoto no rancho. Tempos atrás Jim havia capturado num garanhão selvagem que não conseguia ser domado e comentava-se que o cavalo estivesse com bastante energia e fúria e assim acabou surgindo o nome do cavalo.
Assim que Joey chega a fazenda fica conhecendo Fury e ambos acabam-se afeiçoando-se, tanto que o cavalo somente a Joey montá-lo. Com o passar do tempo Fury deixa que outros o montem, mas somente com a permissão de Joey. Em cada capítulo Joey leva Fury para uma nova aventura onde uma nova lição é aprendida.
Aventuras essas que incluem furacões, perversos vilões e até o aparecimento de OVNIS, onde Fury está sempre pronto para ajudar seus amigos com muita habilidade. Fury era filmado na antiga KTTV-TV Studio Lot, localizado entre a Sunset Boulevard e a Hollywood Freeway ou então na Fazenda de Iverson em Chatsworth. Atualmente nesta área localiza-se os estúdios da Fox Television.
Muitas publicações em livros surgiram após o sucesso da série, como os livros publicados por Albert G. Miller de 1963 & 1980 chamados de "Fury Stallion of Broken Wheel Ranch", "Fury and the Mustangs" (1981) e ainda o original de "Fury "Brave Stallion" Movie & Fury TV Shows".
A canção tema de Fury foi composta por Ernest Gold e William Fawcett que interpretava Pete Wilkey na série morreu em 1974. Fury morreu com 29 anos de idade. No Brasil esta série foi exibida pela televisão Record, canal 7, São Paulo, aos domingos pela manhã, depois passou a ser apresentada pela extinta Excelsior, canal 9, as tardes.
Harold Lloyd é geralmente considerado um dos três mestres supremos da comédia cinematográfica ao lado de Charles Chaplin e Buster Keaton, mas não possuía o gênio criativo ou a visão artística dos dois eméritos contemporâneos.
Lloyd encarava a comédia de modo prático e, com a mentalidade organizacional de homem de negócios, controlava escrupulosamente a qualidade dos seus produtos. Para isso, mantinha a melhor equipe de inventores de gags na época, que o ajudavam na formulação de histórias e idéias. Esses homens eram creditados nos filmes de Lloyd como diretores ou roteiristas – Sam Taylor, Fred Newmeyer, Ted Wilde, Jay A. Howe, Lex Neal, Jean Havez, Thomas J. Crizer, Tim Whelan, Thomas J. Grey, John Grey, Clyde Bruckman, Howard Green, Howard Emmett Rogers. E Harley M. “Beanie” Walker, foi o criador dos saborosos intertítulos de praticamente todas as comédias de 1917 a 1923).
Entretanto, Lloyd supervisionava todos os estágios da produção, selecionava os melhoresgags e praticamente dirigia todas as comédias, utilizando os diretores somente para cuidarem dos detalhes ou corrigirem falhas de interpretação.
Seu personagem mais famoso preenchia o Sonho Americano de que qualquer homem comum poderia obter tudo à custa de esforço. Era o herói cômico da classe média da geração da Era do Jazz, um simplório otimista, impetuoso, insolente, na sua frenética e agressiva busca de sucesso.
A receita de Lloyd baseava-se na velha idéia de um fraco e inocente rapaz enfrentando dificuldades num mundo cheio de gente esperta, vencendo-as com imprevista capacidade e coragem. Para o jovem de óculos com aros de tartaruga, chapéu de palha e dentes expressivos, não existia o impossível e essa impressionante disposição para triunfar sobre as adversidades, sua desenvoltura e dinamismo, refletiam-se no ritmo dos filmes, principalmente nas perseguições vertiginosas dos desenlaces.
Muito lembrada é, por exemplo, aquela seqüência em O Maricas / Girl Shy / 1924, quando Lloyd, balconista de uma loja, para evitar o casamento da namorada com um vilão, atravessa toda a cidade em desabalada carreira e usa desde o automóvel ao cavalo, passando por motocicleta, bonde e carroça.
Se Lloyd foi pouco sutil como artista, compensou isto vivendo com muita graça as situações de perigo imaginadas por seus humoristas, realizando acrobacias incríveis, ainda mais quando se sabe que o ator perdera quase a metade da mão direita.
O acidente ocorreu ao posar para uma foto de publicidade, na qual acendia o cigarro no pavio de uma bomba de brinquedo. Por engano, deram-lhe uma bomba de verdade, que estava misturada entre os adereços no almoxarifado do estúdio. O ator só escapou com vida porque abaixou a mão que segurava a bomba no exato momento em que ela explodiu.
Nas suas “comédias de arrepios”, as virtudes atléticas do comediante se evidenciavam ainda mais. Vale a pena transcrever o trecho de James Agee sobre O Homem Mosca /Safety Last / 1923, em memorável ensaio: “Como mero amador Lloyd se vê obrigado a substituir um “mosca humana” e a escalar um edifício. Coisas terríveis lhe acontecem. Ele se embaralha numa rêde de tênis. Pipocas caem de uma janela sobre sua cabeça; pombos o tratam como se ele fosse uma mistura de carrinho de sorvete com São Franciso de Assis. Um rato entra por dentro da calça e a multidão, embaixo, aplaude a sua dança desesperada no peitoril de uma janela. Boa parte desse filme de longa-metragem se apóia nessa movimentação pela fachada do prédio. Cada andar é como uma nova estrofe de um poema; e quanto mais ele sobe e mais aterrorizante fica sua situação, mais divertido ele se torna”.
Harold Clayton Lloyd nasceu a 20 de abril de 1893 em Burchard, Nebraska, EUA, filho de James Darsie Lloyd e Elizabeth Fraser. Aos dez anos de idade, Lloyd pisou pela primeira vez no palco no papel do filho de Banquo em Macbeth. Quatro anos depois, já como estudante na Burwood Stock Company de John Lane Connor, ele trabalhou na peça Tess of the D’Ubervilles. Daí para diante foi adquirindo muita experiência naquela escola de arte dramática e depois na Connor School of Expression em San Diego, Califórnia.
Um dia, uma equipe da firma Edison chega a San Diego para uma filmagem e vai até a escola de Connor a fim de contratar alguns alunos como figurantes. Lloyd foi um dos aprovados: “Escolheram-me para ser um índio seminu. Assim que me pintei todo de marrom, começou a chover”.
Após esta experiência, Lloyd partiu para Los Angeles e a primeira coisa que fez foi visitar a velha companhia Edison, onde ficou o tempo suficiente para sentir que o Cinema era um negócio fascinante.
Lloyd então começou a procurar trabalho num grande estúdio como a Universal. Ele percebeu que os atores usando maquilagem passavam tranqüilamente pelo portão do estúdio. No dia seguinte, usando alguma maquilagem no rosto, Lloyd se misturou entre os atores que voltavam do almoço num restaurante próximo e deu um jeito de permanecer lá dentro.
Lloyd atuou como figurante em vários filmes juntamente com Hal Roach, que também estava na firma de Carl Laemmle na condição de extra, e depois os dois tiveram oportunidade de interpretar pequenos papéis.
De repente, Roach recebe uma herança, funda a Rolin Film Company e chama Lloyd para fazerem comédias de dois rolos, alternando-as com comédias de um rolo. Lloyd era o comediante principal dessa nova companhia, que também incluía o ator dramático Roy Stewart e a “leading lady” Jane Novak. Nessa ocasião, Lloyd desenvolveu o seu primeiro personagem na tela, Willie Work, que era uma imitação de Carlitos. No futuro, Lloyd ficava sempre envergonhado quando se falava dessa sua fase imitativa e foi provavelmente um alívio para ele o fato de que apenas uma das comédias com Willie Work, Just Nuts / 1915, tenha sobrevivido.
Por causa de uma divergência com relação a salário – Roach pagava o dobro para Roy Stewart – Lloyd saiu da Rolin e arranjou emprego no famoso estúdio da Keystone, dirigido por Mack Sennett. Ali Lloyd participou de pelo menos seis filmes de fevereiro a julho de 1915.
Pouco depois, Roach o chamou de volta e foi desta vez que nasceu – no filme Spitball Sadie / 1915 – o personagem Lonesome Luke (personagem conhecido no Brasil como Hipólito), vestido com roupas bem justas e um bigodinho que consistia em dois pingos de maquilagem. Como observou Agee, embora Lonesome Luke fosse exatamente o oposto de Carlitos e seus gestos os mais antichaplinianos possíveis, Lloyd logo se deu conta de que fazer algo apenas em oposição ao outro era uma forma de aprisionamento.
Nos meados dos anos 10, quanto mais diferente o comediante fosse das pessoas reais, mais engraçado pareceria aos olhos do público. O cômico arrancava o riso pela sua aparência grotesca ou excêntrica e não necessariamente pelo personagem que interpretava. Lloyd queria mudar isso. Ele descobriu sua própria identidade cômica ao ver um filme de longa-metragem dramático. “O personagem principal, que era um pastor, usava óculos com aros de tartaruga. Este personagem chamou minha atenção na época, porque ele não correspondia á sua aparência. Você pensava que ele era um homem frágil, porém, na verdade, ele era um machão, que dava uma idéia falsa de si mesmo”.
Partindo desta idéia, Lloyd começou a construir um novo tipo, não grotesco nem excêntrico, mas um jovem comum que usava óculos. Era um personagem que parecia nunca ter a chance de superar quaisquer obstáculos. Porém ele tinha muita determinação e por mais difícil que fosse a situação na qual se via envolvido, ia em frente e eventualmente conseguia sair vitorioso. “Este rapaz de óculos poderia ser seu vizinho, alguém que você conhecia. Você poderia colocá-lo numa cena de romance e ao mesmo tempo numa cena de comédia de pastelão”.
E, o que era mais importante para Lloyd, ele seria capaz de atuar como ator e não se esconder (e ser definido) sob o vestuário e sob a maquilagem. Ele poderia vestir roupas normais, fazer coisas normais e parecer física e psicologicamente normal.
O Personagem de Óculos, que estreou em setembro de 1917 no filme Over the Fence, (uma das duas únicas vezes que Lloyd recebeu crédito como diretor; a outra foi em JustNeighbors / 1919) era bem diferente de Lonesome Luke.
Como sintetizou Annette D’Agostino Lloyd em seu magnífico livro Harold Lloyd – Magic in a Pair of Horn-Rimmed Glasses, BearManor Media, 2009), ele não usava mais roupas que enfatizavam as diferenças entre a platéia e o personagem – agora, o adorno da persona fílmica espelhava a platéia; agora, o aspecto do personagem era representativo do próprio público que ele estava divertindo.
Os dois primeiros longas-metragens de Lloyd foram Marinheiro de Água Doce / A Sailor-Made Man / 1921 e O Predileto da Avozinha / Grandma’s Boy / 1922, mas nenhum dos dois começou como tal – seu primeiro filme premeditadamente de longa-metragem foi AsReceitas do Dr. Jack / Dr. Jack, lançado em dezembro de 1922.
No final de sua vida, Lloyd costumava apontar como seus filmes favoritos, O Predileto da Avozinha, O Homem-Mosca / Safety Last / 1923, O Calouro / The Freshman / 1925, O Caçula / The Kid Brother / 1927. Quem quiser conhecer os filmes de Lloyd pode adquirir a excelente caixa com sete dvds, The Harold Lloyd Classic Collection,. da New Line.
Por volta de 1920, Lloyd estava consagrado como um astro importante e Roach ampliando seus próprios horizontes, produzindo as comédias com Os Peraltas (Our Gang), O Gordo e o Magro (Laurel and Hardy), Will Rogers, Snub Pollard e Charley Chase. As preocupações de Roach combinadas com o desejo de Lloyd de exercer maior controle sobre seus filmes, precipitaram a separação dos dois após o término da filmagem de Milagres do Azar / Why Worry? / 1923.
Assim nasceu a Harold Lloyd Corporation, cujas operações começaram com a realização de O Maricas / Girl Shy / 1924. Em 1927 a companhia criou uma divisão denominada “Hollywood Productions”, com o propósito específico de produzir as comédias de Edward Everett Horton.
Em 23 de maio de 1926, Lloyd escreveu um artigo para o New York Times intitulado “O Público é o Doutor”, no qual mostrou uma faceta do seu estilo como realizador de filmes, que ele havia adotado uma década atrás, no tempo das comédias Lonesome Luke de um rolo: a pré-estréia. Ele escreveu: “O público sabe melhor do que ninguém o que é engraçado…se ele gostam do que você tem para oferecer, eles demonstram seu agrado com gargalhadas espontâneas. Se eles não gostam, você pode ficar sabendo pelos suspiros prolongados … o público é eminentemente justo”. Um grande número de comédias de Lloyd seria bem diferente se ele não tivesse utilizado a pré-estréia, ou um teste de reação do público antes do lançamento do filme. Algumas vezes Lloyd promovía cinco, seis, sete pré-estréias. Após cada uma, levava o filme de volta para o estúdio, cortava as cenas que não haviam agradado ou as refazia, aperfeiçoando sempre, até ter certeza de que o filme estava pronto para receber uma boa acolhida.
A parceira de Lloyd em muitas das comédias era a morena Bebe Daniels. Quando Bebe deixou Roach, a loura Mildred Davis ocupou o seu lugar e se casou com Lloyd, abandonando a carreira dois anos depois. “Uma pessoa engraçada na família é o bastante” – disse ela aos repórteres. Quem a substituiu foi Jobyna Ralston.
O casal viveu junto até a morte de Lloyd em 8 de março de 1971, na Califórnia, vitimado pelo câncer, e teve três filhos: Mildred Gloria, Harold Jr. e a adotiva Peggy.
. A fórmula simples – “risos, emoção, um romance ingênuo e então mais risos” – fez de Lloyd uma tremenda atração de bilheteria e um dos astros mais ricos do Cinema. Ao falecer, deixou mais de cinco milhões de dólares para os três filhos e a neta Suzanne e dispôs por testamento que a sua fabulosa mansão em Beverly Hills, chamada de Greenacres, seria tranformada em museu.
Os filmes falados de Harold Lloyd foram melhores do que os filmes falados de Buster Keaton, mas também – salvo talvez Cinemaníaco / Movie Crazy / 1932 – não alcançaram o mesmo nível artístico de seus filmes mudos.
Em 1952, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas outorgou a Harold Lloyd um Oscar especial com a inscrição: “Para Harold Lloyd, Mestre da Comédia e Bom Cidadão”.
Agee estava certo ao dizer que “se a grande comédia exige algo mais do que o riso, Harold Lloyd não foi um grande comediante, mas se o riso simples for o único critério, poucos o igualaram e ninguém jamais o superou”.
VÍDEO BIOGRAFIA:
FILME O HOMEM MOSCA:
FILMOGRAFIA
Vou mencionar apenas os filmes mudos de Harold Lloyd exibidos no Brasil com os respectivos títulos em português (fruto de uma pesquisa feita anos atrás com a colaboração de Gil Azevedo Araújo). Não se sabe quantas comédias da série Willie Work foram feitas, porque os arquivos da Rolin eram desorganizados e muitos filmes não chegaram a ser vendidos ou nem mesmo lançados ou levados ao registro de propriedade autoral. Da série Lonesome Luke foram produzidas 67 comédias, sendo 53 em um rolo e 14 em dois rolos – nas comédias produzidas de agosto de 1915 a abril de 1916 foi usada a marca Rolin Phunphilms.
As primeiras comédias com o personagem de óculos foram de um rolo e exibidas durante três meses em alternância com as comédias de dois rolos da série Lonesome Luke. 1917 – ASTÚCIAS DE VERGOTO / Lonesome Luke, Plumber; HIPÓLITO MENSAGEIRO / Lonesome Luke, Messenger; HIPOLITO MECÂNICO / Lonesome Luke, Mechanic; A LINHA ENCANTADA / Lonesome Luke’s Wild Women; DESTEMPERO DE UM PERALTA / Lonesome Luke in Love, Laughs and Lather / MARMELOS E MARMELÕES /Lonesome Luke in When Clubs are Trump; CAIPORA / Pinched; CENAS A BEIRA-MAR / By the Sad Sea Waves; NAMORANDO POR VÍCIO / The Flirt; A BORDO ou TODOS A BORDO /All Aboard; AVIA -TE LESMA / Move On; MENINO ASSANHADO / Bashful . 1918 – A GORJETA / The Tip; UMA GRANDE IDÉIA / The Big Idea; TÍMIDO COMO UM CORDEIRO /The Lamb; CASAMENTO A GASOLINA / A Gasoline Wedding; QUESTÃO DE JEITO / Here Come the Girls; SIGA A MULTIDÃO / Follow the Crowd; AS APARÊNCIAS ENGANAM / Sic’ Em Towser; É ELE / That’s Him; DELÍCIAS DAS PRAIAS / Why Pick on Me?; SEMPRE EM DIFICULDADES / Nothing but Trouble; COMO GRITAM AQUELES MALDITOS / Hear’ Em Rave. 1919 – PRECISA-SE DE MIL DÓLARES / Wanted $5000; FALE COM PAPAI / Ask Father; NO FOGÃO / On the Fire; CUIDADO LÁ EMBAIXO / Look out Below; PANCRÁCIO, EMPREGADO IMPROVISADO / Next Aisle Over; LEVANTA O PANO / Ring up the Curtain; SIM, SENHOR / Si Senor; CAÇAR E SAIR CASADO / Back to the Woods; PARTIU O BONDE / Off the Trolley; A FEBRE DA VADIAGEM / Spring Fever; VIZINHOS INSEPARÁVEIS / Just Neighbors; PORTA DO PALCO / At the Old Stage Door; UMA LUA-DE-MEL TEMPESTUOSA / A Jazzed Honeymoon; VÍTIMA DO BULDOGUE / Count Your Change; NO BAIRRO CHINÊS / Chop Suey and Company; CACIQUE PALERMA / Heap Big Chief; NÃO EMPURRA / Don’t Shove; QUERES SER MINHA ESPOSA? / Be my Wife; O RAJÁ ou LLOYD E O MACACO / The Rajah; DINHEIRO À BEÇA / Soft Money; APURANDO OS VOTOS / Count the Votes; PAGUE SUA CONTA / Pay Your Dues; SEU ÚNICO PAI / His Only Father; ATRAVÉS DA BROADWAY / Bumping into Broadway; A FILHA DO GRÃ-PIRATA /Captain Kidd’s Kids; VIDA DE MILAGRES / From Hand to Mouth. 1920 – ORGIAS RERAIS /His Royal Slyness; A CASA DOS FANTASMAS / Haunted Spooks; UM ALMOFADINHA NO OESTE / An Eastern Western; A SONÂMBULA / High and Dizzy; O PRÍNCIPE MASCARADO / Get Out and Get Under; NÚMERO, FAZ FAVOR? / Number, Please?. 1921 – AGORA OU NUNCA / Now or Never; ALTA RODA / Among Those Present; CASA-TE E VERÁS / I Do; QUEM DISSE MEDO? / Never Weaken; MARINHEIRO DE ÁGUA DOCE / A Sailor Made Man. 1922 – O PREDILETO DA AVOZINHA / Grandma’s Boy; AS RECEITAS DO DR. JACK /Dr. Jack. 1923 – O HOMEM MOSCA / Safety Last; MILAGRES DO AZAR / Why Worry?.1924 – O MARICAS / Girl Shy; SOGRA FANTASMA / Hot Water. 1925 – O CALOURO / The Freshman. 1926 – O MILIONÁRIO GAIATO / For Heaven’s Sake. 1927 – O CAÇULA / The Kid Brother. 1928 – HAROLDO VELOZ / Speedy.
Once a Thief foi uma série de televisão, também conhecida como “John Woo´s Once a Thief” e foi inspirado num telefime de 1996, de mesmo nome, produzido no Canadá, dirigido por John Woo para a televisão canadense.
O espetáculo é na realidade uma refilmagem de um outro trabalho desenvolvido no ano de 1991, em sua fase chinesa de sua carreira, também denominado “Once a Thief”. Desta vez, Woo consegue transpor para a pequena tela, toda a sua marca de diretor com lutas coreografadas e cenas mirabolantes de ação. O filme tinha a duração de 92 minutos aproximadamente e no Brasil ficou conhecido como “Missão Secreta”.
Depois do sucesso deste telefilme, que também foi utilizado como piloto da série, Glenn Davis e William Laurin criaram a série semanal de televisão, tendo John Woo como produtor executivo. O espetáculo foi apresentado originalmente no Canadá pela CTV, entre 15 de setembro de 1997 a 2 de maio de 1998, num total de 22 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada.
O telefilme piloto da série foi apresentado em 29 de setembro de 1996. A série era centrada em torno de Li Ann Tsei (Sandrine Holt), uma órfã que cresce numa família chinesa Tang e durante uma operação criminal ela se apaixona por Mac Ramsey, um ladrão que trabalha para a família.
Mas, ela é obrigada a ficar noiva de um homem escolhido pelo herdeiro da família Tang e por causa disso Li e Mac fraudam suas mortes numa tentativa de fugir do país. Li Ann consegue escapar, mas Mac acaba ficando preso e preste a apodrecer numa prisão chinesa.
Dois anos depois, ele é libertado e levado para o Canadá, onde uma mulher misteriosa conhecida como “Diretor” o emprega para ele trabalhar numa organização de combate ao crime. Mas, logo ele descobre que está trabalhando como parte de uma equipe juntamente como Li Ann e o seu ex-noivo.
O trio é forçado a trabalhar sob as ordens do “Diretor” que manipula a todos. Os primeiros nove episódios da série obtiveram uma grande audiência, mas a partir de então elas começaram a decair e desta forma o seriado foi encerrado ao fim da primeira temporada e não mais renovada.
O´Hara U.S. Treasury foi uma série de televisão que misturava crime e drama, produzida por Mark VII, Ltd. Productions em associação com a Universal Television, tendo como produtor executivo Jack Webb e James E. Moser.
O espetáculo era estrelado por David Janssen como o agente Jim O´Hara, um ex-xerife do município de Nebraska, cuja esposa e filho morreram num incêndio. A partir de então O´Hara passa a trabalhar para a “United States Department of the Treasury”, uma espécie de Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, como um agente disponível para cumprir qualquer tarefa para os diversos órgãos desse Departamento.
Coincidentemente os procedimentos de todas as ações, muito se assemelhavam aos da polícia de Los Angeles, retratadas nas séries “Dragnet” e “Adam-12”, criadas pelo próprio Jack Webb.
Dentro os trabalhos do agente, também eram inclusos o Serviço Secreto, a Unidade de Inteligência do Fisco e outras organizações. Por diversas vezes O´Hara trabalhava disfarçado dentro de algum grupo ou crime organizado.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 17 de setembro de 1971 a 10 de março de 1972, num total de 22 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada. O seriado foi introduzido por um episódio piloto denominado “Operation Cobra”, escrito por James E. Moser e dirigido por Jack Webb, de aproximadamente 2 horas, exibido em 2 de abril de 1971.
Kindred: The Embraced ou Irmãos de Sangue foi uma série de televisão norte-americana, do gênero sobrenatural, fantasia e vampirismo, criado por John Leekley e Mark Rein-Hagen, produzido por John Leekley Productions e Spelling Television, baseado livremente no role-playing game “Vampire: The Masquerade”, com acontecimentos focalizados na cidade de São Francisco.
O espetáculo era centrado no Detetive Policial Frank Kohanek que descobre que a cidade de São Francisco abriga um grande número de vampiros, enquanto investigava um criminoso conhecido como Luna Juliano. Na realidade Juliano era um vampiro denominado algo como “um priíncipe das trevas” e comandava cinco grupos de vampiros, que coletivamente eram denominados de “A Família”.
Os vampiros sobreviviam pela “masquarade”, ou seja, se disfarçavam como humanos e onde Juliano governava obrigando-os a estritamente protegerem seus anonimatos. Mas, a intraquilidade rondava Juliano de duas formas: uma tentando prevenir uma guerra e lutas entre os vampiros e a outra a sua luta contra seus sentimentos românticos pela repórter humana Caitlin Byrne.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela FOX, entre 2 de abril a 9 de maio de 1996, num total de apenas oito episódios, de aproximadamente 60 minutos cada e no Brasil através da Rede Record e também pela televisão a cabo UNO.
TRILHA DE ABERTURA:
Elenco
C.Thomas Howell como Detetive Frank Kohanek
Mark Frankel como Julian Luna
Kelly Rutherford como Caitlin Byrne
Stacy Haiduk como Lillie Langtry
Erik King como Detetive Sony Toussaint
Patrick Bauchau como Archon Raine
Channon Roe como Cash
Jeff Kober como Daedalus
Peter Rocca como Nino
Brigid Conley Walsh como Sasha
Brian Thompson como Eddie Fiori
Episódios
01 – Piloto
02 – Prince of the City
03 – Nightstalker
04 – Romeu & Juliet
05 – Live Hard, Die Young, and Leave a Good-Looking Corpse