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domingo, 13 de setembro de 2015

49 ANOS DE JORNADA NAS ESTRELAS - PARABÉNS

Jornada nas Estrelas – Star Trek – completa 49 anos. A série é a primeira referência quando se fala em ficção científica e histórias contendo naves espaciais, alienígenas e outros planetas.

A série foi criada por Gene Roddenberry. Foi exibida pela primeira vez como uma série de televisão, em 8 de setembro 1966, originalmente chamada Star Trek mas posteriormente renomeada para Star Trek: The Original Series. Essa série levou a criação dos spin-offs Star Trek: The Animated Series, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise.

As seis séries de televisão são consideradas parte da mitologia de Star Trek, apesar de existir um debate acerca da posição de The Animated Series no canône da franquia. O canône de Star Trek também inclui uma série de filmes.

Apesar da reposta da crítica ter variado de série para série e filme para filme, Star Trek já venceu e foi indicado a vários prêmios e honrarias. O sucesso das séries de televisão e dos filmes levou a uma ampla gama de outros spin-offs, como jogos eletrônicos, romances, brinquedos, uma atração temática em Las Vegas e pelo menos duas exibições em museus. Desde então a franquia se tornou um fenômeno cultural, iniciou a criação da língua klingon, adquiriu uma grande base de fãs e já foi referenciada e parodiada inúmeras vezes na cultura popular.

As histórias de Star Trek normalmente mostram as aventuras de humanos e alienígenas que servem a Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas. Os personagens são essencialmente altruístas, cujos ideais são aplicados nos dilemas apresentados na série.

Os conflitos apresentados em Star Trek às vezes representam uma alegoria para conflitos contemporâneos: a série original discute questões da década de 1960, assim como seus spin-offs refletem as questões de suas respectivas décadas.

Questões refletidas nas séries incluem: guerra e paz, lealdade, autoritarismo, imperialismo, economia, racismo, religião, direitos humanos, sexismo, feminismo e o papel da tecnologia. Roddenberry disse: “[Ao criar] um novo mundo com novas regras, eu podia discutir sobre sexo, religião, Vietnã, política e misseís intercontinentais. Realmente, nós as colocamos em Star Trek: nós estávamos mandando mensagens e felizmente elas passaram pela emissora”.

Roddenberry desejava mostrar o que a humanidade poderia se transformar se eles tivessem aprendido com as lições do passado, mais especificamente terminando com a violência. Um bom exemplo são os vulcanos, um povo que teve um passado bem violento porém aprenderam a controlar suas emoções.

Roddenberry também queria colocar uma mensagem contra a guerra, como também mostrar a Federação Unida dos Planetas como se fosse uma versão otimista e ideal das Nações Unidas.

Impacto cultural

A franquia Star Trek é uma industria multi-bilionária, propriedade da CBS. Gene Roddenberry vendeu Star Trek para a NBC como um drama de aventura que se passava no espaço. A fala de abertura, “para audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve”, foi tirada quase integralmente de um folheto da Casa Branca, produzido após o lançamento da sonda Sputnik, em 1957. O trio principal; Kirk, Spock e McCoy; foi moldado conforme padrões mitológicos.

Star Trek e seus spin-offs provaram ser muito populares na sindicação e hoje são exibidos em todo o mundo. O impacto cultural do programa vai além de sua longevidade e profitabilidade. Convenções de Star Trek se tornaram muito populares. Alguns fãs cunharam o termo “Trekkie” para descrever eles mesmos. Porém, outros preferem “Trekker”. Uma subcultura inteira foi criada ao redor do programa, algo mostrado no documentário Trekkies.

A franquia antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o Tablet PC, o PDA e os celulares. Várias de suas frases entraram no vocabulário popular. Em 1976, após uma campanha de cartas, a NASA nomeou seu ônibus espacial protótipo de Enterprise. Anos mais tarde, a sequência de créditos iniciais de Star trek: Enterprise iria incluir cenas do ônibus espacial.

Rompendo tabus e preconceitos

Além das inovações tecnológicas de Star Trek, uma de suas maiores e mais significantes contribuições para a história da televisão foi seu elenco multirracial e multicultural. Isso se tornou comum na televisão a partir da década de 1980, porém nos anos 1960 isso era algo controverso e arriscado. Na ponte da Enterprise havia um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um primeiro oficial alienígena. Também, controverso na época, foi o primeiro beijo interrracial planejado da história da televisão americana, entre Kirk e Uhura no episódio “Plato’s Stepchildren”.

E a Jornada segue sem Spock

Impossível falar de Jornada nas Estrelas e não falar de Spock. Infelizmente, este ano o Sr. Spock não está entre nós para comemorar mais um aniversário com a tripulação.

A influência de Star Trek (Jornada nas Estrelas) e, dentre os vários personagens, destaca-se bem acima Spock, é muito grande e inegável na nossa cultura pop ocidental. Não sei como é em outras regiões do planeta, mas nos Estados Unidos e aqui no Brasil ela é muito presente.

As gerações bem mais novas, infelizmente, não tiveram esse contato e podem até nem ter compreendido as razões de tanto destaque à morte de Leonard Nimoy. Embora seja sabido e reconhecido outros talentos de Nimoy, ele deu vida, por tantos anos, ao Sr. Spock, que fica muito difícil separar o homem, o ator, do personagem. Para ter uma ideia da grandeza deste homem, vale à pena dar uma passada no site onde está exposto um pouco destes outros ângulos.

A tristeza é grande, a tristeza é maior, porque foi Spock quem nos deixou, desta vez para sempre. Não temos como embarcar na Enterprise e sair, mais uma vez, à procura dele.

Para entender tamanha força de Spock, é inevitável compreender a força de Star Trek. A série foi pioneira no que se chama comumente de ficção científica. Mas assim como a tripulação da Enterprise, que saiu em uma missão de 5 anos “para ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve”, a série também foi onde a humanidade ainda não havia ido.

Jornada nas Estrelas rompia, um a um e passo a passo, vários tabus e preconceitos da sociedade estadunidense. Na sua tripulação trabalhavam juntos e cooperando entre si um russo, um japonês, uma mulher negra em posição de comando (três preconceitos quebrados de uma vez só Uhura!), um escocês e um alienígena, Spock.

Não esqueçamos que não fazia muito tempo que o mundo havia saído da Segunda Guerra Mundial, então reunir uma tripulação dessas não era algo lá muito simpático. Só faltou ter algum oficial alemão pra completar.

Star Trek apresentava uma visão otimista, positiva do futuro da humanidade. Spock tinha um papel central nessa ideologia da série. A razão apontava para a vitória da convivência pacífica, para uma relação de igualdade entre homens e mulheres, entre todas as etnias, para a resolução dos problemas com base no diálogo. Tudo bem que a Enterprise tinha lá seu poder de fogo, mas muito modesto comparado com as naves de outras séries e filmes de ficção, construídas para a destruição e o terror. O caráter da Enterprise era de uma nave para exploração, para conhecer outros povos, outras culturas, indo sempre em missão de paz.

A série, até por ser nos anos 60 (foi ao ar em 1966) não tinha como contar com muitos efeitos especiais. As histórias não são recheadas de ação, de aventura no estilo Indiana Jones ou, pra lembrar o rival Han Solo em outro universo, não são como em Star Wars, que é basicamente de ação.

Star Trek tinha uma trama mais profunda, mais elaborada. Abordou temas como a guerra, a divisão do mundo, o racismo, a religião, direitos humanos, o papel da ONU, a economia, o imperialismo, etc. O próprio Gene Roddenberry disse uma vez:

“Ao criar um novo mundo com novas regras, eu podia discutir sobre sexo, religião, Vietnã, política e mísseis intercontinentais. Realmente, nós as colocamos em Star Trek: nós estávamos mandando mensagens e felizmente elas passaram pela emissora”.

A série também levou seus fãs a sonhar com o futuro, a pensar como seria a Terra dentro de algumas décadas. E foi, nesse aspecto, também visionária, antecipando diversos equipamentos que usamos hoje, como smartphones e tablets, portas que se abrem com a presença humana, aparelhos com touch screen. Tudo isso está lá em Star Trek, que completa ano que vem 50 anos de lançamento.

A influência e o impacto de Star Trek é tão grande que a NASA batizou um de seus ônibus espaciais de Enterprise. Abaixo, o elenco em visita à NASA. Por sinal, essa é a foto que foi publicada nesta sexta como homenagem da NASA em seu perfil no Twitter.
É estranho que Spock tenha cativado milhões de pessoas. Logo ele, o personagem que seria só razão, só lógica, só bom senso. Sem demonstrar sentimentos. Sem vacilar entre uma escolha racional e uma escolha sentimental. Até quando se sacrifica, o faz em nome da razão.

Estranhamente, é ele quem mais despertou sentimentos, quem se tornou o mais querido, o mais idolatrado até. Provavelmente ele também não entenderia isso. Mas nós entendemos todo este vácuo que fica com sua partida.

Vá em paz, capitão Spock. Vida longa e prospere.

JÔ SOARES E LEONARD NIMOY

ATORES DE JORNADA NAS ESTRELAS

ABERTURA ORIGINAL

AUTOR: NERDICES.COM

MASH

MASH foi uma série de TV desenvolvida por Larry Gelbart, inspirada num filme de grande sucesso de 1970 de mesmo nome. O filme teve seu início em 1969, quando o diretor e produtor Robert Altman resolveu trabalhar num projeto cinematográfico, baseado num roteiro de Ring Lardner Jr., baseado num livro autobiográfico do médico Richard Hooker, que contava as loucuras insanas e super engraçadas, que acontecia num hospital cirúrgico móvel do exército durante a Guerra da Coréia.
M.A.S.H., o filme, mostra o dia-a-dia dos médicos e enfermeiras, que entre uma operação e outra, transam, armam conspirações entre eles, fazem apostas e cerimônias de suicídio, jogam golfe e futebol americano, justamente numa época marcado pelo contexto da Guerra do Vietnã.
Fazer uma comédia anti-guerra nessa época era no mínimo, total falta de juízo, mas Altman adorou comprar essa briga. M.A.S.H. era uma sigla que identificava os hospitais móveis do exército norte-americano (Mobile Army Surgical Hospital).
O filme era uma sátira da Guerra da Coréia, a partir do ponto de vista dos médico destes hospitais de campanha, mas muitos imaginavam tratar da Guerra do Vietnã. O filme tinha no elenco principal grandes nomes como Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerrit, Sally Kellerman, Robert Duvall, entre outros, e foi ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Este filme serviu como base para uma série de televisão de grande sucesso, usando o mesmo nome, produzida pela 20th Century Fox e apresentada originalmente pela rede CBS entre 17 de setembro de 1972 a 21 de fevereiro de 1983, num total de 255 episódios, de aproximadamente 25 minutos cada, mais um TVM de 180 minutos, apresentado em 28 de fevereiro de 1983.
Muitas das histórias apresentada na séries eram baseadas em contos reais apresentados por cirurgiões que foram entrevistados pela produção da série. Alguns disseram que a série parecia ser uma alegoria à Guerra do Vietnã, principalmente ainda no desenvolvimento da série, entretanto os produtores trataram rapidamente de mostrar tratar-se de um tema geral sobre a guerra.
M.A.S.H. era uma comédia de costumes de meia hora semanal, que às vezes descrevia um "humor negro" ou uma "tragicomédia", devido ao assunto dramático freqüentemente apresentado. O espetáculo girava em torno de um pessoal fundamental de um Hospital Cirúrgico Móvel do Exército dos Estado Unidos, na Guerra da Coréia entre 1950 a 1953.
A companhia em questão era 4077th MASH, uma das várias unidades cirúrgicas na Coréia. A série desenvolveu um espetáculo, que apesar das sátiras, tinha um tom bastante moralista, apresentado muitos episódios bem mais sérios, muitas vezes com bastante tensão dramática, que aconteciam freqüentemente entre eles ou com alguma estrela convidada para a série.
Numa carta dirigida a emissora de televisão um espectador contou cerca de 1973 piadas consideradas insanas e brincadeiras idiotas no espetáculo. Na realidade, o inferno nas unidades encorajaram este tipo de comportamento, como uma necessidade desesperada de rir de alguma coisa. M.A.S.H. manteve ao longo de todas as temporadas um conjunto relativamente constante de personagens, embora quatro em especial, Hawkeye, Mulcahy, Houlihan e Klinger apareceram em todos a onze temporadas.
Vários outros personagens principais saíram ou se juntaram a outros espetáculos no decorrer das temporadas, ficando praticamente estes quatro, além de numerosas estrelas convidadas para contracenar com eles.
Durante a primeira temporada, Hawkeye tinha um companheiro de beliche, um negro chamado "Spearchucker" Jones, interpretado por Timothy Brown, que aparecia como neurocirurgião. O personagem desapareceu quando os produtores descobriram que não haviam doutores negros na Guerra da Coréia.
Outro ator, George Morgan, pai de Mulcahy apareceu somente no episódio piloto e por três temporadas, McLean Stevenson aparecia infeliz fazendo apenas papel de apoio para Alan Alda e Wayne Rogers. No meio da temporada, ele pediu para sair fora do espetáculo.
Para preparar sua saída foi criada o episódio "Goodbye Henry", onde ele seria mandado de volta para casa. Na cena final do último episódio dele "Abyssinia", Henry" mostra um relatório em que o avião que Henry estava foi abatido, caiu no mar do Japão e ele havia morrido.
Isso provocou um enxurrada de cartas das fãs que não gostaram desse fim de Blake. Como resultado, a produção de MASH empenhou em nunca mais mostrar a saída de um personagem de uma forma tão trágica. Com a progressão da série, uma troca cada vez mais significante da pura comédia pela focalizações mais dramáticas começaram a ocorrer.
Os episódios passaram a ficar mais políticos, freqüentemente retratavam generais ou outras líderes do pelotão como cães de caça de glória incompetentes e insensíveis. Muitas dessas mudanças era particularmente escrita ou dirigida por Alan Alda.
Outro fator era a mudança no elenco, como o Coronel Henry Blake, o Capitão John McIntyre, Frank Burns e Corporal "Radar" O´Really deixarem o espetáculo. Outra coisa era a mudança, dando um maior foco ao elenco de apoio, ao invés do personagens principais.
Todas essas mudanças podiam ser sentidas já na nona temporada quando já começava a falta vapor criativo, por isso o elenco já havia concordado em fazer apenas mais uma temporada. No fim decidiram estender mais um ano adicional, perfazendo onze temporadas.
Em retrospecto das onze temporada de MASH, ela pode ser compreendida em duas eras: o de Larry Gelbart/Gene Reynolds como "comédia" entre os anos de 1972 a 1977 e o de Alan Alda "anos dramáticos" de 1978 a 1983. O último episódio de MASH, chamado "Goodbye, Farewel and Amen" foi apresentado no dia 28 de fevereiro de 1983 e durou duas horas e meia. Foi visto por quase 106 milhões de americanos e estabeleceu um marco na história da televisão nos Estados Unidos.
O episódio foi vista por tantas pessoas, que logo após o fim do capítulo, o departamento que cuidava dos saneamento público da Cidade de Nova Iorque informava o maior uso de água ao redor da cidade, pois muita gente deixou de ir ao banheiro somente para depois do encerramento do espetáculo.
Oficialmente MASH possui dois spin-off: AfterMASH, uma série de curta duração que se caracterizou pela presença de vários personagens reunidos num hospital de campanha, depois da guerra e o outro um episódio piloto de televisão chamado WALTER, no qual Walter "Radar" O´Reilly se une a polícia.
Fora esses, um documentário com o título especial MASH, foi narrado pela Mary Tyler Moore e produzido para PBS em 1981. Depois um pacote especial de reprises teve a narração do produtor Michale Hirsch. No Brasil esta série foi dublada pela Peri Filmes e exibida pela Rede Bandeirantes por volta de 1974 com muito sucesso. Mais recentemente, em 2005, foi re apresentada pelo canal a cabo FX.

TRILHA DE ABERTURA:

Elenco
Alan Alda (Capitão Benjamin Franklin "Hawkeye" Pierce)
Gary Burghoff (Cabo Walter Eugene "Radar" O'Reilly)
Wayne Rogers (Capitão USAMC John Francis Xavier "Trapper John" McIntyre)
Jamie Farr (Corporal/Sargento Maxwell Q. Klinger)
Loretta Swit (Major Margaret J. "Lábios Quentes" Houlihan) 
Harry Morgan (Coronel Sherman T. Potter)
William Christopher (Father John Patrick Francis Mulcahy)
Mike Farrell (Capitão BJ Hunnicut)
Larry Linville (Major Franklin Delano Marion Burns)
McLean Stevenson (Tenente Coronel Henry Braymore Blake)
David Ogden Stiers (Charles Emerson Winchester III)

Episódios
Primeira Temporada

1. M*A*S*H - The Pilot
2. To Market, to Market
3. Requiem for a Lightweight
4. Chief Surgeon Who?
5. The Moose
6. Yankee Doodle Doctor
7. Bananas, Crackers and Nuts
8. Cowboy
9. Henry, Please Come Home
10. I Hate A Mystery
11. Germ Warfare
12. Dear Dad
13. Edwina
14. Love Story
15. Tuttle
16. The Ringbanger
17. Sometimes You Hear the Bullet
18. Dear Dad, Again
19. The Long-John Flap
20. The Army-Navy Game
21. Sticky Wicket
22. Major Fred C. Dobbs
23. Cease-Fire
24. Showtime
Segunda Temporada

25. Divided We Stand
26. 5 O'Clock Charlie
27. Radar's Report
28. For the Good of the Outfit
29. Dr. Pierce and Mr. Hyde
30. Kim
31. Local Indigenous Personnel
32. The Trial of Henry Blake
33. Dear Dad... Three
34. The Sniper
35. Carry On Hawkeye
36. The Incubator
37. Deal Me Out
38. Hot Lips and Empty Arms
39. Officers Only
40. Henry in Love
41. For Want of a Boot
42. Operation Noselift
43. The Chosen People
44. As You Were
45. Crisis
46. George
47. Mail Call
48. A Smattering of Intelligence
Terceira Temporada

49. The General Flipped at Dawn
50. Rainbow Bridge
51. Officer of the Day
52. Iron Guts Kelly
53. O.R.
54. Springtime
55. Check-Up
56. Life With Father
57. Alcoholics Unanimous
58. There is Nothing Like a Nurse
59. Adam's Ribs
60. A Full Rich Day
61. Mad Dogs and Servicemen
62. Private Charles Lamb
63. Bombed
64. Bulletin Board
65. The Consultant
66. House Arrest
67. Aid Station
68. Love and Marriage
69. Big Mac
70. Payday
71. White Gold
72. Abyssinia, Henry
Quarta Temporada

73. Welcome to Korea (1)
74. Welcome to Korea (2)
75. Change of Command
76. It Happened One Night
77. The Late Captain Pierce
78. Hey, Doc
79. The Bus
80. Dear Mildred
81. The Kids
82. Quo Vadis, Captain Chandler
83. Dear Peggy
84. Of Moose and Men
85. Soldier of the Month
86. The Gun
87. Mail Call, Again
88. The Price of Tomato Juice
89. Dear Ma
90. Der Tag
91. Hawkeye
92. Some 38th Parallels
93. The Novocaine Mutiny
94. Smilin' Jack
95. The More I See You
96. Deluge
97. The Interview
Quinta Temporada

98. Bug Out (1)
99. Bug Out (2)
100. Margaret's Engagement
101. Out of Sight, Out of Mind
102. Lt. Radar O'Reilly
103. The Nurses
104. The Abduction of Margaret Houlihan
105. Dear Sigmund
106. Mulcahy's War
107. The Korean Surgeon
108. Hawkeye Get Your Gun
109. The Colonel's Horse
110. Exorcism
111. Hawk's Nightmare
112. The Most Unforgettable Characters
113. 38 Across
114. Ping Pong
115. End Run
116. Hanky Panky
117. Hepatitis
118. The General's Practitioner
119. Movie Tonight
120. Souvenirs
121. Post Op
122. Margaret's Marriage
Sexta Temporada

123. Fade Out, Fade In (1)
124. Fade Out, Fade In (2)
125. Fallen Idol
126. Last Laugh
127. War of Nerves
128. The Winchester Tapes
129. The Light That Failed
130. In Love and War
131. Change Day
132. Images
133. The M*A*S*H Olympics
134. The Grim Reaper
135. Comrades in Arms (1)
136. Comrades in Arms (2)
137. The Merchant of Korea
138. The Smell of Music
139. Patient 4077
140. Tea and Empathy
141. Your Hit Parade
142. What's Up, Doc?
143. Mail Call Three
144. Temporary Duty
145. Potter's Retirement
146. Dr. Winchester and Mr. Hyde
147. Major Toppo
Sétima Temporada

148. Commander Pierce
149. Peace On Us
150. Lil
151. Our Finest Hour (1) b&w
152. Our Finest Hour (2) b&w
153. The Billfold Syndrome
154. None Like it Hot
155. They Call the Wind Korea
156. Major Ego
157. Baby, it's Cold Outside
158. Point of View
159. Dear Comrade
160. Out of Gas
161. An Eye for a Tooth
162. Dear Sis
163. B.J. Papa San
164. Inga
165. The Price
166. The Young and Restless
167. Hot Lips is Back in Town
168. CAVE
169. Rally Round the Flagg, Boys
170. Preventive Medicine
171. A Night at Rosie's
172. Ain't Love Grand
173. The Party
Oitava Temporada

174. Too Many Cooks
175. Are You Now, Margaret
176. Geurilla My Dreams
177. Good-Bye Radar (1)
178. Good-Bye Radar (2)
179. Period of Adjustment
180. Nurse Doctor
181. Private Finance
182. Mr. and Mrs. Who?
183. The Yalu Brick Road
184. Life Time
185. Dear Uncle Abdul
186. Captain's Outrageous
187. Stars and Stripes
188. Yessir, That's Our Baby
189. Bottle Fatigue
190. Heal Thyself
191. Old Soldiers
192. Morale Victory
193. Lend a Hand
194. Goodbye, Cruel World
195. Dreams
196. War Co-Respondent
197. Back Pay
198. April Fools
Nona Temporada

199. The Best of Enemies
200. Letters
201. Cementing Relationships
202. Father's Day
203. Death Takes a Holiday
204. A War for all Seasons
205. Your Retention Please
206. Tell it To the Marines
207. Taking the Fifth
208. Operation Friendship
209. No Sweat
210. Depressing News
211. No Laughing Matter
212. Oh, How We Danced
213. Bottoms Up
214. The Red/White Blues
215. Bless You, Hawkeye
216. Blood Brothers
217. The Foresight Saga
218. The Life You Save
Décima Temporada

219. That's Show Biz (1)
220. That's Show Biz (2)
221. Identity Crisis
222. Rumor at the Top
223. Give 'em Hell, Hawkeye
224. Wheelers and Dealers
225. Communication Breakdown
226. Snap Judgment (1)
227. Snappier Judgment (2)
228. Twas the Day after Christmas
229. Follies of the Living - Concerns of the Dead
230. The Birthday Girls
231. Blood and Guts
232. A Holy Mess
233. The Tooth Shall Set You Free
234. Pressure Points
235. Where There's a Will, There's a War
236. Promotion Commotion
237. Heroes
238. Sons and Bowlers
239. Picture This
240. That Darn Kid
Décima Primeira Temporada

241. Hey, Look Me Over
242. Trick or Treatment
243. Foreign Affairs
244. The Joker is Wild
245. Who Knew?
246. Bombshells
247. Settling Debts
248. The Moon is Not Blue
249. Run For the Money
250. U.N., the Night and the Music
251. Strange Bedfellows
252. Say No More
253. Friends and Enemies
254. Give and Take
255. As Time Goes By
Telefilme - Goodbye, Farewell and Amen

AUTOR: TV SINOPSE
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