TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

terça-feira, 15 de março de 2016

Z-CARS

Z-Car ou simplesmente Z Car foi um drama policial inglês centrada nos trabalhos de um grupo de policiais numa fictícia cidade de Newtown, que se localizava ao norte de Liverpool. O espetáculo foi criado por Troy Kennedy Martin e Allan Prior e produzido através da coordenação do departamento de documentários e de dramaturgia da BBC.
O seriado foi apresentado originalmente no Reino Unido pela BBC, entre 2 de janeiro de 1962 até 20 de setembro de 1978, num total de 667 episódios, com duração de aproximadamente 25 minutos e 45 minutos, dependendo do capítulo. Este seriado é considerado como a série policial mais longa da história da televisão britânica.
Segundo diversos autores a idéia da construção deste seriado surgiu por volta de 1962, quando o roteirista e escritor Troy Kennedy Martin estava de repouso em sua casa devido a uma caxumba. Como não havia nada para fazer ele passou a escutar as chamadas da polícia sintonizando suas ondas, o que fez surgir a idéia de criar um espetáculo baseada na vida cotidiana desses policiais, baseadas principalmente pelas mudanças sociais significativas de cidades como Liverpool, por exemplo, atravessavam naquele momento, bem como o aumento da criminalidade em diversos locais da Inglaterra.
Desta forma, Troy construiu um roteiro centrado em policiais que patrulhavam ao redor dos bairros antigos do porto marítimo. Ele também contou com o apoio de documentaristas como Elwyn Jones e Robert Barr, bem como seu roteiro não se preocupava somente com a polícia indo ao encalço dos bandidos, mas sim mostrar a sua vida diária, seus problemas particulares e principalmente, descrevendo-os como seres humanos prestes a cometer diversos erros, beber e de ter brigas violentas em suas casas, onde acabavam espancando suas esposas ou filhos.
O nome do seriado foi inspirado nos modelos Ford Zephyrs utilizados pelas policiais que rondavam a área do antigo distrito de Seaport. O espetáculo foi assistido por mais de 14 milhões de espectadores logo em sua primeira temporada. Durante o decorrer das temporadas várias artistas foram se revezando nos diversos papeis que eram criados constantemente.
Esteticamente, a série caminhava no sentido contrário aos seriados norte-americanos da época como “Highway Patrol”, por exemplo, mostrando um espetáculo de forma mais realista, dando ênfase aos procedimentos que normalmente eram executados pelos policias em seu dia-a-dia, assim como observava o comportamento social da classe trabalhadora da época e da região.
A maior parte dos crimes aconteciam na periferia da cidade e geralmente retratavam casos domésticos ou de delinquência juvenil. Também mostrava o lado dos policiais, suas vidas, suas falhas e diversas controvérsias entre o Inspetor e os diversos policiais que trabalhavam ao seu lado.
O seriado conseguiu se manter até 1978, mas nessa época ele já sofria um grande desgaste, assim como passava a enfrentar concorrência das séries norte-americanas de grande sucesso como “Kojak” e “Hawai Five-0”, entre outros. Surgia assim, uma nova geração de seriados policiais, com perseguições malucas pela cidade, socos, tiros e também a presença de belos garotões e lindíssimas mulheres que garantiam a audiência semanal.
A trilha sonora foi organizada por Fritz Spiegl em cima das baladas tradicionais em estilo “folk song” de Johnny Todd. No ano de 2000, a série acabou sendo incorporada aos 100 Maiores Programas da Televisão Britânica do Século XX (100 Greastest Television Programmes of the 20th Century) promovido pela Britsh Film Institute, obtendo a 63º colocação, assim como foi incluso como um dos 40 maiores espetáculos de televisão de todos os tempos publicada pela Radio Times, em agosto de 2003.

TRILHA DE ABERTURA:

Elenco

Stratford Johns como Charlie Barlow

Frank Windsor como JohnWatt

Brian Blessed como Fancy Smith

Joseph Brady como Jock Weir

James Ellis como Sargento/Inspetor Bert Lynch

Jeremy Kemp como Bob Steele

Leonard Williams como Sargento Percy Twentyman

Terence Edmond como Ian Sweet

John Phillips como Robbins

Dudley Foster como Dunn

Lyne Furlong como Stacey

Michael Forrest como Hicks

James Cossins como Sargento Michaelson

Robert Keegan como Sargento Blackitt

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...