TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 10 de março de 2016

THE ODD COUPLE - UM ESTRANHO CASAL

Um Estranho Casal ou The Odd Couple foi originalmente uma peça teatral concebida pelo escritor Neil Simon e teve sua estréia na Broadway em 1965 no Teatro Plymouth na Cidade de Nova Iorque, protagonizadas por Walter Matthau como Oscar e Art Carney como Felix. Pouco tempo depois, o ator Jack Klugman assumiu o papel de Oscar no lugar de Matthau, até o encerramento do espetáculo em 1967.
Segundo vários autores, Neil Simon inspirou-se em seu irmão Danny que havia se divorciado e estava dividindo um apartamento com um amigo seu, também divorciado, como uma maneira de cortar as despesas e economizar sua pensão. Com o passar do tempo, um começou a irritar tremendamente o outro, então num certo dia, Danny, que também é escritor, comentou a Neil que essas irritações daria um roteiro e assim passou a escrevê-lo.
Mas, logo depois resolveu que seria mais interessante Neil desenvolver o roteiro, já que ele não estava diretamente envolvido com toda a problemática. A peça acabou se tornando um grande sucesso e em 1968 ela chegou ao cinema, estrelado por Walter Matthau como Oscar e Jack Lemmon como Felix.
A maioria do roteiro foi mantida, embora certas colocações fossem ampliadas para que diversas cenas pudessem ser mostradas em diversos lugares, ao invés de acontecer somente no apartamento de Oscar. O sucesso do filme levou o produtor Garry Marshall a interessar-se em trazer o espetáculo para a televisão, porém sem o envolvimento de Neil Simon.
Segundo informes da época, os produtores inicialmente queriam lançar Art Carney como Felix e Martin Balsam como Oscar, mas os executivos da rede ABC consideraram que a melhor opção poderia ser com Mickey Rooney ou Martin Balsan como Felix e Dean Martin ou Art Carney como Oscar. Mas depois de muitos contratempos aqui e acolá, os papéis principais acabaram ficando com Jack Klugman e Tony Randall.
Vários roteiristas foram convocados, tais como Jerry Belson, Jerry Paris, Harvey Miller, e muitos outros, que desenvolveram uma série de atitudes humanas de tensão e situações cômicas. O espetáculo nunca conseguiu alcançar liderança de audiência, mas assim mesmo conseguiu durar por cinco temporadas.
A primeira temporada foi bem diferente dos outros que se seguiram. Uma câmera apenas se encarregava da filmagem e também foram utilizados aqueles famosos “risos” de estúdio. Muitos personagens convidados se repetiam no espetáculo, como as irmãs Pigeons, durante os jogos de pôquer com Oscar e Felix.
Quando a segunda temporada teve início, muitos personagens foram eliminados e a série passou a ser filmada com um público ao vivo no estúdio e as filmagens passaram a serem feitas através de três câmeras. Um outro apartamento com uma característica diferente também foi utilizada.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 24 de setembro de 1970 a 4 de julho de 1975, num total de 114 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada. No Brasil a série é também conhecida pelo título de "Um Estranho Casal".
Alguns anos mais tarde, na década de 80, o produtor Garry Marshall decidiu refazer o espetáculo com um novo elenco, protagonizado por dois atores afro-americanos: Demond Wilson como Oscar e Ron Glass como Felix.
As caracterizações eram os mesmos da série original, com Felix um sujeito tudo certinho e Oscar que adorava deixar tudo malfeito. Também teve a participação de John Schuck interpretando o policial Murray e Bart Braverman como Roy.
O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede ABC, entre 29 de outubro de 1982 a 26 de maio de 1983, num total de 18 episódios, dos quais dois últimos episódios não chegaram a ser exibido, com duração de aproximadamente 30 minutos cada.
Nesta mesma década, o autor Neil Simon resolveu também refazer “Odd the Couple” e assim escreveu uma nova versão que se caracterizou por papéis protagonistas femininas renomeadas de Olive Madison e Florence Unger, respectivamente. As britânicas irmãs Pigeons foram substituídas pelos irmãos costa-venezuelanos Manolo e Jesus.
Esta versão feminina estreou na Broadway em 1985, durou quase um ano e foram interpretadas por Sally Struthers e Rita Moreno. Em 24 de setembro de 1993, Tony Randall e Jack Klugman foram novamente reunidos num telefilme denominado “The Odd Couple: Together Again”, com a presença de vários personagens e atores do elenco original.
Em abril de 1998, Jack Lemmon e Walter Mathau reaparecem também outra vez no filme “The Odd Couple 2”. Neste novo milênio, Neil Simon decidiu reescrever o roteiro novamente e denominou-o de “Oscar and Felix: a New Look at the Odd Couple”, que estreou em 2002, protagonizado por John Larroquette como Oscar e Joe Regalbuto como Felix.
O autor reescreveu quase setenta por cento do texto original, mas a história básica permaneceu o mesmo, apenas foram inclusas novas piadas e referências mais atuais da cultura popular como emails e celulares. As irmãs britânicas Pigeon foram alteradas para as irmãs espanholas, Ynes e Julia e o roteiro foi reestruturado para 2 atos em vez de 3 como no original.

TRILHA DE ABERTURA:

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...