TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ULTRA-Q - UROTORA KYU

Ultra-Q (Urutora Kyu) era uma série de TV japonesa do gênero “Tokusatsu SF/kaiju” seguindo a linha tradicional de filmes que falavam sobre fantasmas, sci-fi e terror. Foi produzido em branco e preto, pela Tokyo Broadcasting System, em parceria com a Tsuburaya Productions.
O espetáculo foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre janeiro a julho de 1966, com o último episódio sendo reprisado em dezembro de 1967, num total de 28 episódios. Esta série, mais tarde, deu origem ao popular Ultraman, seguido de suas Ultra series.
Embora o criador da série Eijii Tusuburaya pretendesse que essa série fosse parecida com o seriado norte-americano “The Twilight Zone” e focalizar menos nos monstros, a TBS o convenceu a colocar mais monstros no espetáculo devido ao imenso sucesso que Godzilla e Gamera faziam naquele momento.
Esta série também precede o “Arquivo X”, outro espetáculo norte-americano, que investigava os fenômenos sobrenaturais estranhos. Segundo alguns autores, a palavra “Q” do título foi inspirada na palavra “Obake”, que em japonês significa "fantasma", que popularmente era apelidada de “Oba-Q”, no entanto, outros autores afirmam que o “Q” vem do inglês “Question”.
Controvérsias à parte, a série era protagonizada por um piloto chamado Jun Manjome, seu co-piloto Ippei Togawa e uma fotógrafa e jornalista chamada Yuriko Edogawa, que investigavam casos envolvendo fenômenos sobrenaturais ou alienígenas, geralmente na forma de monstros.
Em 1990, uma versão cinematográfica foi produzida pelo próprio Tsubaraya, contando com um novo elenco, intitulado “Ultra Q The Movie: Hoshi no Desetsu”, de pouca repercussão.
Eiji Tsuburaya nasceu no dia 7 de julho de 1901, no Japão e era o primeiro filho de muitos irmãos, de Isamu e Tsuburaya Sei. Quando ele tinha três anos de idade sua mãe morreu e seu pai se mudou para a China para lá abrir os negócios da família e devido a isso, Eiji acabou sendo criado no Japão pelo seu tio chamado Ichiro e pela sua avó paterna chamada Natsu.
Estudou na escola elementar Sukagawa Choritsu Daiichi Jinjo Koutou Shogakko e pouco tempo depois começou a ter como hobby, construir modelos de aviões, devido ao grande sucesso os aviadores japoneses tinham naquela época.
Mais tarde conseguiu estudar numa escola de voo, mas pouco tempo depois a escola acabou fechando. Em 1917 começou a estudar numa escola comercial e logo conseguiu um emprego no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Utsumi Toy Company.
Dois anos mais tarde, em 1919, casualmente recebeu do diretor Yoshiro Edamasa, a incumbência para ser um cameramen e assim iniciou sua carreira dentro da indústria cinematográfica, iniciando como assistente do diretor de fotografia da Nippon Katsudou Shashin-Kabushiki Kaisa, na cidade de Kyoto.
Depois serviu como membro da equipe de correspondentes para os militares. Por volta de 1926 a 1927 tornou-se fotógrafo da Shockiku Quioto Studios, onde começou a desenvolver inovadoras técnicas de filmagem. Casou-se em 1930 com Masano Araki com quem teve três filhos.
Em 1938 tornou-se chefe do Departamento de Técnicas Visuais Especiais da Toho Tokyo Studios e um ano depois criou um departamento independente de efeitos especiais chegando a ganhar vários prêmios importantes. Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial dirigiu uma série de filmes de propaganda e produzindo efeitos especiais para Toho Film Research Division.
Durante a ocupação japonesa após a Segunda Guerra Mundial ficou com problemas para desenvolver seus trabalhos e desta forma começou a trabalhar como freelance com sua própria produtora, a Tsuburaya Visual Effects Research trabalhando em filmes de outros estúdios até retornar para a Toho em 1950.
Alguns anos depois, juntamente com outros como o diretor Ishiro Honda e o produtor Tomoyuki Tanaka criou seu primeiro filme chamado Godzilla em 1954. O sucesso do filme abriu caminho para a criação outros trabalhos e a criação de outros monstros e levando a Toho a produzir uma série de filmes de ficção científica.
Em 1963, Tsuburaya criou seu próprio laboratório de efeitos especiais e pouco tempo depois fundou a Tsuburaya Productions. Na década de 60 a companhia começou a produzir a primeira série de monstros para a televisão japonesa, chamada Ultra Q.
Logo depois surgiu a série Ultraman, que fez um grande sucesso e se tornou o primeiro seriado em live-action japonesa a ser exportada para o resto do mundo, gerando a Ultra Series, que continua até os dias atuais. Em vida Eiji Tsuburaya trabalhou em mais de 250 filmes. Tsuburaya morreu no dia 25 de janeiro de 1970, em Sukagawa, no Japão.

TRILHA DE ABERTURA:

Elenco
Kenji Sahara como Jun

Hiroko Sakurai como Yuriko

Yasuhiko Saijo como Ippei

Fotos
AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...