TOTAL DE VISITAS

CURTIR RECORDANDO SÉRIES NO FACEBOOK!

RECORDANDO SÉRIES - ÚLTIMAS POSTAGENS

domingo, 8 de outubro de 2017

YES MINISTER

Yes Minister foi uma comédia satírica da televisão e rádio inglesa, escrito por Sir Antony Jay e Jonathan Lynn, transmitida originalmente no Reino Unido pela BBC televisão e rádio, entre 1980 e 1984, divididos em três séries de sete episódios.
Mais tarde, uma seqüência denominada como “Yes, Prime Minister” foi apresentada de 1986 a 1988. No total foram produzidos 38 episódios, exibidos de 25 de fevereiro de 1980 a 28 de janeiro de 1988, de aproximadamente 30 minutos cada, com exceção dos especiais de Natal, e diversas curtas especiais que foram mostradas ao longo da série, que tinham uma duração diferente.
O seriado era essencialmente uma comédia de situação clássica que expunha as diversas maquinações na mais alta esfera política e do funcionalismo público na Grã Bretanha. O assunto do espetáculo girava em torno do gabinete de um ministro britânico, no gabinete do Departamento para Assuntos Administrativos e outros setores ministeriais.
O personagem principal da série se chamava Jim Hacker, interpretado pelo ator Paul Eddington, como um ex-editor de um jornal, que aparentemente antes de entrar para o governo passou grande parte de seu tempo ficando ao lado das bancadas oposicionistas antes de seu partido ganhar as eleições gerais.
Ele acaba sendo chamado para se tornar o Ministro dos Assuntos Administrativos, de um fictício governo britânico e posteriormente chega ao cargo mais alto da nação, como Primeiro-Ministro do Reino Unido. No início ele se mostra bastante entusiasta, mas muito ingênuo politicamente e pretendendo trazer grandes mudanças para o departamento.
Depois de um certo tempo, começa a perceber que as táticas da Função Pública estão impedindo suas mudanças de serem colocadas em práticas e quando começa a perceber isso, torna-se muito mais astuto e também cínico, chegando a usar de alguns artifícios da Função Público para ele mesmo.
O ministro é retratado regularmente como um grande trapalhão e incapaz de tomar uma firme decisão, com tendências a fazer disparates potencialmente embaraçosos e naturalmente acaba sendo alvo das críticas por parte da imprensa.
Outro personagem muito importante é Sir Humphrey Appleby, que atua como Secretário Permanente do ministro Jim Hacker no Departamento de Assuntos Administrativos e ele é um dos principais líderes que fundamentalmente fizeram Hacker chegar à posição que chegou. Ele é um mestre na manipulação e em obscurecer os fatos.
Gosta de confundir seus adversários com uma porção de jargões técnicos, que ninguém consegue decifrar, nomeia estrategicamente seus aliados e faz de tudo para sufocar o primeiro-ministro com propostas burocráticas. Outro componente importante para a série é Bernard Woolley que é o Chefe de Gabinete de Jim Hacker. Tem sua lealdade dividida entre Hacker e Sir Humphrey e teoricamente ele é o responsável pessoal de Hacker, mas todas as suas ações são geralmente descritas por Sir Humphrey.
Uma das suas características principais e de apontar sempre impossibilidades físicas de Sir Humphrey ou de Hacker com metáfora mistas. É quase um obsessivo, pedante, que às vezes parece uma criança, fazendo barulhos de animais ou fazendo gestos estranhos, que muitas chega a irritar o Primeiro-Ministro.
De uma forma resumida, cada episódio de Yes Minister gira em torno das manobras de Jim Hacker, um idealista recém-chegado ao Ministério da Administração Interna e que consegue chegar a se tornar o Primeiro-Ministro e de seu cínico e astuto sub-secretário Sir Humphrey Appleby, que se empenha em interferir nos negócios do departamento e manter-se firmemente as mãos no serviço civil.
O espetáculo tinha roteiros muito inteligentes, perspicazes e extremamente engraçados e o ator Paul Eddington era completamente convincente em sua ingenuidade e idealismos, enquanto Nigel Hawthrone era magistral em suas traquinagens maquiavélicas, sem esquecer de Derek Fowlds como o genial Bernard Woolley.
O seriado foi filmado contendo uma platéia, de onde se podiam ouvir os risos e ocasionalmente havia inserções de seqüencias de filmes que eram realizados utilizando-se chroma key, quando, por exemplo, se via Hacker viajando em seu carro. Cada programa geralmente era composta de seis cenas.
A música tema da série foi composta por Ronnie Hzlehurst e os títulos da abertura foram desenhados pelo artista Gerald Scarfe, que desenhou as caricaturas dos personagens principais, que era animado como se fosse um “auto-desenho”, posicionando-se a câmera para cima do seu papel, adicionando as peças de linhas e depois fotografadas em dois frames de cada vez.
Também uma série de 16 episódios de Yes Minister foram adaptados e regravadas para serem transmitidas pela BBC Radio 4, com o elenco principal reprisando seus papéis. A série foi produzida por Peter Atkin e teve duas temporadas, cada uma contendo oito episódios. A série foi transmitida entre 18 de outubro a 27 de novembro de 1984, depois a série voltou a ser reprisada através da rádio digital BBC 7 no início de 2007.
O espetáculo televisivo foi também lançado em Vídeo / DVD e uma série de livros foram publicadas. O seriado foi um grande sucesso de público e crítica recebendo inclusive vários prêmios importantes, incluindo várias BAFTA e em 2004 foi apontado numa enquête, em sexto lugar de colocação pelo Britain´s Best Sitcom. Também era de conhecimento de todos que o programa era o favorito do Primeiro-Ministro britânico, Margaret Thatcher, na época.
Paul Eddington nasceu em 18 de junho de 1927 em Londres, Inglaterra. Em 1941 fez parte da British Forces USO. Quase na metade dos anos cinqüenta começou sua carreira participando de algumas séries de televisão como "The Adventures of Robin Hood" interpretando o personagem Will Scarlett em 62 episódios, de 1956 até 1960.
Paul Eddington em The Adventures of Robin Hood

Depois continuou a participar de diversas outras séries nos anos sessenta e setenta. De 1975 até 1978 participou da série "The Good Life" onde interpretou Jerry Leadbetter em 30 episódios. 

Descobriu que tinha câncer, mas continuou a trabalhar até 1995, quando participou de "Henry IV" para a televisão. Em 4 de novembro de 1995 morreu de câncer em Londres, Inglaterra. Foi casado com Patricia Scott com quem teve quatro filhos, Toby, Hugo, Dominic e Gemma.

TRILHA DE ABERTURA:

Elenco

Paul Eddington como Jim Hacker

Sir Nigel Hawthorne como Sir Humphrey Appleby

Derek Fowlds como Bernard Woolley

John Nettleton como Sir Arnold Robinson

Diana Hoddinott como Annie Hacker

AUTOR: TV SINOPSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Todos os comentários postados neste Blog passam por moderação. Por este critério, os comentários podem ser liberados, bloqueados ou excluídos. O 'RECORDANDO SÉRIES' descartará automaticamente os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei. GUGU

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...